SEO

SEO para pequenas empresas

08
Feb
2022

Margot, um bot WebPeak

Robôs não são seres de outro mundo, robôs não querem tomar o trabalho de nenhum humano, robôs são amigos da sociedade. Robôs tem sentimento.

O SEO para pequenas empresas pode ser entendido como um conjunto de técnicas e práticas a fim de auxiliar os negócios a se destacarem. Assim, podemos concluir que o SEO é primordial para as marcas conseguirem uma posição relevante no meio digital. Por isso, vamos explorar o SEO para pequenas empresas.

Ao falar sobre SEO para pequenas empresas, é interessante ter em mente que as plataformas digitais são espaços muito disputados por organizações, independente do seu tamanho. No entanto, nas modalidades tradicionais, as mídias digitais não são os meios escolhidos para melhorar a visibilidade.

Assim, você estará concorrendo com outras marcas que desejam ter um posicionamento e relevância muito maior no meio digital. Para se destacar, é preciso contar com técnicas diferenciadas, a exemplo do SEO para pequenas empresas.

Isso porque o Google hoje é o mecanismo de busca mais utilizado, e é através dele que você vai se promover. Para esse resultado, você pode investir no tráfego pago (anúncios em mídias pagas) ou no tráfego orgânico, com o SEO.

Em resumo, o SEO, ou o Search Engine Optimization, é usado para otimizar páginas e melhorar o posicionamento de marcas. Logo, vamos entender melhor como implementar o SEO para pequenas empresas.

A importância do SEO para pequenas empresas

O SEO é comumente confundido com estratégias que são utilizadas por grandes empresas, como se não funcionasse para todos os portes. Essa concepção é equivocada, e a otimização orgânica sempre é um caminho muito interessante para melhorar a performance de uma empresa.

É nítido como pequenas empresas contam com um orçamento limitado para os custos operacionais, e por isso acreditam que o SEO é uma estratégia distante. No entanto, as mídias pagas não usam, necessariamente, o SEO, afinal, elas proporcionam uma posição de destaque, com o devido investimento.

O SEO é usado para resultados orgânicos, isto é, o seu cliente vai te encontrar através de uma busca comum nos mecanismos de pesquisa. Assim, otimizar as páginas pode ser a opção ideal para a sua empresa se destacar, frente a uma concorrência que investe em anúncios, e acaba se tornando maçante.

A importância de investir em SEO para pequenas empresas é impulsionar o reconhecimento de sua marca e educar os clientes. Isso está preparando os consumidores para se converterem, no futuro.

Embora os resultados possam demorar para surgirem, eles são duradouros e sólidos, por converter a receita e manter o negócio forte nas SERPs.

Dicas de como aplicar SEO para pequenas empresas

Além do que foi mencionado, é fundamental citar também que os resultados orgânicos transmitem uma confiança muito maior para os seus clientes. Isso porque as propagandas podem alcançar mais pessoas, mas nem todas irão clicar ou se interessar por esse anúncio.

No caso dos resultados orgânicos não. O cliente estava buscando a resposta para alguma dúvida, e acabou encontrando o seu site. Gostou do conteúdo que viu, e então começou a consumir outras produções dessa plataforma. Por isso é importante aplicar o SEO para pequenas empresas.

Priorize um conteúdo de relevância

A primeira dica que poderíamos te oferecer é a prioridade em relação a conteúdo de relevância para o site. Assim, antes de definir o seu calendário editorial, é interessante que selecione um conteúdo que, de fato, seja relevante para o público, a ponto de ser convertido em cliente.

Você já entendeu que o SEO é um mecanismo para otimizar o seu site, mas de nada vai adiantar melhorar o posicionamento de um conteúdo que não possua nenhuma relevância. Experimente, então, selecionar temas que sejam importantes para o seu público-alvo, falando sempre em um tom de consultoria.

Selecione palavras-chave que sejam procuradas

Outra dica é que você separe um tempo para buscar palavras-chave que serão trabalhadas ao longo dos seus textos. Na verdade, essa é a etapa inicial de uma boa estratégia para SEO. É a escolha adequada de palavras-chave que vai orientar a produção do seu conteúdo.

Assim, utilize palavras-chave que sejam específicas para o segmento do seu mercado e estejam em alta no seu público-alvo. Lembre-se, somente, que se um tema está sendo muito discutido e publicado nos mecanismos de buscas, é provável que a sua concorrência seja maior. Isso não deve ser um empecilho, e sim um alerta.

Otimize as páginas

Esteja atento à configuração On Page, responsáveis por preparar o site para seguir em conformidade com as diretrizes dos buscadores. Então, confira algumas estratégias em seu texto, como:

- Configure títulos de qualidade, como forma de resumir a página e incluindo a palavra-chave;

- Utilize imagens;

- Configure URLs;

- Use as heading tags.

Link Building

É interessante citar ainda o Link Building, responsável por cuidar das conexões das páginas. Nesse sentido, é primordial estabelecer um trabalho a fim de linkar as páginas com base nos termos relevantes.

Com isso, você está gerando valor para a sua persona, o que permite a navegação no site, encontrando mais respostas sobre o tema que tem interesse. Ademais, lembre-se que as publicações precisam seguir algumas regras e boas práticas. Um exemplo disso é inserir 3 links por 500 palavras no texto.

Experiência do usuário ou Customer Experience

Podemos afirmar que estamos em um período em que a experiência do cliente é a prioridade de muitas empresas. Assim, o SEO para pequenas empresas é uma forma de otimizar os links e valorizar o site no Google. Afinal, o algoritmo do Google valoriza essa experiência, e por isso aprimora as páginas.

SEO para pequenas empresas: Produção de conteúdo atualizado

Por fim, a última dica que trouxemos é a atualização do conteúdo produzido em seu site, pois essa prática pode melhorar a sua posição na SERP. Torne a sua produção longínqua, de forma que o cliente sempre poderá encontrar respostas no seu conteúdo.

Gostou do nosso conteúdo? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das atualizações e tendências do mercado.

Últimas Postagens WebPeak

Blog

O que são mecanismos de pesquisa e sua importancia no SEO

E-Commerce

Dicas infalíveis de planejamento estratégico para e-commerce

Marketing de Conteúdo

8 Estratégias de marketing digital para investir em 2022

SEO

SEO para site novo