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SEO para Iniciantes: Te mostramos por onde começar

15/7/2019

SEO para Iniciantes: Te mostramos por onde começar

Olá, pessoal!

Hoje vamos falar de um assunto muito importante para quem possui um site, e-commerce ou blog na internet: SEO para iniciantes.

Esse conteúdo tem como objetivo te mostrar o que é SEO e como fazer com que você consiga aumentar o número de visitas orgânicas - ou seja, a partir de cliques em resultados gratuitos em buscadores - que recebe.

Este guia de SEO para iniciantes é fundamental para quem quer receber mais acessos e vender mais, então fique ligado nessas dicas. 

Vamos lá, acompanhe!

SEO Para Iniciantes: Por onde começar?

SEO para iniciantes

Em minha experiência na WebPeak, sempre me deparo com site owners que dizem: “Cara, eu não sei o que é SEO, como você imagina eu vou conseguir fazê-lo sozinho?”.

Bem, de fato, com pouca experiência em plataformas de e-commerce ou com CMS (gerenciadores de conteúdo em websites, por exemplo, Wordpress) pode ser um pouco complicado fazer SEO a princípio. 

Mas te garanto: não é um bicho de sete cabeças.

Comecemos do primeiro questionamento: o que é SEO?

SEO é o processo de otimização para buscadores com a finalidade de melhorar o posicionamento das páginas do site que foram indexadas (inseridas no catálogo de páginas do buscador), seguindo passos que norteiam os crawlers - ou spiders, ou robôs indexadores, como preferir - para priorizar a leitura dos seus conteúdos e aumentar a qualidade das suas páginas.

Complexo, eu sei. Porém, para começar é preciso entender que  os buscadores possuem alguns parâmetros que devem ser seguidos para aumentar a qualidade das páginas, dos quais falaremos mais em frente neste conteúdo.

O processo de SEO é, portanto, de adequação do seu conteúdo a essas exigências feitas para melhor guiar os robôs pelas suas páginas. Quanto menos divergências encontrarem em relação aos padrões exigidos, melhor o seu SEO interno.

Além de problemas internos, compõem o SEO também fatores externos, como problemas relacionados a servidor e os famosos backlinks.

Então para resumir: adequação do conteúdo das páginas, correção de problemas externos e geração de links externos para o seu site podem gerar um enorme ganho de posições para o seu site.

Dito isso, vamos aprofundar um pouco mais. Acompanhe!

SEO para iniciantes: é possível fazer essas otimizações sozinho?

SEO para iniciantes

A resposta é: sim! Vou te mostrar como resolver boa parte dos seus problemas com SEO sem necessariamente precisar de ajuda de um outro profissional.

É claro que não há mágica: é preciso esforço, dedicação e, claro, de ferramentas de SEO que te auxiliem nesse processo.

Se você nunca ouviu falar de SEO, provavelmente não sabe o que há de certo e o que há de errado com as suas páginas, por isso, é importante usar ferramentas que rastreiem seus erros internos e externos, para ter dimensão de onde é possível chegar com essas correções. 

Digo isso porque, caso não existam muitas páginas em seu site, muito provavelmente, resolver problemas de SEO interno não irão te ajudar a ganhar posições.

Isso tudo por conta do segredo do sucesso na internet: as palavras-chave!

Dica: A Ferramenta de SEO da WebPeak é a única com suporte em português em tempo real para te ajudar a fazer quaisquer otimizações que sejam necessárias para SEO em seu site. Conheça!

SEO para Iniciantes: Como funcionam as palavras-chave?

Funciona assim: O Google indexa suas páginas e delimita algumas palavras-chave que se relacionam com o conteúdo que o usuário irá encontrar ao clicar no resultado da pesquisa.

A ideia das otimizações internas é dizer ao crawler qual é a palavra-chave que você deseja que acione sua página.

Isso é claro, tem seus limites.

É possível a partir de otimizações internas conseguir aparecer como resultado para palavras-chave que recebam muitas buscas todos os meses, desde que tenham competitividade baixa.

A competitividade por palavras-chave é basicamente o número de páginas indexadas no Google para determinada palavra-chave, ou seja, a quantidade de páginas cuja palavra-chave é a buscada pelo usuário.

Quanto menos páginas competindo com você para aparecer como resultado daquela pesquisa, maiores as suas chances.

A lógica é simples, não acha?

A minha dica é: usar ferramentas de palavras-chave te ajuda a identificar oportunidades de palavras-chave com maior volume de buscas médio mensal e menor competitividade. 

Feito isso, basta alterar as palavras-chave usadas nas meta tags e tags de SEO, adequar o seu conteúdo e aguardar que sejam indexadas pelo Google. Depois, é só trabalhar sobre o posicionamento, abrindo mais conteúdos que se relacionem com a palavra-chave para qual quer aparecer.

Sabendo do segredinho das palavras-chave, podemos avançar para desvendar os mistérios do SEO para iniciantes

SEO para Iniciantes: Meta tags

Aqui vai outro SEO hack para você que está começando os trabalhos de otimização.

Houve em minha vida um episódio engraçado em que um profissional de marketing me disse: “Fazer SEO é fácil, não é? Eu consigo colocar um site na primeira página só preenchendo as meta tags”.

Bem, se esse cara realmente consegue fazer isso, deve ter recebido algum dom divino, porque não é bem assim que funciona: não há milagres e ganho de posições apenas a partir do preenchimento de tag title e tag description

Mas essas tags são de fato muito importantes para SEO, sendo trivial começar a preenchê-las agora mesmo. Vou te mostrar porquê, acompanhe!

Dica: Quer conhecer seus problemas de SEO interno, adequar suas meta tags title e description aos padrões do Google? Conheça já os planos da WebPeak!

As meta tags title e description permitem indicar aos robôs e também aos usuários dos buscadores um resumo do que irão encontrar na página de destino.

O preenchimento correto das meta tags utilizando a palavra-chave que você encontrou com oportunidade, ou seja, muitas buscas mensais e pouca competição por resultados, pode contribuir para ganho de posições.

Os robôs leem as meta tags e comparam com o conteúdo das páginas, levando em consideração a quantidade de vezes em que a palavra-chave é usada, a relação da palavra-chave com o conteúdo total do site e também a marcação de títulos (da qual falaremos a seguir).

Já os usuários podem clicar ou não no resultado exibido a partir do que leem no título e na descrição. Nesse caso, a dica é usar CTAs (calls to action - chamados à ação) além de, é claro, ser criativo no preenchimento das tags title e description.

Alguns exemplos de CTAs são: Confira! ; Saiba mais! ; Aproveite! ; Oferta por tempo limitado! ; entre outros.

É importante ressaltar que cada página do seu site ou blog deve ter tags title e description ÚNICAS. Repetir os mesmos textos em várias páginas indica aos buscadores que você não está atento a oferecer uma melhor experiência para os usuários e te impede de ganhar posições.

A WebPeak permite que você analise tags title e description para realizar adequações onde for necessário, então não perca tempo e contrate já um de nossos planos. 


Na base de conhecimento da WebPeak há diversos manuais para preenchimento das meta tags nas principais plataformas de e-commerce e CMS. Aproveite!

SEO para iniciantes: Adeque sua marcação de títulos

Além das meta tags title e description contendo a palavra-chave que você identificou com oportunidade, quando se trata de SEO para iniciantes, é preciso se atentar a outro ponto importante: as heading tags.

As heading tags são as tags HTML para marcar títulos e subtítulos, triviais para SEO, vou te explicar por que. 

Os robôs leem o conteúdo das tags H1, H2, H3 até H6 e verificam qual a palavra que se repete dentro dessas estruturas. Ou seja: há uma oportunidade de reforçar a palavra-chave para qual quer aparecer preenchendo as heading tags corretamente.

Adequar as heading tags pode ser um pouco complicado pois em grande parte das plataformas há uma limitação no acesso a alterações no código HTML, porém, converse com seu desenvolvedor para fazer a adequação das heading tags!

A ideia é:

  • Toda página deve conter um título com marcação H1 (título 1);
  • Em todas as páginas, quebrar o conteúdo em seções com subtítulos, tentando chegar pelo menos ao H3;
  • Todos os títulos e subtítulos e subtítulos devem conter a palavra-chave da página.
  • NÃO conjugue/flexione a palavra-chave. É fundamental repeti-la da mesma maneira em todas as tags

SEO para iniciantes não é um bicho de sete cabeças!

seo para iniciantes

Neste conteúdo te mostrei por onde começar a otimização de suas páginas.

Existem diversos outros pontos sensíveis de SEO que você deverá se atentar à medida que se aprofundar nas otimizações. 

É fundamental que você pratique e leia o máximo de conteúdo sobre SEO possível, agora que está dando os primeiros passos rumo ao topo da SERP.

Use a ferramenta de SEO correta para te acompanhar nesse processo e conte com o suporte e expertise da WebPeak para te ajudar a alcançar resultados excelentes!

Espero que essas dicas tenham sido proveitosas.

Acompanhe nossas novidades e até a próxima!

Autor

Gabriel Heitzmann

Viciado em tecnologia e em café. Falo pelos cotovelos.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

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