SEO como Fazer sem Segredos

5/10/2018

SEO como Fazer sem Segredos

Um dos maiores sonhos de empreendedores que apostam em marketing digital é alcançar topo da página de buscas, estar no topo da página nas pesquisas orgânicas garante diversos clique e visitantes de forma gratuita. Para que isso aconteça não basta apenas estar conectado a internet e mantendo uma página ativa, se você deseja estar na primeira página do Google é necessário investir em estratégias de otimização, para assim alcançar um bom posicionamento.

Há diversas otimizações que podem ser feita de uma forma mais fácil do que você imagina, essas otimizações além de posicionar o seu site, traz ao leitor uma leitura agradável e torna o seu conteúdo agradável para os motores de buscas.

Se você tem um blog, um site ou uma página, provavelmente já ouviu falar no termo SEO, que basicamente, serve para posicionar uma página, site ou blog nos motores de buscas. Ainda hoje existe muitas dúvidas sobre como funciona, o que é SEO e qual sua importância para quem tem um negócio ou está começando. O SEO é um termo bastante conhecido no ramo de marketing digital, nesse post irei esclarecer algumas dúvidas frequentes sobre o tema.

O que é SEO?

O termo SEO significa “Search Engine Optimization”, que traduzido para o português quer dizer “Otimização para motores de buscas”.

O SEO é a junção de algumas técnicas e estratégias que otimizam sites e páginas fazendo  com que os motores de buscas entendam facilmente o conteúdo e sua importância, como o Google.

Ao aplicar essas diversas técnicas e estratégias, os robôs que monitoram os motores de buscas entendem o conteúdo, a relevância e hierarquia em relação a conteúdos semelhantes, ajudando assim a entender qual conteúdo é “melhor”, assim o que for de maior relevância é posicionado no topo da página dos buscadores, aparecendo no topo mas de forma orgânica nas pesquisas.

O principal objetivo do SEO é dar maior visibilidade ao seu negócio, garantir mais faturamento e clientes ao seu negócio.

Entenda a Importância de SEO para sites de Todos os Tamanhos!

Como funciona o Google e onde ele posiciona um resultado relevante com aplicação SEO?

O Google é a maior ferramenta de buscas, por isso ele é de grande importância seja para um empreendedor ou para alguém que está em busca de algum serviço ou conteúdo.

O Google classifica as pesquisas de duas formas: links patrocinados e buscas orgânicas.

Os links patrocinados são anúncios pagos de determinado site que aparece no topo da página ao pesquisarem a palavra chave escolhida pelo anunciantes, abaixo dos anúncios pagos está sempre escrito “Ad” ou “Anúncio”, esse serviço é contratado através do Google Adwords.

Já a busca orgânica é gratuita e se bem elaborado com o uso das aplicações do SEO é encontrada logo abaixo dos anúncios pagos, essas buscas são definidas pelos robôs do Google de acordo com a relevância e autoridade que o conteúdo representa, sempre analisando a qualidade do conteúdo e estratégias aplicadas.

Ao pesquisar nosso site podemos ver claramente os links patrocinados e a busca orgânica:

Função do Googlebot

Antes de colocarmos as estratégias em ação é necessário saber como o Google enxerga nossos conteúdos. Para análise e posicionamento o Google utiliza o Googlebot, que são robôs que rastreiam a internet em busca de novas páginas, blogs, sites, vídeos e muito mais.

Esses robôs têm como objetivo escanear as páginas existentes na internet, lendo os conteúdos delas e seguindo os links contidos nessas páginas. Através dos links internos e links externos o Google descobre novas páginas e sites.

seo como fazer

É preciso escrever não somente para o usuário, mas também para o buscador do Google, que não vê as coisas como nós humanos.

O Googlebot são softwares de computador, eles enxergam os conteúdos de forma diferente, o Googlebot não tem opinião sobre o seu site ou conteúdo e a importância desse conteúdo para seu público.

É usada uma lógica baseada em estatísticas e matemática de forma algorítmica, determinando assim quais são os conteúdos relevantes e comparado a outros existentes na internet.

Para que seu site ou página seja bem posicionado, cabe a você produzir de forma que o robô consiga entender do jeito certo, entender a característica e conteúdos importantes, o significado das imagens em meio aos textos e diversos outros aspectos que contribuirão para um bom posicionamento.

SEO como Fazer sem Segredos

Como já vimos os sites e páginas são todos lidos por robôs e só após isso é rankeado pelo Google de acordo com o conteúdo de maior relevância. O Google tem mais de 200 fatores em seu algoritmos que influenciam no posicionamento do conteúdo.

Os itens podem ser classificados em on-page SEO, que são estratégias usadas dentro da página, e Off-page SEO, que são estratégias externas. Vamos lá

On-page SEO

Conforme dito o termo está diretamente relacionado a fatores que devem ser trabalhados direto na página/site, sendo fundamentais para que o Googlebot perceba que o seu conteúdo está relacionado ao tema procurado.

Os principais fatores relacionado ao On Page são:

  • Qualidade do Conteúdo: Um dos principais fatores que influenciam o posicionamento é a qualidade do conteúdo. Com o lançamento do Google Panda o Google identifica conteúdos de baixa qualidade, para melhorar a experiência de seus leitores. Quanto mais bem escrito maior é a chance de um bom posicionamento.
  • Título Interno: O title tag (título interno) é o título que o leitor verá ao abrir seu conteúdo, a função do título interno é fazer com que o leitor além de abrir seu conteúdo tenha interesse de ler o mesmo. Elaborar um bom título interno é fundamental pois é a primeira impressão que o leitor terá do seu texto. O título interno pode conter quantos caracteres você desejar, a palavra chave deve estar presente, despertar a curiosidade do leitor é fundamental, fazer uma promessa sobre os ensinamentos que seu texto trará também é uma forma de atrair seu leitor.
  • Tamanho do conteúdo: O tamanho do seu conteúdo influencia diretamente no ranking do Google, alguns sites e pesquisas apontam que os conteúdos que ficam na primeira página possuem aproximadamente 2.500 palavras, já que algoritmo entende que mais dúvidas dos leitores serão esclarecidas. Mas vale lembrar que o tamanho do seu texto vai depender do seu público, mas seu texto deve conter as dúvidas esclarecidas e resolvidas.
  • SEO title: O SEO title é o título que aparece como principal na busca, ele tem a função importante de convencer o leitor a clicar no seu conteúdo. Um fator importantíssimo para o rankeamento, que deve conter até 55 caracteres, deve ser objetivo e nele deve conter a palavra chave utilizada a esquerda.
  • URLs objetivas e nos padrões: O Google também identifica o uso da palavra chave no endereço da sua página. Como fazer uma boa URL? Colocar somente um subdomínio, colocar a palavra chave, ser curta e objetiva, usar hífens para separar as palavras e usar palavras relacionadas ao título.
  • Heading tags: Eles servem para identificação de conteúdos prioritários. O Google identifica dessa forma a hierarquia de seus conteúdos, devendo conter no H1 o tema mais importante e  assim por diante nos seus subtítulos H2 a H6. Além de ser de fácil interpretação para o Google, garante uma leitura mais suave, além do leitor poder ir em um conteúdo específico.
  • LSI: o uso da palavra chave: Fundamental para dar relevância ao seu conteúdo, com o uso da palavra chave durante o texto, os algoritmos identificam sobre o que está sendo falado, lembrando que deve ocorrer de forma natural, podendo ser usados termos relacionados, dessa forma o leitor que acessar sua página, entrará com a certeza de que encontrará o que deseja.
  • Tempo de permanência: o tempo de permanência de um usuário na sua página, mostra ao Google interesse e relevância no que se está lendo, entendo assim que as dúvidas do leitor estão sendo respondidas. Para que seus leitores permaneçam por mais tempo na sua página é fundamental escrever textos de bom conteúdo, boa introdução e intertítulos que apresentem benefícios e resolução de algum problema.

Off-Page SEO

Os fatores Off-page são aqueles que acontecem fora do seu site, acontecem de maneira externa e diretamente não pode ser controlado, mas indiretamente pequenas ações podem contribuir para tudo acontecer da forma desejada.

O Google leva muito em conta o que ocorre fora da sua página para um bom ranqueamento como por exemplo links externos que levam ao seu conteúdo, fatores sociais e compartilhamentos dos seus conteúdos nas redes sociais, a autoridade e confiança do seu domínio entre outros.

Alguns fatores que você deve cumprir para que a sua estratégia para um bom rankeamento SEO, são:

  • Link Building: Um dos fatores mais importante do Off page são o link building, ele garante a autoridade da sua página e domínio destacando sua página muito mais no Google. Ele funciona como indicações, quando o site faz um link para você que está te indicando para um bom conteúdo, com isso o buscador nota relevância e respeito ao seu domínio.
  • Autoridade: para conquistar a autoridade uma das principais formas é o link building, mas há outras formas. A quantidade que um domínio posta influencia diretamente na sua autoridade. Domínios mais antigos possuem maior autoridade que domínios mais recentes.
  • Localidade: O Google apresenta as pesquisas de acordo com a localidade, por isso se você tem uma loja em São Paulo e um usuários de São Paulo pesquisar por Loja, apareceram lojas em São Paulo, por isso é importante manter a localidade sempre identificada para trazer maior acessibilidade a você e a quem procura.
  • Social: O Google também faz um levantamento nas redes sociais analisando curtidas, compartilhamentos e todo o tipo de engajamento do seu público, dessa forma você ganha autoridade, além de poder garantir uma relevância maior ao notar que seu público gosta do seu conteúdo.
SEO Marketing: Tudo o que Você Precisa Saber!

Devemos Acompanhar alguns KPIs de SEO importantes para o sucesso de SEO como fazer? O que acompanhar?

  1. dica de SEO como Fazer: Sessões Orgânicas

As sessões orgânicas medem visitas ganhas ao seu site a partir de mecanismos como o Google e o Bing. A sessão é definida por uma visita ao site pelas ações realizadas pelo usuário durante essa visita e depois pela saída do usuário do site.

À medida que suas otimizações on-page e off-page começarem a pagar dividendos, seu website melhorará as classificações de palavras-chave, tanto as que você está segmentando quanto aquelas que você não se esforçou para alcançar.

  1. dica de SEO como Fazer: Ranking de Palavras-chave

Os rankings de palavras-chave são onde suas palavras-chave específicas são posicionadas nos principais mecanismos de pesquisa, como o Google ou o Bing.

Quanto mais próximo do número UM, melhor. Existem algumas palavras-chave para as quais você irá naturalmente classificar, como o nome da sua marca ou palavras-chave de cauda longa altamente específicas, específicas para o seu serviço e localização. Outros farão parte de uma estratégia de longo prazo em um esforço para ganhar visibilidade para termos competitivos com alta intenção comercial.

  1. dica de SEO como Fazer: Leads e Conversões

Os dois primeiros fatores de classificação estão relacionados à atração de visitantes do seu site a partir dos mecanismos de pesquisa, mas qual ação você precisa que os usuários executem depois que eles acessarem seu site?

O aumento de leads não significa apenas que você está atraindo mais visitantes para o site, mas esses visitantes estão concluindo a ação desejada em números cada vez mais altos. Esse é um KPI essencial, pois se relaciona de maneira tão próxima ao objetivo comercial principal de aumentar a base de clientes e aumentar as vendas.

  1. dica de SEO como fazer: Tempo de carregamento

Se um site demorar muito a carregar, é menos provável que você explore páginas mais profundas no site. Também é provável que você tenha menos chances de converter, pois sua primeira interação com essa empresa foi frustrante.

Na verdade, uma página que leva 5 segundos para carregar aumenta a probabilidade de uma rejeição em 90% em comparação com uma página carregada em um segundo.

  1. dica de SEO como Fazer: Erros de rastreamento

Você pode testar a rastreabilidade de uma página a qualquer momento usando a ferramenta "Buscar como o Google" no Search Console e selecionando a opção "buscar e renderizar".

Os erros de rastreamento podem estar no erro do servidor, se o Googlebot não puder se comunicar com o servidor DNS, o tempo limite da solicitação ou o site estiver inativo. Os erros de rastreamento também podem estar no nível do URL, se uma determinada página não existir mais ou tiver uma longa cadeia de redirecionamento.

Conheça os 9 KPIs de SEO que você deve acompanhar!

Os benefícios do SEO são inúmeros, seja para um maior posicionamento, visibilidade ou maior faturamento, se você tem um site, blog ou página, vale a pena acatar essas dicas e alcançar o topo da página de buscas.

Continue nos acompanhando!

Autor

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família e heavy user de mídias sociais.

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