Google

SEO no Google Lens: o futuro do mecanismo de busca será visual

05
Feb
2021

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

O Google Lens é utilizado para reconhecer objetos físicos e lugares. Funciona da seguinte maneira: basta escanear imagens e textos para buscar produtos em e-commerces, e é possível fazer isso, simplesmente, a partir da câmera do seu celular.  Atualmente, é possível usar o Google Assistente na maioria dos smartphones Android, pelo Google Fotos, ou então pelo próprio aplicativo Google Lens, disponível também para iPhone (iOS). 

No momento em que você tira uma foto com o recurso, todo cenário é analisado utilizando um tipo de realidade aumentada e inteligência artificial. Os dados da função são provenientes, principalmente, do banco de dados do Google.

Assim, podemos concluir que os elementos analisados pelo algoritmo do Google Lens em seus rankings estão relacionados à autoridade de domínio e conteúdo. No caso, ao desenvolver conteúdo de qualidade, atrair bons backlinks e trabalhar bem suas imagens, suas próprias autoridades de domínio e página aumentarão de maneira orgânica, expandido assim as suas possibilidades de alcançar o seu público-alvo em diferentes tipos de pesquisa.

O que é o Google Lens?

O Google Lens é um app de reconhecimento de imagens que disponibiliza informações relevantes para o usuário a partir de inteligência artificial. Para conseguir usar a ferramenta com o Google Fotos, por exemplo, você vai precisar capturar a imagem, acessar o app e acionar a função. Esse mesmo recurso também está disponível pelo Google Assistente para o sistema Android a partir do 5.0, mas é necessário verificar se seu dispositivo é compatível.

O que é possível fazer com a ferramenta?

O Google Lens possui diversas funções, como identificar lugares e objetos, além de trazer informações sobre produtos, comparar preços e informar onde encontrar o item analisado. A ferramenta também consegue realizar a tradução de textos a partir do Google Tradutor, conectar o celular ao Wi-Fi a partir da captura de uma imagem com o nome da rede e senha, verificar códigos de barras e códigos QR em produtos, assim como coletar informações de contato por meio da foto, do número de telefone e endereço.

Confira a seguir uma lista com as funções mais conhecidas do Google Lens:

  • Vestuário e artigos domésticos: localiza os nomes dos produtos, e ainda oferece outras informações sobre os mesmos. Também é possível encontrar as lojas para comprá-los;
  • Códigos de barras: é possível usar a ferramenta para encontrar informações sobre um produto, como e onde comprá-lo;
  • Cartão de visita: salve o número de telefone ou endereço em um contato a partir da captura de fotos dos dados;
  • Livros, músicas e filmes: através de uma simples foto da capa de um livro, um trecho de música ou de um cartaz de um filme, o Google Lens é capaz de mostrar comentários sobre o tema e informações sobre o objeto;
  • Edifício ou ponto de referência: veja fatos históricos, endereços e horários de funcionamento;
  • Planta ou animal: identifica as raças e espécies.

Como ativar e utilizar a ferramenta?

Para ativar o Google Lens você pode seguir qualquer um dos passos a seguir:

  1. Pressione o botão home do smartphone ou busque pelo assistente virtual do Google no seu celular. Quando o programa abrir na parte inferior da tela, toque nas bolinhas coloridas e depois no ícone do Lens;
  2. Ative a Câmera para usar o Lens. Depois, é só fazer a captura;
  3. Se for ativar o recurso no Google Fotos, é necessário tirar a foto com a câmera, abrir o arquivo pelo Google Fotos e tocar no ícone do Lens. Para ter acesso a mais informações sobre o produto, toque em Pesquisar;
  4. Para utilizar o Google Lens pelo aplicativo, aponte a câmera do smartphone para objetos e locais. Toque no obturador para identificar informações sobre eles.

O Google Lens possui ícones na parte inferior da tela com as opções de quais recursos deseja utilizar. Toque na lupa se quiser pesquisar sobre o produto ou no caderno se pretende digitalizar algum texto. 

Temos um passo a passo para quem quer utilizar o tradutor do Google Lens. 

Como usar o recurso de tradução com o Google Lens

  • De forma bem similar ao que ocorre nas funções mencionadas acima, o recurso de traduzir textos também está disponível no aplicativo do Google Lens, que funciona sem a necessidade do Google Assistente estar configurado. Para usá-lo, siga estes passos:
  • Acesse a Google Play e procure pelo Google Lens. Se preferir, utilize este link;
    Ao abri-lo pela primeira vez, pode ser preciso conceder a permissão de acesso à câmera, nos casos de não utilizar o Google Assistente. Na parte de baixo da tela, selecione o filtro de tradução;
  • Agora, aponte a câmera para o texto que deseja traduzir e aguarde o processo ser realizado Pronto! Agora, você já sabe como usar o Google Lens e os benefícios das diversas funções utilizando a câmera do seu celular, já pode sair apontando para tudo que ver pela frente.

SEO no Google Lens

Visando o foco das buscas centralmente visual, como proposto pelo Google Lens,  a otimização do site está entre as tarefas mais importantes. Na WebPeak, os serviços de SEO (otimização de sites) incluem toda a auditoria, planejamento e orientação para executar as melhores práticas de SEO. Nossas propostas em inovação vão ao encontro das seguintes frentes:

  • Análise de Mercado e Concorrentes;
  • Análise e Auditoria Técnica;
  • Análise de Performance;
  • Planejamento Estratégico;
  • Implementação de Melhorias Técnicas de SEO;
  • Criação de Conteúdo;
  • Link Building;
  • Gestão de Performance & Business Intelligence;
  • Experiência do usuário.

Conheça nossos planos e veja seu negócio decolar! Entre em contato conosco!


Últimas Postagens WebPeak

SEO

Quer melhorar sua Taxa de Clique Orgânico? A gente te mostra como!

Google

Google testará o Protocolo IndexNow

Google

Guia SEO: aprenda a encontrar todas as páginas de um site

Google

Como desenvolver uma campanha com resultados no Google Ads