5 minutos

SEO Técnico: entenda a importância do Robots.txt de uma vez por todas

Entenda de uma vez por todas a importância do robots.txt para o SEO técnica do seu site!
SEO Técnico: entenda a importância do Robots.txt de uma vez por todas
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
27/11/2023

Em se tratando do robots.txt, estamos falando de SEO Técnico. Ele nada mais é que um arquivo em seu site que indica aos robôs dos mecanismos de busca (crawlers), quais páginas ele pode ler e indexar com o objetivo de exibi-las nos resultados de pesquisa de buscadores como o Google. 

Sua aliança com o SEO se deu devido ao auxílio para indexar conteúdo de forma otimizada. Entenda melhor sobre o tema a seguir!

SEO Técnico: o que é robots.txt?

Para deixar tudo mais exposto, robots.txt é um arquivo que fica salvo na pasta raiz de um site e indica aos robôs de busca (como Google, Bing, entre outros sites) quais páginas devem, ou não, ser indexadas no banco de dados dos sites de busca.

Para isso, o robots.txt utiliza um conjunto de comandos, chamado de Protocolo de Exclusão de Robôs, onde é aplicado aos robôs de busca para que entendam quais páginas não devem ser acessadas.

Para acessar o arquivo é muito fácil, basta digitar o endereço do site em um navegador, seguido pelo nome de arquivo “/robots.txt”.

Para que serve o arquivo robots.txt?

No geral, o robots.txt serve para colocar em ordem o que pode e o que não pode ser visto pelos robôs de busca. Veja suas principais funcionalidades: 

Controlar o acesso a determinadas páginas da web

Todo site é composto por páginas da web, assim, o robots.txt, além de proibir que robôs de busca, como o Googlebot, acessem determinadas páginas (essas que podem conter dados restritos ou informações irrelevantes para sua estratégia de negócio), também colabora ao evitar a sobrecarga de acessos dos robôs de busca no servidor que hospeda o site.

Lembre-se de um fato importante: mesmo que os robôs de busca não possam acessar determinadas páginas, isso não impede que o próprio usuário o faça, basta ter o link de acesso direto.

Controlar o acesso a determinadas imagens

Uma das principais funcionalidades do robots.txt é que, além de restringir o acesso do robô a determinadas páginas, também impede que arquivos de imagem do seu site sejam exibidos em resultados de pesquisas.

O motivo disso ser eficaz é nos casos de necessidade de manter informações seguras e com restrições de acesso. Por outro lado, pode ser uma ótima decisão estratégica, afinal, o usuário será obrigado, sutilmente, a entrar na página para visualizar a imagem, o que tende a ser interessante para alguns negócios.

Bloquear acessos a arquivos de recursos

Puxando o gancho de cima, o robots.txt, além de restringir o acesso a páginas e imagens, também bloqueia o acesso a arquivos menos importantes, ou de script possuem um auxílio para poupar servidores.

Hoje em dia, mesmo se tratando de arquivos de menor importância, é muito importante ter cautela ao utilizar essa função do robots.txt, sobretudo para lidar com arquivos indispensáveis ao carregamento da página, afinal, ao dificultar o trabalho dos robôs rastreadores, como o crawler, a página como um todo tende a ser prejudicada.

Ferramentas da WebPeak que caminham com o Robots.txt

Verificação da qualidade do Backlink
  • Relatório de links tóxicos para limpar seu perfil de backlink de site de backlinks não naturais;
  • Pesquisa de domínios para encontrar sites que trazem link juice;
  • Análise de páginas para identificar quem discute seu conteúdo;
  • Análise da diversidade de textos âncora utilizados;
  • Suas páginas mais vinculadas para descobrir suas próprias páginas com alto link juice;
  • As principais métricas do seu domínio comparadas com sua concorrência.

Com esta ferramenta você saberá como fortalecer seu perfil de backlink e se livrar de links tóxicos.

Relógio de Links Choses

Monitoramento de links importantes e seus parâmetros (cloaking do usuário-agente, atributo 'nofollow', desabilitação de rastreamento no arquivo robots.txt).

Competidor Backlink Spy
  • Links para concorrentes para que você possa rever o engenheiro da estratégia de construção de links;
  • Identifique o nível de competição dentro dos SERPs comparando vários sites;
  • Páginas com PR elevado que você também possa obter backlinks qualitativos.
Ferramenta de submissão de conteúdo
  • Mais de 85 sites de nicho e sites de submissão de conteúdo;
  • 35+ blog comunidades e motores de busca;
  • Mais de 30 sites e diretórios locais;
  • 10 motores de busca de compras.

Com esta ferramenta de SEO é possível complementar sua estratégia de marketing com listas locais, compartilhamento de conteúdo de mídia, listagens de comércio eletrônico, etc.

Gostou do nosso conteúdo? Continue nos acompanhando e receba mais conhecimento para seu negócio! Conheça nossos planos e veja seu negócio decolar! 

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager