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Segredos para ter um E-commerce de Sucesso

18/1/2019

Segredos para ter um E-commerce de Sucesso

Quando o assunto é criar um e-commerce de sucesso, é importante estabelecer uma base sólida.

Para garantir que você está no caminho certo, separamos alguns segredos por trás do crescimento e da sustentabilidade, aumentando o faturamento dos comércios eletrônicos.

Vamos lá?

O que fazer para ter um e-commerce de sucesso?

Na internet, a primeira impressão é realmente a que conta. Acelerar o lançamento do seu ecommerce sem estar com tudo em ordem é um risco muito grande para correr.

Se você não quer cometer o erro da maioria dos empreendedores, confira as nossas sugestões para ter um e-commerce de sucesso.

Antes de tudo, é importante você conhecer e escolher dentre as Melhores Plataformas de Ecommerce para iniciar seu negócio. Assim você já começa com o pé direito!

  1. Resolva a burocracia logo de cara

Ninguém gosta de lidar com papelada, mas ignorá-la pode trazer problemas ainda maiores. Certifique-se que todas as suas responsabilidades jurídicas e contábeis estão em dia.

Se possível, delegue essas atividades para profissionais qualificados e confiáveis. Mas tenha sempre em mente que é o olho do dono que engorda o gado.

Entenda o Passo-a-passo de como Abrir um Ecommerce no Brasil

  1. Teste, teste, teste

Um e-commerce de sucesso gira em torno da conveniência e agilidade. Não há nada pior, para você e para os seus clientes, do que descobrir erros ou inconsistências na sua interface após o lançamento.

Certifique-se de testar tudo, absolutamente tudo, antes de colocar sua loja no ar. Ponha-se no lugar dos seus clientes e passe algum tempo navegando no site, acessando diferentes funções e executando diferentes comandos.

  1. Tenha uma sólida estratégia de SEO

Graças ao surgimento de plataformas bastante intuitivas e à ampliação do acesso à informação, criar um comércio eletrônico se tornou cada vez mais fácil. O desafio, no entanto, é se tornar relevante e se manter no topo.

Sem uma estratégia de SEO, você não tem a menor chance de ter um e-commerce de sucesso. Considere conduzir uma análise de SEO interno e adotar recursos de palavras-chave para melhorar seu posicionamento nos motores de busca.

Não sabe como fazer isso sozinho? Considere trazer especialistas a bordo, como a WebPeak, para cuidar disso para você. 😉

  1. Automatize processos

Para gerenciar um e-commerce de sucesso, você precisa otimizar os seus recursos. Automatizar certos processos pode economizar muito tempo, dinheiro e mão de obra, deixando você livre para se concentrar no que importa.

Segmentação de clientes, análise demográfica, gestão de dados sociais, disparo de e-mails marketing, rastreamento de ROI… Esses são apenas alguns elementos que podem ser 100% automatizados.

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  1. Seja mobile-friendly

Se você realmente quer ter um e-commerce de sucesso, é imprescindível que o seu site seja compatível com dispositivos móveis.

Caso contrário, os potenciais clientes ficarão frustrados com a experiência de usuário e deixarão seu site sem efetuar uma compra.

  1. Esteja presente nas mídias sociais

Ter uma presença sólida nas mídias sociais é um dos elementos primordiais para um e-commerce de sucesso. Além de ajudá-lo a criar uma voz para sua marca, elas também lhe oferecem um vislumbre da vida cotidiana de seus clientes.

Se você já lançou seu comércio eletrônico, mas ainda não tem certeza qual canal é o mais relevante para o seu público-alvo, recomendo que você faça uma análise de sinais sociais de SEO.

  1. Invista nos elementos estéticos

Conteúdo visualmente atraente é crucial para ter um e-commerce de sucesso. Produtos fotografados e filmados profissionalmente agregam valor à marca, engajam os clientes e aumentam suas taxas de conversão.

segredos para ter um ecommerce de sucesso
  1. Reflita sobre as formas de envio

Quem nunca entrou num site, encheu o carrinho e desistiu quando viu o preço do frete? Refletir sobre a logística e os custos de envio pode fazer toda a diferença na sua taxa de conversão.

Evidentemente, você terá uma taxa de conversão mais alta se cobrir os custos de envio, mas isso nem sempre é possível.

Por outro lado, incluir uma taxa de envio pode fazer com que você pareça caro em relação aos seus concorrentes.

Para descobrir o que funciona para o seu e-commerce de sucesso, é importante ser transparente e direto com os clientes.

Conheça nossas dicas para Melhorar a Gestão de estoque em sua Loja Virtual.

  1. Suavize o processo de check-out

Sem dúvida, o processo de checkout é um desafio para qualquer e-commerce de sucesso. Descomplicar a conclusão da compra é essencial para uma experiência positiva.

Obrigar o cliente a preencher formulários extensos. Solicitar a criação de uma conta para finalizar a compra. Pedir mais informações do que o necessário.

Sabemos da importância de coletar informações para fazer remarketing com o cliente, mas esses são inconvenientes que seu negócio precisa superar.

Conheça os Principais Meios de Pagamento Online para seu negócio

  1. Não tente abraçar o mundo de uma vez

O segredo mais importante para ter um e-commerce de sucesso é: não tente inventar a roda. Veja bem… É claro que você pode criar um produto inovador ou melhorar soluções existentes.

Mas investir tempo, dinheiro e energia em soluções que já existem não é a melhor jogada. Dedique-se a fazer seu trabalho com excelência, oferecendo produtos ou serviços de qualidade, e escalando organicamente, ok?

Saiba também: Quais são os tipos de e-commerce?

Atualmente no mercado existem nove tipos modalidades de e-commerce.

  1. Business-to-Business (B2B): transações eletrônicas entre empresas;
  2. Business-to-Consumer (B2C): transações eletrônicas entre empresas e consumidores;
  3. Consumer-to-Business (CNB): baseado no crowdsourcing, onde um grande número de indivíduos disponibilizam seus produtos e serviços para compra em um ambiente onde empresas que necessitam desses produtos e serviços possam encontrar. Exemplo: Adobe Stock (venda de imagens de diversos usuários);
  4. Consumer-to-Consumer (C2C): transações eletrônicas entre os consumidores;
  5. Business-to-Administration (B2A): transações entre empresas e administração pública. Exemplo: Serviços de empregos, certificado digital, entre outros;
  6. Consumer-to-Administration (C2A): transações eletrônicas entre indivíduos e administração pública;
  7. M-Commerce: mobile commerce, onde a transação é originada de um dispositivo móvel, como o smartphone ou tablet;
  8. S-Commerce: social commerce, modalidade que utiliza as redes sociais para atrair e fidelizar os clientes;
  9. T-Commerce: modalidade de comércio televisivo que utiliza a TV Digital para a realizar a venda de produtos.
Te contamos como Fazer uma Loja Virtual do Zero

E-commerce de sucesso: como mensurar os resultados do seu negócio

Seu negócio crescerá e evoluirá com o tempo. Você lançará novas campanhas e aplicará novas estratégias de marketing.

No entanto, se você não coletar informações suficientes, nunca saberá realmente o que está ou não funcionando, e para onde você deve ir em seguida.

O segredo para ter um e-commerce de sucesso é coletar dados desde o início.

Dessa forma, você sempre estará por dentro do comportamento dos seus clientes e das tendências para o seu negócio.

Quando empreendedores procuram a WebPeak para dar um up nessa etapa, nós sugerimos integrar o comércio eletrônico ao Google Analytics.

Além de monitorar os resultados dos seus esforços, essa ferramenta também ajuda a obter insights valiosos sobre o setor.

Comece seu e-commerce de sucesso hoje

É importante compreender que seu negócio vai mudar com o tempo, seja pelo surgimento de novas tendências ou tecnologias no mercado.

Por isso, um dos segredos para ter um e-commerce de sucesso é a adaptação. Estar preparado para ajustar a maneira como você faz as coisas é a única forma de se manter relevante para o seu público-alvo.

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Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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