SEO: como estruturar seu E-commerce de sucesso

Ter um site e-commerce de sucesso exige algumas técnicas que são de extrema importância para o posicionamento da marca. O SEO para e-commerce ainda é a melhor opção para rankeamento e trazer ao site o tráfego orgânico.
Ao otimizar seu site você vai conseguir identificar os diversos benefícios que o SEO para e-commerce pode agregar ao negócio. Para isso basta dedicar um pouco de tempo para estruturar suas páginas e começar a vender mais, aumentando os lucros da sua loja virtual.
Inicialmente você precisa saber de alguns pontos que fazem toda diferença na hora de aplicar o SEO para e-commerce no seu negócio online. São dicas simples, mas que podem alterar consideravelmente os resultados digitais da sua loja virtual.
Para saber mais sobre aumentar o lucro do seu negócio leia o post que separamos exclusivamente para você: Saiba como aumentar o lucro do seu e-commerce
Logo abaixo você verá as dicas incríveis que levantamos para sua loja virtual ganhar espaço na internet através do SEO para e-commerce.

Estruture seu site com as dicas de SEO para e-commerce
Agora vamos ao que interessa de fato, se você já conhece a importância da otimização das páginas do seu site, e a relevância que ele tem para o Google, vai conseguir compreender a enorme diferença que o SEO para e-commerce pode fazer se a aplicação não for 100%.
Por isso vamos ajudá-lo com muitas dicas para você conseguir otimizar ao máximo o seu e-commerce.
1 - Segurança
Para transmitir confiança para os seus clientes o seu e-commerce precisa estar no HTPPS. Além de melhorar o seu SEO, estar neste modo protege as informações pessoais do seu cliente, e é assegurado pelo Google.
2 - Velocidade
Ninguém merece aguardar a abertura de uma página por 3 horas. Se suas páginas forem lentas, a taxa de abandonos no site com certeza irá subir, por isso veja formas para que seu site tenha um desempenho melhor.
Para saber mais sobre como melhorar o desempenho do seu e-commerce você pode ler: AMP Accelerate Mobile Pages e Pagespeed Insights do Google: Entenda a diferença
3 - Site responsivo
Outro fator que é muito relevante é possuir um site responsivo. Os dispositivos móveis são os responsáveis por 50% da receita digital, ou seja, 50% dos consumidores online compram através de smartphones. Este é um dado que não dá para ignorar, se o seu site não for otimizado para mobile tem grandes chances de perder vendas.
4 - Construa bancklinks
Uma estratégia que garante a confiabilidade e a relevância das suas páginas para o Google. Faça linkagens dentro das suas páginas antes que seu e-commerce comece a ter pico de visitas, pois os links possibilitam a interação no seu site por mais tempo.
5 - Meta description

As metas descrições devem ser atrativas. Escreva para chamar atenção de um potencial cliente, isso irá aumentar as visitas orgânicas no seu site e melhorar seu rankeamento no Google.
6 - ALT tag
Se possível insira ALT tag em todas as suas imagens, dessa forma elas serão melhor escaneadas através dos textos, melhorando o SEO e sendo mais fáceis de compreensão para deficientes visuais.
7 - Redirecionamento de página
Caso tenha algum produto esgotado utilize o redirecionamento 301 URL, para uma nova página de produto, desta forma os valores do SEO serão transferidos para a nova página.
8 - Categorize
Uma dica interessante é categorizar páginas do site como masculino e feminino, por exemplo, e tratá-las de forma individual, cada uma com seu próprio conteúdo e palavras-chave.
9 - Comprima Imagens
Existem formas até mesmo gratuitas para comprimir imagens, isso diminui o tempo de carregamento e melhora o SEO, que consequentemente vai contar pontos para o Google.
10 - Títulos
Tome cuidado com o tamanho dos títulos do seu site, tente otimizar sem sair do padrão indicado de 60 à 70 caracteres no máximo, e não se esqueça de utilizar a palavra-chave.
11 - Interação
Inclua em suas páginas interações sociais de produto para que as pessoas possam fazer comentários, avaliações e compartilhar em suas páginas, isso irá aumentar o tráfego orgânico para seu e-commerce.
12 - Nada de erros
Sabe as páginas de erro 404? Você pode transformá-las em direcionamento de vendas, assim seu site não perderá a credibilidade e estará sempre na ativa.
13 - Chat
Um dos mecanismos mais utilizados para conversa direta com o cliente, além do bom relacionamento essa estratégia chega a ter uma taxa de conversão muito interessante, cerca de 50%, isso só adicionando um chat online no seu site.
14 - Robot.txt
Não deixe de enviar um mapa do site em arquivo robot.txt ao Google, para que as páginas sejam indexadas corretamente e digitalizadas.
15 - Produtos relacionados

Sempre utilize links para produtos relacionados, assim os clientes são direcionados para compras mais relevantes e seu site fica melhor estruturado.
16 - Experiência do Usuário
O conteúdo agora é o rei, e o SEO para e-commerce também tem considerado conteúdos para pessoas reais, e não apenas um código para motores de busca. Por isso tenha um conteúdo de qualidade, que seja compreensível e que facilite acessos.
17 - CTA
As call to action são de extrema importância para conseguir interação e vendas, então não deixe de atualizá-las frequentemente, e deixe-as ainda mais atraentes em eventos sazonais, ou em promoções e ofertas.
18 - Sobre a marca
Tenha uma página que aumente o conteúdo do seu site e ainda mostre sua atuação no mercado, a página “Sobre Nós”, ou “Sobre a marca” pode ser uma bela opção se for usada com sabedoria.
19 - Homepage
Assim que o cliente entrar no seu e-commerce ele já precisa se deparar com o processo de vendas. O mais indicado é sempre sugerir produtos de interesse popular, isso vai diminuir a taxa de abandono no site e ainda pode garantir vendas maiores.
20 - Crie urgência
Coloque em suas páginas de produtos datas para término de ofertas e promoções, ou então o tempo limitado de “Frete Grátis”. Isso faz com que seus clientes tenham uma ação positiva quanto a aquisição do produto.
21 - SSL
Dica extra, o Google está favorecendo quem possui certificado SSL, então não deixe de ativar o seu certificado para garantir seu posicionamento nos mecanismos de busca.
Leia também: Automatizar o processo de SEO de seu negócio para maximizar resultados
Por que o SEO para e-commerce é tão importante?
Estruturar seu site utilizando o SEO para e-commerce é a melhor opção econômica e estratégica para seu negócio online. A otimização garante uma boa visibilidade da sua marca no mercado digital e proporciona resultados significativos.
Nós da WebPeak damos valor ao seu negócio online, e entendemos as dificuldades e exigências do mercado, por isso nosso intuito é fazer com que você posicione sua loja virtual no mercado digital da melhor forma e atingindo seus objetivos.
Saiba mais sobre nós: Entenda a ação visionária da WebPeak que vai te ajudar a vender mais
Esperamos que tenha gostado das dicas, continue nos acompanhando e não perca nenhuma novidade assinando nossa newsletter.
Até logo!