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SEO para site novo

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Para muitos indivíduos e empresários, o mundo do SEO pode ser assustador e avassalador. O que pode parecer um conceito simples pode, na verdade, após mais pesquisas, tornar-se incrivelmente envolvente e levar anos para dominar.

Da mesma forma, pode demorar um pouco para que novos sites ganhem força e se estabeleçam com boas práticas de SEO. Novas tendências de pesquisa, setores em evolução e mudanças frequentes na tecnologia e atualizações do Google Core podem dificultar o avanço de novos domínios. SEO para site novo é uma consideração importante no marketing porque é importante que seu site seja notado rapidamente e comece a atrair tráfego o mais rápido possível.

Felizmente, se você é novo no mundo do SEO e do design de sites, não é necessário ser um especialista imediatamente. Simplesmente entender os conceitos básicos de SEO e formular um plano antes de criar seu site pode economizar muito trabalho e estresse mais tarde.

Temos algumas dicas e estratégias de SEO para site novo que vão lhe dar uma chance melhor. Boa leitura! 

7 Dicas de SEO para site novo 

Na otimização de pesquisa, às vezes pode demorar um pouco para ver os resultados. E para novos sites, em particular, leva mais tempo do que o normal para ser notado pelos bots de indexação do Google e começar a subir no ranking. Então, como um novo site pode desenvolver uma estratégia de SEO para site novo?

1) Planeje a arquitetura do seu site

Mesmo um site pequeno com poucas páginas precisa de uma arquitetura lógica.

A maioria dos sites tem uma estrutura de pirâmide que começa com a página inicial no topo. Abaixo disso estarão suas páginas mais importantes, que devem ser fáceis de navegar por meio de uma barra de navegação. Em seguida, vêm as subcategorias, páginas ou artigos de produtos individuais e assim por diante.

Uma estrutura lógica e sólida ajuda o Google a entender onde está o conteúdo fundamental mais valioso em seu site, permitindo que ele seja indexado rapidamente. Também evita que páginas semelhantes concorram entre si, pois as páginas mais importantes devem vir em primeiro lugar na “pirâmide” e, idealmente, ser indexadas em primeiro lugar e ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.

Ter uma estrutura limpa e organizada tornará mais fácil para os visitantes encontrarem o que precisam, criando assim uma experiência positiva para o usuário. Se isso ajudar, descreva sua pirâmide no papel para obter uma representação visual de como você deseja organizar a estrutura do seu site.

Você pode tornar a estrutura do seu site ainda mais clara fornecendo migalhas de pão ou links clicáveis ​​na parte superior de uma página, fornecendo uma trilha visível para que os usuários saibam onde estão atualmente em seu site.

Essa dica também ajuda os mecanismos de busca como Google e Bing a entender melhor seu novo site. Eles podem ler breadcrumbs e usá-los para determinar categorias e subcategorias, bem como encontrar novos URLs para rastrear.

Quanto mais facilmente eles encontrarem novos links, mais rapidamente seu site poderá ser colocado no mecanismo de pesquisa. Dando ao seu novo site uma vantagem de SEO.

2) Faça uma pesquisa de palavras-chave

Você conhece seus negócios, produtos e serviços melhor do que ninguém. Crie uma lista de termos de pesquisa relevantes que melhor descrevem seus produtos e serviços. Pense como um cliente em potencial que usa o Google para encontrar um produto de que precisa ou responder a uma pergunta.

Tente inserir algumas de suas palavras-chave principais na barra de pesquisa e veja que tipo de sugestões de preenchimento automático o Google oferece. Essas podem ser ideias para você sobre como as pessoas pesquisam produtos ou serviços em seu nicho, dando pistas sobre como direcioná-los.

Determinar suas palavras-chave desde o início será uma estratégia crucial para obter a classificação do seu novo site mais rapidamente.

Existem inúmeras ferramentas de SEO, como a Ferramenta de Palavra-Chave da WebPeak, que fornecerão sugestões de palavras-chave, informações de consulta de pesquisa, concorrência e outros dados úteis para as palavras-chave da sua lista. Use essas informações para decidir quais palavras-chave você deseja usar nas tags de título do seu site e no conteúdo.

3) Otimize a plataforma do seu site

A velocidade da página é um importante fator de classificação em SEO. Você não apenas deseja alcançar a primeira página de um resultado de pesquisa do Google, como os visitantes geralmente ficam impacientes e esperam que seu site seja carregado em segundos.

Embora existam muitas maneiras de tentar aumentar a velocidade da página, é útil escolher um provedor de hospedagem na web respeitável e um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) para dar ao seu novo site uma vantagem desde o início. Um site que funcione bem satisfaz o Google e seus clientes em potencial.

A página de internet média leva cerca de 15 segundos para carregar completamente. Para muitos sites, quanto mais tempo levar para uma página carregada, maior a probabilidade de o visitante desistir e sair. Para páginas que levam de 1 a 3 segundos para carregar, a probabilidade de rejeição do visualizador é de cerca de 32%. Aumente o tempo de carregamento para 5 segundos e isso provavelmente aumentará para 90%.

Em alguns casos, a resposta insatisfatória do servidor e os tempos de carregamento insatisfatórios prejudicam a capacidade do Google de indexar seu site, reduzindo seu orçamento de rastreamento. Um orçamento de rastreamento é o número de páginas que o Googlebot rastreia em um determinado período.

Se o Googlebot estiver sobrecarregando o servidor de um site (e potencialmente prejudicando seu desempenho), o Google rastreará o site mais lentamente.

O Google forneceu orientações aqui, dizendo que um site de carregamento rápido é um sinal de servidores saudáveis, o que significa que o Googlebot pode rastrear e indexar mais conteúdo no mesmo número de conexões.

Para grandes sites de comércio eletrônico, isso significa que seu site pode não ser indexado tão rapidamente. O SEO para site novo de sucesso exige que você preste atenção ao relatório de Erros de rastreamento no Search Console do Google e mantenha o número de erros do servidor baixo.

Quanto menos problemas ele tiver para rastrear seu site, mais rápido seu novo site verá os resultados de SEO.

Utilize o Google Search Console

Você também pode consultar o "Relatório de velocidade" disponível no Search Console. Este relatório mostra o desempenho das páginas do seu site de acordo com os dados ao vivo do mundo real. Aqui, o Google avisa se a velocidade da página do seu novo site está afetando seu SEO. Outra ferramenta disponibilizada pelo Google é a ferramenta PageSpeed ​​Insights para desenvolvedores que querem saber mais sobre o desempenho da velocidade mobile e desktop.

4) Use um design compatível com dispositivos móveis

Atualmente, os sites compatíveis com dispositivos móveis são mais importantes do que nunca. Muitas pessoas ainda usam computadores desktop e laptops para pesquisar na Web, mas muitas pessoas acham mais rápido e conveniente navegar usando seus telefones celulares. Por esse motivo, certifique-se de que seu site seja compatível com dispositivos móveis e fácil de visualizar e navegar por meio de dispositivos móveis.

A compatibilidade com dispositivos móveis é um assunto amplo e envolve muitas variáveis, mas para dar ao novo site um melhor desempenho de SEO, você deve garantir que ele esteja pronto. Ao definir o design do seu site, certifique-se de que está desenvolvendo com o celular em mente.

O Google anunciou recentemente que o índice mobile-first seria usado para todos os sites. Isso significa que, para qualquer site com versão para celular, essa versão será o resultado principal no índice do Google.

Veja algumas dicas para auditar a compatibilidade com dispositivos móveis do seu site:

  • Certifique-se de que o texto do seu site para dispositivos móveis seja legível e bem definido. Textos muito pequenos ou muito próximos podem prejudicar o desempenho do SEO do seu novo site.
  • A velocidade de carregamento da página tem sido um fator de classificação para resultados móveis por um tempo, portanto, garantir que seu site seja carregado rapidamente é uma estratégia importante de SEO para site novo.
  • Reduzir o tamanho da imagem, melhorar os tempos de resposta do servidor e reduzir o código são boas maneiras de reduzir os tempos de carregamento.
  • Evite domínios m-dot ou use subdomínios para URLs específicos para celular. Essa estratégia pode funcionar, mas não é recomendada pelo Google – se possível, concentre-se na criação de um design responsivo.

5) Otimizar URLs de página

Semelhante ao URL da página inicial, o restante dos URLs do seu site é um pequeno fator de classificação. Assim, pode ser benéfico personalizar cada novo URL para que seja fácil de lembrar, comunicar o assunto de cada página e segmentar palavras-chave relevantes naturalmente, sem forçá-lo. Indiscutivelmente, um URL que termina com bolsa-de-mão.html é melhor que product15.html.

Muitos sistemas de gerenciamento de conteúdo otimizarão seus URLs automaticamente, mas se não o fizerem, considere fazê-lo antes que o site seja publicado. Uma boa estrutura de URL para novos sites significa tornar seus URLs sugestivos do conteúdo da página.

6) Configure seu novo site no Search Console do Google

O portal Search Console do Google é um recurso gratuito para webmasters e empresas on-line monitorarem o desempenho de seus sites. Com o Search Console, você pode monitorar, manter e solucionar problemas de sua presença nos resultados de pesquisa do Google e estar ciente de quaisquer avisos ou problemas que venham diretamente do Google.

Para novos sites, esta ferramenta será útil para SEO e compreensão de seus rankings. Ele também ajudará você a criar uma estratégia de SEO do seu novo site, fornecendo dados sobre quais termos de pesquisa os visitantes estão usando para chegar ao seu site.

Primeiro, inscreva-se em uma conta do Search Console e verifique a propriedade do seu site. Normalmente, isso significa adicionar um snippet de código ao seu site que corresponda às informações da sua conta do Search Console. Você pode enviar um arquivo HTML para seu site ou uma tag HTML para a página de detalhes de verificação de seu site.

Você também pode verificar a propriedade com um registro DNS para seu provedor de nome de domínio usando um código de rastreamento do Google Analytics, um código do Gerenciador de tags do Google e muito mais.

A Pesquisa do Google permitirá que você envie seu domínio para o índice do Google diretamente, ajudando a descobrir seu site mais rapidamente. Isso ajudará o desempenho de SEO do seu novo site a melhorar mais rapidamente. Quanto mais cedo você estiver no índice do Google, mais cedo verá os resultados.

O Search Console também permite que você veja informações sobre seu desempenho de pesquisa. O relatório “Desempenho” permitirá que você veja para quais palavras-chave você está aparecendo, junto com quantos cliques você obtém na pesquisa, quantas pessoas estão vendo seu site na pesquisa e sua classificação média para determinadas palavras-chave.

7) Otimizar texto na página

Cada página do seu site precisa de texto, geralmente chamado de “conteúdo”. Para muitas páginas, aproximadamente 300 palavras são um bom ponto de partida, mas mesmo algumas frases são melhores do que nada. O que mais importa é fornecer conteúdo autoritário e útil que ajude a esclarecer o objetivo da página. Isso permite que os mecanismos de pesquisa entendam melhor sobre o que é uma página e classifiquem uma página para palavras-chave específicas.

Com isso dito, não use palavras-chave. Escreva naturalmente com a intenção de informar seus leitores sobre seus produtos e serviços, não impressionar o Google. É sempre inteligente incluir suas palavras-chave de destino, bem como palavras-chave e conceitos semelhantes que sejam relevantes para a página específica e seu site como um todo.

Concentre-se em fornecer conteúdo compatível com EAT de alto valor para o Google (conteúdo que exemplifique sua experiência, autoridade e confiabilidade de negócios). O Google enfatizou o valor do conteúdo focado no usuário que fornece aos visitantes do site o que eles precisam. Se você puder fornecer conteúdo EAT de qualidade, terá uma vantagem na melhoria do SEO para seu novo site.

8) Link para outras páginas em seu site 

Os links internos ensinam ao Google o que é uma página usando o texto âncora, que são as palavras com hiperlink que serão clicadas. A vinculação serve a dois propósitos principais. Em primeiro lugar, ele mostra aos mecanismos de pesquisa como suas páginas estão conectadas e fornece informações sobre o que está na página. Em segundo lugar, incentiva os usuários a passar mais tempo em seu site e reduz a taxa de rejeição. A taxa de rejeição é quando um usuário sai de uma página de destino sem navegar para outras páginas em um site. Uma alta taxa de rejeição é um sinal claro de que algo em seu site não é tão bom quanto poderia ser.

Como os mecanismos de pesquisa usam links para rastrear seu site e encontrar novas páginas, bons links internos ajudarão a indexar seu novo site mais rapidamente. Quanto mais cedo seu novo domínio for totalmente indexado, mais cedo o desempenho do SEO do seu novo site poderá melhorar.

Manter um blog e outros conteúdos compartilháveis ​​em seu site é uma ótima maneira de complementar os produtos e serviços que você oferece. O conteúdo Evergreen não apenas ensina aos visitantes informações importantes, mas também oferece um local para você vincular naturalmente a partes relevantes do seu site.

9) Envie seu Sitemap para o Google para indexação

Para novos sites, enviar um mapa do site é um passo crucial para SEO.

Para que seu site apareça nas páginas de resultados de pesquisa, o Google precisa rastrear o site. Isso pode acontecer gradualmente ao longo do tempo sem fazer nada, mas é melhor enviar seu mapa do site pelo Google Search Console e iniciar o processo mais rapidamente. Isso informará ao Google que seu site existe e indicará quais páginas estão nele. O Google incentiva ativamente essa etapa.

Primeiro, decida quais páginas do seu site devem ser indexadas e quais você não deseja indexar. Ao construir seu mapa do site, você deve incluir apenas a versão canônica da página e enviar apenas URLs de status 200.

Existem vários tipos de mapa do site. Você pode incluir uma página diretamente em seu site que lista todas as páginas valiosas que você possui ou pode criar um arquivo XML para incluir em seu servidor para que o Googlebot encontre.

Existem algumas maneiras de disponibilizar seu novo sitemap para o Google para que ele seja descoberto mais rapidamente. O Google recomenda as seguintes estratégias possíveis.

Insira a seguinte linha em qualquer lugar do arquivo robots.txt, especificando o caminho para o mapa do site: https://example.com/sitemap_location.xml

Use a funcionalidade "ping" para nos pedir para rastrear seu mapa do site. Envie uma solicitação HTTP GET como esta: 

https://www.google.com/ping?sitemap=<complete_url_of_sitemap> . Por exemplo:   https://www.google.com/ping?sitemap=https://example.com/sitemap.xml

Você também pode esperar para deixar o Google descobrir o mapa do site do seu site naturalmente. Mas para SEO em um novo site, a melhor estratégia é enviá-lo usando o Search Console. Vá para a seção de mapas do site do Google Search Console e envie o back-end do URL do mapa do site.

Depois que seu sitemap for enviado, não há motivo para reenviá-lo, o Google o rastreará automaticamente de vez em quando. Apenas certifique-se de mantê-lo atualizado com novos URLs de página e removendo URLs 404 ou URLs redirecionados.

10) SEO para site novo: seja indexado mais rápido e classifique melhor com backlinks

Um site novinho em folha não terá muitas oportunidades de backlinks, mas é uma boa ideia ter em mente à medida que seu site cresce e melhora com a idade.

Backlinks são criados quando um site é vinculado a outro. Essencialmente, um backlink é um “voto de confiança” de outro site para o seu. Sites de alta autoridade são mais desejáveis ​​para ganhar backlinks, e até mesmo ser mencionado em outro site pode dar um impulso ao seu site.

Lembre-se de que os backlinks devem ser obtidos, não comprados ou criados por meios falsos ou dissimulados. Fazer isso pode fazer com que seu site seja penalizado e, em última análise, tenha uma classificação mais baixa nos resultados de pesquisa. Alguns estrategistas de SEO tentam coletar backlinks com muitos métodos diferentes, mas a melhor prática é ganhar backlinks naturalmente. Esta é uma razão pela qual a criação de postagens no blog e o uso de mídias sociais para obter tráfego para o seu site podem eventualmente levar ao crescimento de backlinks do seu site naturalmente.

Para melhorar o SEO para site novo, crie conteúdo que atraia visitantes naturalmente. Blogs, guias, vídeos e um bom conteúdo de mídia social são boas maneiras de atrair interesse naturalmente. Crie conteúdo útil, interessante e informativo para melhorar seu desempenho inbound.

Se você tiver um bom conteúdo EAT (expertise, autoridade e confiabilidade) e informações úteis para os visitantes, é mais provável que as pessoas compartilhem ou criem links para seu site. Concentre-se em fornecer valor aos pesquisadores e atingir o núcleo de suas necessidades.

Tenha em mente que entender o SEO leva tempo. Mesmo que você lance um site bonito e rápido que funcione de maneira útil e lógica para os visitantes, não espere resultados imediatos.

O Google levará tempo para rastrear e indexar seu site e levará tempo para os visitantes encontrarem seu site organicamente. Nesse ínterim, mantenha-se proativo aprendendo mais sobre o setor de SEO e faça ajustes graduais para melhorar seu site.

Promova seu novo site e produtos ou serviços em plataformas de mídia social, invista em publicidade paga e entre em contato com sites ou blogs relevantes para uma menção ou colaboração. Essas são as principais estratégias para melhorar o SEO do seu site novo e ganhar backlinks naturalmente.

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Para obter mais informações sobre SEO para site novo, conheça nossos planos e continue acompanhando o blog para mais dicas. Oferecemos recursos para dar a novos sites maneiras de melhorar seu desempenho. 

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