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SEO: Porque seu conteúdo não está aparecendo no Google

26/1/2018

SEO: Porque seu conteúdo não está aparecendo no Google

Engana-se quem pensa que a produção de conteúdo deve ser pensada apenas para o usuário, não existe rankeamento se este mesmo conteúdo não for estruturado para o SEO. A importância de otimizar as páginas na internet é o que garante sua posição, por isso o SEO precisa ser o ponto principal, assim como o usuário, ambos andam lado a lado.

Quando o conteúdo é pensado e elaborado para o público alvo, as chances de agradar quem acompanha é muito grande, porém quando neste mesmo conteúdo o SEO é aplicado, as chances de que mais pessoas te encontrem e se identifiquem com seu conteúdo aumenta consideravelmente, pois o Google se encarregará de mostrar que as informações que você passa são realmente boas.

Agora, por que o seu conteúdo não está aparecendo no Google?

Como já mencionado, o Google possui uma matemática para rankear conteúdos que são relevantes para o usuário, logo, se o SEO não for muito bem aplicado, essa colocação diminui. Você pode ter o melhor conteúdo do mundo, mas enquanto o SEO não entrar em ação, suas páginas não serão consideradas boas o suficiente para o topo da lista, pois não serão encontradas, e se forem, com certeza não estarão na primeira página.

Para te ajudar a identificar o motivo pelo qual seu conteúdo não está aparecendo no Google, separamos alguns pontos a serem analisados para saber se o SEO tem sido aplicado da forma correta, e o que precisa ser melhorado. A intenção deste post não é colocar seu site na primeira página, e sim dar dicas para melhorar a aplicação do SEO no seu conteúdo.

Caso queira saber como colocar seu conteúdo na primeira página do Google, você pode se interessar pelo post: Maneiras para sua loja aparecer na primeira página do Google investindo em SEO

Vamos lá!

conteúdo não está aparecendo no google

Antes de qualquer coisa escolha a palavra-chave

Se a intenção é produzir um conteúdo que apareça nos resultados orgânicos, é extremamente necessário a escolha ideal da palavra-chave. Não tem como pensar em SEO sem o uso dessas palavras, pois elas são uma parte muito importante para guiar a otimização do seu conteúdo.

Claro que como tudo nessa vida é baseado em escolhas, a definição da palavra-chave pode ajudar e muito na hora das pesquisas. Mas o que é preciso para saber qual é a melhor palavra-chave a ser utilizada? Daremos uma dica extra a seguir.

Como escolher a palavra-chave perfeita

Uma coisa importante a ser pontuada é que o SEO não possui um manual de certo e errado, cada profissional de SEO possui uma forma de encontrar a palavra-chave perfeita para compor o conteúdo. Os pontos básicos a serem analisados são o volume de busca e a dificuldade de rankeamento.

Com isso em mente é possível fazer uma busca para analisar o quanto essas palavras são relevantes para o Google, podendo assim direcionar o SEO. Simples não é? Tudo é uma questão de pesquisas e estratégias.

Leia também: Conteúdos fundamentais que seu negócio deve produzir para ser notado

A importância das Tags para o SEO

A escolha das tags também são muito importantes na hora de criar um conteúdo pensando em SEO. Essas tags estão presentes em páginas de blog, e são um fator predominante otimizadas através da palavra-chave escolhida.

Meta Title Tag

O site Backlinko realizou um estudo em 2016 que analisou aproximadamente 1 milhão de páginas de resultados, e procurou qual eram as relações entre os primeiros resultados.

Um dos pontos que foram observados fazendo essa relação tem a ver com o título principal. Ou seja, ele é sim um fator predominante e precisa ser analisado com muito cuidado, sempre fazendo uso da palavra-chave.

Meta Description Tag

Ainda existem pessoas que não dão o devido valor as descrições, mas elas são importantes para destacar e rankear os seus conteúdos. Elaborar uma boa meta description pode aumentar os cliques ao passar a intenção real e objetiva do seu conteúdo.

Heading Tags

Quem aí foge da organização? A gente pode até fugir, mas o Google não, ele considera a organização hierárquica de uma página através das heading tags. Essas belezinhas são conhecidas como “h1”, “h2”, “h3”, “h4”, “h5” e “h6”. Geralmente essas tags funcionam como título, subtítulo, subtítulo do subtítulo e afins.

Aqui também fica pontuado a importância da palavra-chave, na heading tag “h1”, que no caso seria o título principal, o uso da palavra chave é lei irrevogável. Contudo, nas demais heading tags não existe a necessidade de colocar palavras-chaves, contanto que façam sentido com seu conteúdo. Mas caso tenha a oportunidade de colocar, aproveite, o SEO irá considerar.

Leia também: SEO para E-commerce - Otimização para Lojas Virtuais

Densidade de palavra-chave

seo

Por muito tempo as pessoas buscaram saber qual era a quantidade ideal de palavras-chave que devem ser aplicadas no conteúdo. A partir daí começaram a surgir diversas teorias e colocações, até que foi traçada uma nova recomendação: O conteúdo deve conter 2% de palavras-chaves do total de palavras do artigo.

Simplificando, se o seu conteúdo possui 500 palavras, logo, a margem ideal que deve-se considerar a sua palavra-chave será 10. É uma porcentagem considerável, contudo não existe a necessidade de tentar encaixar a palavra onde não dá, apenas para constar o número recomendado.

Esse cálculo foi elaborado apenas para ajudar a melhorar à escrita pensando em SEO, não é uma regra, e sim uma dica estratégica.

Linkagem Interna

Quanto mais tempo o usuário passar no seu site, melhor será sua relevância para o Google. O tempo de permanência indica uma boa experiência do usuário, por isso ter links internos no seu conteúdo direcionando para outros artigos relacionados pode auxiliar nessa questão.

Fora está experiência que é levada em consideração, as linkagens internas também possibilitam que o Google navegue pelo seu site de forma mais fácil, influenciando também na distribuição de link juice pelo seu site.

Estes são alguns pontos básicos a serem considerados no SEO para que sua página apareça no Google.

Conheça também: Entenda de que forma ignorar SEO interfere na sua posição no Google

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Até a próxima!

 

Autor

Mônica De Paula

Alpinista de SERP, profissional em posicionamento digital e estratégias online.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brmonicadepaula@webpeak.com.br

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