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SEO: separamos para você um guia do empreendedor de sucesso

11/7/2019

SEO: separamos para você um guia do empreendedor de sucesso

guia do empreendedor, SEO

O Marketing Digital é uma grande oportunidade para pequenas e médias empresas conquistarem um pedaço do mercado e aumentarem exponencialmente suas vendas na internet. Com as estratégias certas de SEO, você pode até mesmo transformar um pequeno negócio em uma grande referência no setor, superando a concorrência. 

Porém, se antes as técnicas de SEO eram apenas um diferencial, hoje, essa estratégia é obrigatória para qualquer negócio que deseja vender na internet. E quanto antes o seu negócio começar a aplicar as técnicas, melhor, gerando resultados mais rápidos e eficientes. 

Agora, como isso é possível? Se você tem dúvidas e quer descobrir definitivamente como aplicar SEO na sua empresa, acompanhe esse guia do empreendedor simples e garanta o sucesso de seu negócio na internet! 

O que é SEO para empresas? 

Você certamente já deve ter ouvido falar sobre SEO e o potencial que essa estratégia tem de alavancar as vendas de seu negócio. É através dessa técnica que o seu site consegue ser indexado pelos buscadores e aparece nas primeiras páginas de pesquisa do Google. 

Porém, uma coisa que talvez você não saiba e deve te convencer a começar a investir em Marketing Digital AGORA mesmo: de acordo com as últimas pesquisas do SEO Trends, mais de 69% das empresas pesquisas já aplicam técnicas de SEO em seus negócios. 

E mais: 72% dos consumidores de uma forma geral afirmam que procuram seus produtos de interesse primeiro na internet, antes de decidir pela compra. Isso significa que se sua empresa não investe em SEO e aplica tudo o que vamos indicar neste guia do empreendedor, está perdendo a chance de atingir esses 70% de consumidores, e ainda perde lugar para as quase 70% de empresas que já utilizam essas estratégias de marketing

Agora, nos acompanhe mais um pouco e confira o guia de SEO do empreendedor que quer alcançar o sucesso através do Marketing Digital

Guia do empreendedor: os passos do SEO para o sucesso

Se você quer se destacar da concorrência na internet e começar a aparecer nas primeiras páginas de pesquisa do Google, gerando muito mais vendas nesse processo, é crucial entender que existe, sim, um guia do empreendedor para aplicar SEO. Não é sorte, e, sim, esforço na estratégia certa. 

E, não se preocupe: não é necessário investir muito dinheiro para começar a aplicar as técnicas de SEO hoje mesmo. Mesmo empresas pequenas e com pouco investimento podem começar a aparecer na frente de empresas maiores no rank do Google, principalmente se investir nas estratégias certas. 

Abaixo, confira o guia do empreendedor para começar a aplicar estratégias de SEO em seu negócio ainda hoje!

1. Defina bem seu público-alvo e persona

Se a empresa ainda não sabe o seu público-alvo, é muito provável que passe anos dependendo da sorte ou do menor preço para vender. E não é isso que você quer, certo? Se você deseja um crescimento estável nas vendas independente da época do ano, precisará conhecer à fundo seu público-alvo e trabalhar sua estratégia de marketing toda em cima de sua persona. 

Há todo um segredo por trás da definição de persona, e vale a pena você dar uma conferida antes de dar prosseguimento à aplicação das técnicas de SEO. Entenda que, a depender do seu público-alvo, muitos detalhes da estratégia de Marketing são influenciados, inclusive a escolha de palavras-chave, como você verá logo mais.

2. Entre na mente de seu cliente em potencial 

Talvez você esteja se perguntando agora mesmo: o que entender o cliente tem a ver com SEO? E a resposta é TUDO! Como você vai ver ainda neste guia do empreendedor de sucesso, o segredo para o sucesso de uma estratégia digital está em atingir os clientes certos. 

A internet tem um público muito, muito, muito amplo, e não vale a pena tentar acertar todos os tipos possíveis de pessoas com a sua comunicação. Você gastaria muito dinheiro, muito esforço, e ainda assim provavelmente não teria resultados. 

Depois de definir seu público-alvo, então, sua próxima lição é entender exatamente o que a sua persona procura sobre o produto da sua empresa na internet. Quais dúvidas a sua persona possui, e você pode responder? E, o melhor: quais os problemas a sua persona está tendo agora mesmo que a sua empresa pode dar a solução perfeita? 

Entenda a fundo a mente de sua persona, se possível, faça isso junto à equipe de sua empresa, e passe para o próximo passo deste guia do empreendedor! 

3. Monte uma estratégia infalível de palavras-chave

Aqui no blog, já falamos várias vezes sobre a importância de montar uma boa estratégia de palavras-chave para um bom SEO. E isso também deve ser pensado levando em consideração o seu público-alvo. Entenda os termos que seu público potencialmente usaria para pesquisar no Google sobre seus produtos, e foque seu conteúdo nessas palavras-chave infalíveis

4. Ofereça exatamente o conteúdo que seu público precisa 

Uma boa estratégia de SEO envolve produção de conteúdo, e quanto mais conteúdo melhor. Porém, é crucial que você foque seus esforços em conteúdos eficientes, focados nas dores e interesses de sua persona. 

E mais: o objetivo do Google é oferecer a melhor experiência possível para o usuário, portanto, conteúdos de alta qualidade e relevância ganham destaque nessa corrida pelo 1º lugar nas páginas de pesquisa do buscador. 

5. Faça as otimizações básicas de títulos e conteúdo 

O próximo passo deste guia do empreendedor é a otimização de todo o conteúdo do seu site através de técnicas simples de SEO. Não há muito segredo nesse trecho, mas você terá muito mais detalhes sobre esse processo neste texto nosso

A ideia é você usar as palavras-chave escolhidas por sua estratégia para a otimização dos conteúdos, incluindo os termos de busca nos títulos (H1, H2, H3…) e no corpo do texto. Lembre-se de inserir as palavras-chave também nas legendas das imagens do site também. 

guia do empreendedor, SEO

6. Monte uma estratégia de link building 

Como você pode ver em outro texto nosso, o link building é processo fundamental de qualquer estratégia de SEO. Nesse caso, ele também pode ser conhecido como SEO off-page, já que se trata de uma otimização que é feita fora das páginas do site do seu negócio. 

O Google aceita que os backlinks, ou links de outros sites direcionando para o seu, indicam que você produz um conteúdo de qualidade e, portanto, deve aparecer primeiro nas páginas de pesquisa do buscador. 

Existem várias maneiras de conseguir backlinks, dentre elas estão desde parcerias através de guests posts, até produzir conteúdo informativo e memorável, que certamente será muito compartilhado em redes sociais, por exemplo. 

E então, está pronto para aplicar as dicas deste guia de empreendedor e colocar a sua estratégia de SEO em ação? Se você gostou do conteúdo, aproveite e acompanhe nosso blog para ter continuar tendo acesso a outras dicas e segredos para a estratégia de SEO perfeita! 

Até mais! :)

Autor

Naiane Ramos

Sou uma redatora apaixonada por marketing de conteúdo, livros e tudo de bom que a internet tem a oferecer.

Linkedincontato@webpeak.com.br

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