7 minutos

SEO para Sites

O SEO para sites é o melhor caminho para otimizar as suas páginas online. Saiba como fazer isso de uma forma prática!
SEO para Sites
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
16/11/2023

Caso você tenha um site, blog ou e-commerce, e queira otimizar as suas páginas, saiba que as técnicas de SEO são as ideais para esse propósito. No entanto, nem sempre as empresas sabem como aplicar as técnicas de SEO para otimizar sites. Dito isso, confira algumas informações a seguir sobre o tema.

Dentre as ações de marketing que você aplica no seu dia a dia, uma delas deve ser gerar tráfego orgânico por meio do Google, e isso também se aplica aos demais mecanismos utilizados para a busca. Afinal, o seu site ou blog deve ser encontrado com mais facilidade.

Ao otimizar a home do site da sua empresa, os posts do blog e outras páginas, o seu negócio terá novas oportunidades na web. Isso significa que você estará permitindo que o site seja encontrado na internet. A partir do uso frequente das palavras-chave relacionadas, a sua página será sugerida como um dos resultados.

O primeiro passo é aplicar excelentes técnicas de SEO para sites na página ou no texto. Apesar de ser um desafio, os resultados são incríveis, capazes, inclusive, de provocar mudanças no algoritmo do Google. Com isso, a sua página alcançará melhores posições de resultado.

Mas, afinal, o que é o SEO para sites?

SEO, ou Search Engine Optimization, significa, em sua tradução livre, a otimização nos mecanismos de buscas. Sendo assim, o SEO para sites se trata, na verdade, de um conjunto de técnicas reunidas e aplicadas em uma página de sites ou posts no blog. O intuito do SEO é posicionar melhor essa página ou texto no buscador.

Em outras palavras, é possível definir o SEO como uma configuração no site e no conteúdo, tornando-o mais exibido nas pesquisas online. Além disso, a lógica do SEO é trazer o público até a sua empresa, sendo uma ação de marketing muito eficaz.

Isso ocorre através das pesquisas feitas no Google, em que consideram o uso dos termos que possuem relação com os serviços, produtos e a marca. Nesse caso, os termos são as conhecidas palavras-chave, que correspondem à busca realizada por usuários das buscas.

Ao fazer colocar em prática as técnicas de SEO para sites, você verá que os termos serão bem trabalhados ao longo da página ou do artigo do blog. Consequentemente, o buscador em questão fará a combinação envolvendo o conteúdo e a pesquisa em si. Logo, essa página será bem classificada entre as primeiras páginas, melhorando o resultado.

Nesse sentido, o determina de fato a posição da página é o trabalho que você faz no texto com o SEO. De fato, estar no topo das buscas não é uma tarefa fácil, mas não é impossível.

O ponto positivo é que você não precisa fazer nenhum investimento na página ou no texto em si, como links patrocinados ou mídia paga. Porém, o custo que pode existir é a contratação de um redator, caso não tenha uma equipe para essa ação.

Técnicas de SEO para site que otimizam a sua página

Agora que você já tem uma visão geral sobre o que é e quais os objetivos das técnicas de SEO para sites, conheça alguns métodos que podem ser aplicados nos seus textos.

Busca das palavras-chave

A priori, antes mesmo da criação do conteúdo, é de suma importância eleger a sua palavra-chave, isto é, qual você vai classificar no mecanismo de busca. Uma opção é utilizar o Keyword Planner, que é uma ferramenta sem nenhum custo.

Assim, você pode buscar algumas sugestões de palavras-chave, bem como grupos de anúncios, com a simples digitação da palavra-chave desejada. Logo em seguida, selecione a palavra-chave que está em alta, pois atrai a atenção dos leitores.

Inclusive, outra ação que você pode fazer é buscar a palavra-chave desejada no próprio Google e conferir as sugestões que são mais populares.

Preze por um conteúdo de qualidade além do SEO para site

Depois de escolher a sua palavra-chave, é primordial prezar pela qualidade desse conteúdo. Embora seja uma estratégia muito eficaz de marketing digital, é necessário oferecer qualidade de verdade.

Esse conteúdo deve ser útil de alguma forma para o seu leitor, afinal, ele deve se interessar pelo que você está oferecendo. Para isso, torne o seu conteúdo o mais original possível, evitando a cópia de publicações parecidas com a sua.

Não se esqueça de adicionar imagens, tabelas ou infográficos que enriqueçam o seu texto.

Título chamativo para a sua página

Para tornar a sua página mais relevante, é imprescindível pensar em um título mais chamativo, atraindo a atenção dos leitores. Até porque esse é o primeiro passo para tornar o conteúdo mais procurado e acessado.

Não se esqueça de colocar no título a palavra-chave do seu negócio ou do conteúdo. Destaca-se que a exigência mínima para o título é que ele contenha até 60 caracteres, então, mantenha esse limite.

Caso o seu título seja muito grande, coloque no início a palavra-chave, assim, será mais fácil posicionar a página.

Meta Tag Description

Da mesma forma que recomendamos um título chamativo, você também deve ser preocupar com a sua meta tag description. Essa parte do texto que aparece abaixo do título quando a página surge nos resultados.

É como um resumo muito curto que contém o objetivo do seu texto. Inclusive, o ideal é que essa meta description tenha até 160 caracteres. Logo, forneça nessa parte uma informação clara, direta e útil. Mas tenha em mente que é através dela que o leitor vai se interessar e abrir o seu texto.

Preocupe-se com a estrutura desta página

Quando falamos em uma estrutura da página, estamos nos referindo às técnicas de h1, h2 e h3. Esses são os títulos e os subtítulos que facilitam a leitura do leitor, organizando melhor o conteúdo e hierarquizando a informação passada.

O indicado é que as suas publicações tenham até o h3, mas você pode chegar até o h6. Siga a estrutura que melhor organize e explique o conteúdo da página. Não se esqueça de inserir a palavra-chave na maioria dos subtítulos para trabalhar melhor o foco desse conteúdo.

Quer ver mais conteúdos exclusivos como esse? Assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão!

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager