E-Commerce

SEO: como estruturar seu E-commerce de sucesso

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Ter um site e-commerce de sucesso exige algumas técnicas que são de extrema importância para o posicionamento da marca. O SEO para e-commerce ainda é a melhor opção para rankeamento e trazer ao site o tráfego orgânico.

Ao otimizar seu site você vai conseguir identificar os diversos benefícios que o SEO para e-commerce pode agregar ao negócio. Para isso basta dedicar um pouco de tempo para estruturar suas páginas e começar a vender mais, aumentando os lucros da sua loja virtual.

Inicialmente você precisa saber de alguns pontos que fazem toda diferença na hora de aplicar o SEO para e-commerce no seu negócio online. São dicas simples, mas que podem alterar consideravelmente os resultados digitais da sua loja virtual.

Para saber mais sobre aumentar o lucro do seu negócio leia o post que separamos exclusivamente para você: Saiba como aumentar o lucro do seu e-commerce
Logo abaixo você verá as dicas incríveis que levantamos para sua loja virtual ganhar espaço na internet através do SEO para e-commerce.
SEO: como estruturar seu E-commerce de sucesso

Estruture seu site com as dicas de SEO para e-commerce

Agora vamos ao que interessa de fato, se você já conhece a importância da otimização das páginas do seu site, e a relevância que ele tem para o Google, vai conseguir compreender a enorme diferença que o SEO para e-commerce pode fazer se a aplicação não for 100%.  

Por isso vamos ajudá-lo com muitas dicas para você conseguir otimizar ao máximo o seu e-commerce.

1 - Segurança   

Para transmitir confiança para os seus clientes o seu e-commerce precisa estar no HTPPS. Além de melhorar o seu SEO, estar neste modo protege as informações pessoais do seu cliente, e é assegurado pelo Google.

2 - Velocidade

Ninguém merece aguardar a abertura de uma página por 3 horas. Se suas páginas forem lentas, a taxa de abandonos no site com certeza irá subir, por isso veja formas para que seu site tenha um desempenho melhor.

Para saber mais sobre como melhorar o desempenho do seu e-commerce você pode ler: AMP Accelerate Mobile Pages e Pagespeed Insights do Google: Entenda a diferença

3 - Site responsivo

Outro fator que é muito relevante é possuir um site responsivo. Os dispositivos móveis são os responsáveis por 50% da receita digital, ou seja, 50% dos consumidores online compram através de smartphones. Este é um dado que não dá para ignorar, se o seu site não for otimizado para mobile tem grandes chances de perder vendas.

4 - Construa bancklinks

Uma estratégia que garante a confiabilidade e a relevância das suas páginas para o Google. Faça linkagens dentro das suas páginas antes que seu e-commerce comece a ter pico de visitas, pois os links possibilitam a interação no seu site por mais tempo.

5 - Meta description

SEO: como estruturar seu E-commerce de sucesso

As metas descrições devem ser atrativas. Escreva para chamar atenção de um potencial cliente, isso irá aumentar as visitas orgânicas no seu site e melhorar seu rankeamento no Google.

6 - ALT tag

Se possível insira ALT tag em todas as suas imagens, dessa forma elas serão melhor escaneadas através dos textos, melhorando o SEO e sendo mais fáceis de compreensão para deficientes visuais.

7 - Redirecionamento de página

Caso tenha algum produto esgotado utilize o redirecionamento 301 URL, para uma nova página de produto, desta forma os valores do SEO serão transferidos para a nova página.

8 - Categorize

Uma dica interessante é categorizar páginas do site como masculino e feminino, por exemplo, e tratá-las de forma individual, cada uma com seu próprio conteúdo e palavras-chave.

9 - Comprima Imagens

Existem formas até mesmo gratuitas para comprimir imagens, isso diminui o tempo de carregamento e melhora o SEO, que consequentemente vai contar pontos para o Google.

10 - Títulos

Tome cuidado com o tamanho dos títulos do seu site, tente otimizar sem sair do padrão indicado de 60 à 70 caracteres no máximo, e não se esqueça de utilizar a palavra-chave.

11 - Interação

Inclua em suas páginas interações sociais de produto para que as pessoas possam fazer comentários, avaliações e compartilhar em suas páginas, isso irá aumentar o tráfego orgânico para seu e-commerce.

12 - Nada de erros

Sabe as páginas de erro 404? Você pode transformá-las em direcionamento de vendas, assim seu site não perderá a credibilidade e estará sempre na ativa.

13 - Chat

Um dos mecanismos mais utilizados para conversa direta com o cliente, além do bom relacionamento essa estratégia chega a ter uma taxa de conversão muito interessante, cerca de 50%, isso só adicionando um chat online no seu site.

14 - Robot.txt

Não deixe de enviar um mapa do site em arquivo robot.txt ao Google, para que as páginas sejam indexadas corretamente e digitalizadas.  

15 - Produtos relacionados

SEO: como estruturar seu E-commerce de sucesso

Sempre utilize links para produtos relacionados, assim os clientes são direcionados para compras mais relevantes e seu site fica melhor estruturado.

16 - Experiência do Usuário

O conteúdo agora é o rei, e o SEO para e-commerce também tem considerado conteúdos para pessoas reais, e não apenas um código para motores de busca. Por isso tenha um conteúdo de qualidade, que seja compreensível e que facilite acessos.

17 - CTA

As call to action são de extrema importância para conseguir interação e vendas, então não deixe de atualizá-las frequentemente, e deixe-as ainda mais atraentes em eventos sazonais, ou em promoções e ofertas.

18 - Sobre a marca

Tenha uma página que aumente o conteúdo do seu site e ainda mostre sua atuação no mercado,  a página “Sobre Nós”, ou “Sobre a marca” pode ser uma bela opção se for usada com sabedoria.

19 - Homepage

Assim que o cliente entrar no seu e-commerce ele já precisa se deparar com o processo de vendas. O mais indicado é sempre sugerir produtos de interesse popular, isso vai diminuir a taxa de abandono no site e ainda pode garantir vendas maiores.  

20 - Crie urgência

Coloque em suas páginas de produtos datas para término de ofertas e promoções, ou então o tempo limitado de “Frete Grátis”. Isso faz com que seus clientes tenham uma ação positiva quanto a aquisição do produto.   

21 - SSL

Dica extra, o Google está favorecendo quem possui certificado SSL, então não deixe de ativar o seu certificado para garantir seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Leia também: Automatizar o processo de SEO de seu negócio para maximizar resultados

Por que o SEO para e-commerce é tão importante?

Estruturar seu site utilizando o SEO para e-commerce é a melhor opção econômica e estratégica para seu negócio online. A otimização garante uma boa visibilidade da sua marca no mercado digital e proporciona resultados significativos.

Nós da WebPeak damos valor ao seu negócio online, e entendemos as dificuldades e exigências do mercado, por isso nosso intuito é fazer com que você posicione sua loja virtual no mercado digital da melhor forma e atingindo seus objetivos.

Saiba mais sobre nós: Entenda a ação visionária da WebPeak que vai te ajudar a vender mais

Esperamos que tenha gostado das dicas, continue nos acompanhando e não perca nenhuma novidade assinando nossa newsletter.

Até logo!

Últimas Postagens WebPeak

SEO

Quando investir em SEO?

SEO

Como Reduzir Custos de Marketing trabalhando SEO

SEO

Tips and Tricks para Melhorar a Performance no Google

SEO

Importância do conteúdo exclusivo no comércio eletrônico