SEO Marketing: Tudo o que você precisa saber

25/7/2018

SEO Marketing: Tudo o que você precisa saber

Olá, pessoal! Hoje vamos falar um pouco mais sobre SEO e como você pode aproveitar dessa estratégia para conseguir mais acessos em seu site ou blog e no caso de e-commerces, vender muito mais! Você já sabe o que é SEO marketing? Fique ligado que eu vou te contar tudo nessa postagem.

Vamos lá!

Leia também: O Guia de SEO para iniciantes

SEO Marketing: O que é?

Você já sabe o que é SEO marketing? Trata-se de uma estratégia de marketing cujo objetivo é estabelecer uma série de otimizações que vão fazer com que uma maior quantidade de páginas seja indexada pelos buscadores, fazendo assim com que você aparece para mais resultados de pesquisa e consiga cliques orgânicos, pelos quais você não vai precisar pagar.

Utilizando uma série de técnicas, você conseguirá a partir do uso das palavras-chave corretas aumentar o alcance do seu site nas ferramentas de pesquisa e fazer com que um maior número de usuários relevantes cheguem até o seu site, pois são eles quem estão buscando pelo seu conteúdo, basta que te encontrem.

SEO significa Search Engine Optimization e em marketing, é um aliado poderoso de quem quer aumentar os acessos e vender mais!

SEO Marketing: Para quem?

SEO Marketing: Tudo o que você precisa saber

Qualquer pessoa que possui um site pode fazer SEO. Basta que você tenha acesso na sua plataforma a fazer alterações no código. Existem alguns elementos principais que devem ser otimizados para fazer um bom SEO Marketing e tendo acesso ao código, até os usuários menos experientes conseguem tirar um melhor proveito dos buscadores.

A maior parte dos interessados em SEO Marketing são lojistas, pois em e-commerce a briga por cliques é muito maior, afinal, o objetivo é vender e conseguir brigar com os grande marketplaces. Os marketplaces já tem a maior parte dos resultados na primeiras páginas dos buscadores, justamente pela relevância que têm nos buscadores, que dão bastante credibilidade aos seus sites, já que são grandes e conhecidos.

 Muitos deles usam Google Ads e os anúncios patrocinados de outras ferramentas de busca, dos quais falaremos no decorrer dessa postagem também, mas a ideia é tornar as suas páginas tão relevantes quanto às deles usando as técnicas de SEO marketing e conseguir brigar de igual para igual e conseguir uma boa taxa de conversão a partir de cliques orgânicos.

SEO Marketing x Links Patrocinados

Existem duas formas para deixar seu site no topo dos buscadores, são elas o SEO (Search Engine Optimization) e os links patrocinados. Contudo, existem dúvidas sobre qual das duas funções é melhor, ou mais viável, para elevar a posição de sites. Primeiro, vou te explicar o funcionamento dos links patrocinados.

LINKS PATROCINADOS - ADS, PPC:

São anúncios que aparecem como resultado em determinadas buscas. A ordem em que aparecem depende de dos fatores: valor a ser pago por cada clique (PPC significa Pay Per Click - pague pelo clique) e relevância/qualidade do anúncio.

Google Ads x SEO Marketing

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Também conhecido como Google AdWords é uma plataforma de publicidade do Google e a mais importante plataforma de PPC. Neste serviço são exibidos anúncios em forma de links patrocinados que aparecem nos resultados de busca, diretamente relacionado às palavras-chaves.

O sistema de anúncios do Google Ads é pago, o anunciante paga pelas palavras-chaves que aparecem no Google, assim o site consegue atingir visitas através do anúncio publicado. Por mais que pareça simples, essa ferramenta pode trazer algumas dores de cabeça para quem quer resultados imediatos.

Leva tempo para aprender a manusear corretamente suas funções, embora seja eficaz, muitas empresas acabam perdendo dinheiro por não saber se posicionar. Outro ponto importante a ser destacado é, que o Google Ads é como se fosse uma grande negociação. Você determina quanto está disposto a pagar por anúncio, e o Google faz a análise para saber onde seu anúncio pode ser encaixado.

Dependendo do valor investido você poderá não ter o retorno desejado e é possível que tenha que pagar um valor muito alto pela quantidade de cliques e ter surpresas pois a taxa de conversão não acompanhou a conta do Google Ads.

Não deixe de ler: Google AdSense: Ganhe dinheiro com seu site!

Vantagens do SEO Marketing

Alguns fatores externos nos quais você não tem controle, podem ser consequências positiva do planejamento e otimização dos elementos internos e são fatores a se considerar quando se trata de SEO Marketing.

  • Confiabilidade: Sites mais antigos, especializados e com plataformas user-friendly são facilmente enquadrados nessa categoria, mas isso não impede que novos sites de conteúdo ou e-commerce fiquem pra trás. Com o conteúdos planejados, completos e verificação de identidade (uma pessoa real e não robô gerindo a página), podem fazer frente ao tradicional, virando até referência digital no segmento direcionado.

  • Indicações externas também são cruciais nesse momento. Citações orgânicas, textos-âncora e indicações de fontes confiáveis mantêm o ~buzz~ social que a sua empresa precisa. Qualidade x quantidade: as indicações externas são rankeadas de acordo com a relevância e visibilidade do site, ou seja, citações de sites-referência são mais pontuais do que diversas citações de fontes novas. Mesmo assim, é importante manter um equilíbrio.

  • Social media: Apesar de polêmico, pois o próprio Google já afirmou que postagens em redes sociais não são rankeadas pelo buscador, a reputação na era digital muitas vezes pode ser construída ou destruída de acordo com a gestão de mídia social.

  • Dados geográficos: O direcionamento por região (país, cidade, etc) é importante para SEO, pois procura atingir possíveis visitantes em uma determinada localização.

As duas opções possuem seus prós e contras, e sim, ambas são eficazes dependendo de cada estratégia. Entretanto, o SEO Marketing continua sendo o mais indicado para fortalecer uma marca. O mais importante é ter objetivos claros e conhecer os hábitos de seus consumidores para que uma boa estratégia seja traçada em ambos os casos.

Embora o Google Ads possibilite que estes anúncios cheguem para mais usuários, de nada vai adiantar se o seu conteúdo não for relevante, ou não estiver muito bem estruturado. Se tiver um site devidamente otimizado, automaticamente sua posição melhora e a garantia de converter visitantes em leads é bem maior. Nada garante a conversão do clique. Evite surpresas!

Não deixe de ler: Batalha de gigantes: Google Ads x Facebook Ads

O fato é que, com o SEO Marketing você terá um trabalho de longo prazo, sempre podendo melhorar o desempenho do seu site. O SEO é um trabalho constante porque acontecem diversas mudanças nos algoritmos do Google que interferem diretamente no posicionamento das páginas, e tais mudanças são necessárias para aprimoramento do sistema de busca que visa trazer resultados cada vez mais relevantes aos usuários. Diante disso, é importante que você tenha uma boa ferramenta que te mostre os pontos fracos de seu site e de seus links para que seus sites atendam sempre os padrões do Google e dos buscadores em geral.

Atualmente existem mais de duas mil regras para deixar um site dentro dos parâmetros do Google, e a função do SEO Marketing é aplicar essas regras para que seu site fique bem posicionado.

Saiba que 90% das pesquisas realizadas na internet são feitas pelo Google e o buscador receber mais de cinco mil pesquisas por segundo. Usando a estratégia certa, é possível ter uma boa posição nas pesquisas. O trabalho de SEO Marketing gera relevância e melhora a credibilidade para o site, por isso ficar bem posicionado é tão importante para qualquer empresa. Seguindo as regras do Google, seu site será sempre bem posicionado, dando mais credibilidade e tornando sua empresa uma referência no mercado.

Então se o seu interesse é fortalecer o negócio com conteúdo de qualidade, e criar um vínculo com seus visitantes, o melhor é investir no SEO Marketing para obter sucesso.

SEO Marketing: Tudo o que você precisa saber
Veja também: O que significa SEO

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Até a próxima :)

 

Autor

Gabriel Heitzmann

Viciado em tecnologia e em café. Falo pelos cotovelos.

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