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SEO Significado e Prática no negócio

Entenda SEO Significado e Prática no negócio para melhorar a performance de SEO. Confira as dicas e coloque em prática hoje mesmo!
SEO Significado e Prática no negócio
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
23/4/2023

SEO (Search Engine Optimization) em português significa Otimização para mecanismos de Busca. Em outras palavras, as ações de SEO em seu site, ajudam os motores de busca, como o Google, a notarem seu negócio na internet.

O conhecido Search Engine Optimization (SEO),  também chamado popularmente como otimização de sites, pode ser rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos do seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias que que possibilitem a evolução das páginas e melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, claro que o posto mais almejado até então ainda fica por conta do Google.

Sendo assim, se o seu interesse é melhorar o rankeamento das suas páginas, aumentar o número de visitas orgânicas dentro do seu site e mostrar para o mundo a sua marca, então talvez seja a hora de começar a investir em SEO.

O que é SEO?

Ainda existem os céticos, que andam dizendo por aí que o SEO não está mais vivo. Porém, essas teorias já foram desconsideradas uma vez que uma empresa começa a praticar a otimização dentro das páginas de negócio, e pode ter certeza que os resultados são mais positivos possíveis.

Quando você acessa um buscador, se depara com algumas informações na tela, dentre elas resultados patrocinados (ADS), orgânico (SEO), resultados locais, de imagens, shopping, vídeos, pessoas também pesquisaram, dentre outros. Como vemos abaixo, o SEO traz ótima visibilidade, sendo um a origem com melhor ROI.

o que é seo? apareça a SERP com a webpeak

Outro ponto importante é que para investir em SEO você não precisa gastar rios de dinheiro. Nas campanhas de marketing, o SEO tem um grande peso para os resultados e com um custo beneficio bem acessível. 

É muito simples. O próprio administrador ou desenvolvedor do site deve utilizar o conceito de SEO nos projetos do site de forma a melhorar os aspectos de otimização interna que contribuem para o bom posicionamento das páginas.

SEO Significado na prática!

Se você possui um site institucional ou um e-commerce, a principal colaboração do SEO em seu negócio é que ele irá colaborar para geração de leads e vendas. Afinal, uma vez que seu site esteja nas primeiras posições dos resultados de busca orgânica, maior visibilidade terá seu negócio e mais chances de converter seus visitantes.

Por outro lado, se seu negócio possui um blog, ele também será positivo, uma vez que seu blog precisa de leituras e estando bem posicionado isso irá ocorrer.

Os objetivos que traçamos acima, também chamamos de conversão, e podem ser ações variadas como:

  • Vendas;
  • Cadastro;
  • Downloads;
  • Assistir um vídeo;
  • Visitar determinada página;
  • Ou até mesmo cliques em partes do site.

Fato é que, independente da sua área de atuação dos objetivos que são traçados por você, a otimização de seu site irá garantir um público segmentado de acordo com suas expectativas, afinal, suas ações são delimitadas com precisão.

Principais Técnicas de SEO

1ª técnica de SEO: Palavras-chave

As palavras-chave são os termos que o Google utiliza para encontrar alguns resultados na web. De um jeito simples, essas palavras são como um índice para o Google encontrar sua página e ver se o site tem mesmo relevância para aquela busca.

Utilize recursos para encontrar termos que apresentem alto volume de buscas e baixa competitividade. Abaixo tem um exemplo no site da WebPeak:

SEO significado e prática - webpeak

O ideal é que estas palavras estejam muito bem colocadas, distribuídas de forma eficaz e natural em todo conteúdo. Coloque-as no título, nas descrições, e em locais que irão garantir o fácil acesso ao que você está impulsionando.

2ª técnica de SEO: Relevância do conteúdo

Produzir conteúdos envolve atenção ao que é colocado no site. O Google consegue fazer a análise de relevância através de originalidade do conteúdo, tamanho do material escrito, e qual a ligação do texto com as palavras-chaves.

A escolha de palavras-chave a partir de ferramentas de palavras-chave, como a Ferramenta de palavra-chave da WebPeak, que é uma excelente opção para produção de conteúdos originais e possíveis de bom ranqueamento. Dessa forma ficará fácil trazer seu primeiro pedido :)

3ª técnica de SEO: Link Building

O Google também leva em consideração os links que sua página possui. Basicamente, contam os links internos e externos.

Os links internos são aqueles usados dentro do seu post, fazendo referências a outros conteúdos do seu próprio endereço. Por outro lado, os links externos são quando outras páginas fazem referência ao seu conteúdo.

4ª técnica de SEO: Experiência do usuário

Outro ponto importante é a experiência do usuário em seu site. O SEO possibilita que organize seu site também levando em consideração:

1.    Tempo de carregamento da página;

2.    Design que facilita a interação;

3.    Adaptação de site para mobile;

4.    Códigos limpos.

As técnicas de SEO que garantem a melhor experiência para o usuário podem ser desenvolvidas a partir de sua atenção na criação de landing pages otimizadas, site responsivo e otimizado para dispositivos móveis, por exemplo.

Melhorar a Performance de SEO

Sua estratégia de SEO é eficaz o suficiente? Como garantir que os esforços gerem resultados tangíveis? O que você pode fazer para melhorar o desempenho do site?

Eles dizem que se você pode medir algo, você pode melhorar. Em SEO, não é diferente.

Acompanhando as certas métricas de desempenho, você poderá responder a todas essas perguntas. Os KPIs funcionam como um controle que permite identificar quais técnicas funcionam e quais não funcionam.

O mais importante é monitorar os KPI's certos para encontrar uma melhor maneira de evitar gastar tempo e dinheiro em algo que não está gerando o lucro esperado.

KPI's de Performance SEO para se acompanhar:

  • Otimização do site
  • Tráfego orgânico
  • Ranking de palavras-chave
  • Engajamento nas redes sociais
  • Taxa de conversão de tráfego orgânico
  • Quantidade de backlinks

Embora seja comum ter vários objetivos (macro e micro), é essencial estabelecer um objetivo final primário específico. Então, comece com o final em mente. É fundamental se acostumar a medir o SEO ao longo do tempo, com paciência e compreensão de quanto tempo as coisas podem realmente levar.

Checklist de SEO

Agora que você já entendeu SEO significado e a pratica, siga essas dicas para ir de encontro com o topo dos buscadores:

  • Planejamento estratégico
  • SEO local
  • SEO on page
  • SEO técnico
  • Conteúdo
  • SEO Off page
  • Sinais sociais
  • Velocidade do site
  • Painéis de acompanhamento (como a WebPeak)

Coloque as dicas em prática e compartilhe conosco seu feedback.

Até a próxima!

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Helder Santos

Marketing Manager