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SEO além da pesquisa de Palavras-chave

SEO além da pesquisa de Palavras-chave. Veja com a WebPeak pode te ajudar. Acompanhe as novidades e não deixe de compartilhar as dicas!
SEO além da pesquisa de Palavras-chave
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
23/4/2023

Para fazer o SEO da melhor forma, você precisará determinar as palavras-chave ideais para a estratégia de posicionamento online do negócio, para que os mecanismos de pesquisa possam associá-lo a elas e entender que seu site é relevante. Mas antes de começar, você deve pensar como seus clientes em potencial, como eles buscariam por seu produto ou serviço.

Saiba que o SEO vai muito além da pesquisa de Palavras-chave, porém é pela pesquisa e determinação dos termos que se deseja rankear, que o trabalho começa.

Pensando nisso, preparamos um tutorial para você aprender de vez, como encontrar as palavras-chave com melhor potencial para seu negócio.

Vamos lá!

Pesquisa de Palavras-chave para encontrar os melhores termos

1. Utilize uma Ferramenta de Palavras-chave como a WebPeak > módulo Receba Sugestão de Palavras-Chave

Primeiramente acesse seu projeto na ferramenta, no menu lateral acesse Ferramentas de Palavras-Chave > Receba Sugestão de Palavras-Chave:

pesquisa de palavras-chave com WebPeak


Nessa pagina você poderá encontrar termos com seus respectivos volumes de busca e competitividade.

💡 Outra informação valiosa nessa pagina é a tendência de buscas, assim você consegue entender o comportamento do seu publico, e o volume de interesse pelo seu produto/serviço.

Informe palavras-chave ou frases e suas variações, separados por vírgulas e em letras minúsculas, sempre as mais importantes. Não ultrapasse o limite de 5 palavras-chave por pesquisa.

Aqui é importante considerar:

  • Nível de concorrência sobre determinada palavra-chave. Quanto maior o nível de lance, mais competidores o termo tem;
  • Volume de pesquisas para determinada palavra chave nos últimos 12 meses;
  • Tendência de pesquisa dos últimos 12 meses, para entender o comportamento de pesquisa e interesse do público;

Teste bastante antes de decidir o termo! Adicionando variações de sua palavra-chave, é possível entender a forma que o usuário busca o seu produto, anúncio, serviço. A ferramenta de palavra-chave irá procurar outras palavras-chave relevantes que podem trazer visitantes ao seu site.

Exemplos de Palavras-chave para Lojas de Moda, Acessórios e Calçados

vestidos da moda
buscas mensais: 8.100 | competitividade: média

anel de falange
buscas mensais: 3.600 | competitividade: alta

brinco de pedra
buscas mensais: 1.900 | competitividade: alta

camisetas personalizadas
buscas mensais: 40.500 | competitividade: alta

aliança online
buscas mensais: 1.300 | competitividade: média

Exemplos de Palavras-chave para Lojas de Decoração e Casa

guarda roupa da barbie
buscas mensais: 1.300 | competitividade: média

papel de parede feminino
buscas mensais: 8.100 | competitividade: baixa

decoração com adesivos
buscas mensais: 170 | competitividade: média

placa de decoração
buscas mensais: 210 | competitividade: média

jardim vertical
buscas mensais: 40.500 | competitividade: alta

Exemplos de Palavras-chave para Lojas Pet

cama para cachorro
buscas mensais: 40.500 | competitividade: alta

pet shop online
buscas mensais: 6.600 | competitividade: alta

loja pet
buscas mensais: 1.900 | competitividade: alta

roupa de gato
buscas mensais: 1.600 | competitividade: média

comedouro para galinhas
buscas mensais: 1.900 | competitividade: alta

2. Faça uma lista de palavras-chave e frases relevantes que seu público possa pesquisar

Pense em palavras-chave que descrevam e identifiquem seu negócio, produtos ou serviços.

Os termos de pesquisa que melhor convertem em vendas são geralmente frases-chave muito específicas compostas de duas a cinco palavras (também conhecidas como palavras-chave de cauda longa - long tail).

Por exemplo, se você planeja comprar um tênis de corrida feminino azul, você deve restringir sua pesquisa a "tênis de corrida feminino azul" para encontrar exatamente o que deseja e, dessa forma é mais provável que você compre.

Sua palavra-chave deve ser popular o suficiente para atrair um bom tráfego de visitantes, mas específica o suficiente para superar seus concorrentes e levá-lo ao topo nos motores de busca.

Dentro da WebPeak você encontra Cesta de Palavras-chave. Neste módulo você cria uma 'lista inteligente' com os melhores termos que você já pesquisou. Ou seja, é o lugar onde você salva as palavras com melhores oportunidades.

pesquisa de palavras-chave com webpeak


💡 Durante a otimização você usará pelo menos uma palavra-chave foco para a página trabalhada, que depois pode ser analisada no modulo de Landing Pages para verificar a sua nota de otimização para esse termo especifico.

3. Utilize as Ferramentas do Google

Se você trabalha com SEO, já sabe que o Google disponibiliza alguns recursos que podem te ajudar a melhorar estratégias. Mas para isso você precisa interpretar os dados, o Google não te dará informações "mastigadas", nem um passo-a-passo. Nós vamos te ajudar a entender melhor!

[a] Google Analytics

Ferramenta para monitorar o tráfego de qualquer site, blog, e-commerce, dentre outros. Seu objetivo principal é conhecer o comportamento de visitantes que navegam site. Essencial para quem deseja otimizar seus resultados digitais.

seo e a pesquisa de palavras-chave - analytics webpeak

[b] Google Search Console

Essa ferramenta permite verificar o status de indexação das páginas, otimizar a visibilidade de sites, analise de tráfego do site, conferindo seu desempenho em pesquisas com média de rank e volume de cliques.

seo além das palavras-chave - search console webpeak

[c] Google Tag Manager

Gerencie todas as suas tags gratuitamente, sem precisar editar o código do site, de um único lugar. Funciona para deixar o carregamento mais rápido, e melhor performance das páginas.

seo além de palavras-chave - gtm webpeak

[d] Google Trends

Essa mostra os mais populares termos buscados no Google, demonstrando a tendência de pesquisas e interesse do público. Acompanhe em gráficos a evolução do interesse.

SEO além das pesquisa de palavras-chave - google trends

[e] Google Meu Negócio

Essa ferramenta permite gerenciar a forma como sua empresa aparece (localmente) nos resultados do Google, recebendo e respondendo avaliações, com a possibilidade de criar publicações sazonais ou não.

[f] Google Alerts

Utilize essa ferramenta para monitorar o que estão dizendo sobre determinado assunto na web. Crie alertas sobre sua marca ou tipo de produto, e seja alertado diariamente.

[g] App Google Primer

Esse aplicativo foi desenvolvido para ensinar habilidades de negócios e marketing digital a proprietários de pequenas e médias empresas, startups e candidatos a emprego, usando lições interativas de 5 minutos.

Vale a pena conferir!

Na WebPeak você encontra todas as informações do Google, e ainda tem suporte ao seu projeto de SEO!

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Helder Santos

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