SEO

SEO Técnico: entenda a importância do Robots.txt de uma vez por todas

29
Jan
2021

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Se tratando do robots.txt, estamos falando de SEO Técnico. Ele nada mais é que um arquivo em seu site que indica aos robôs dos mecanismos de busca (crawlers), quais páginas ele pode ler e indexar com o objetivo de exibi-las nos resultados de pesquisa de buscadores como o Google. 

Sua aliança com o SEO se deu devido ao auxílio para indexar conteúdo de forma otimizada. 

SEO Técnico: o que é robots.txt?

Para deixar tudo mais exposto, robots.txt é um arquivo que fica salvo na pasta raiz de um site e indica aos robôs de busca (como Google, Bing, entre outros sites) quais páginas devem, ou não, ser indexadas no banco de dados dos sites de busca.

Para isso, o robots.txt utiliza um conjunto de comandos, chamado de Protocolo de Exclusão de Robôs, onde é aplicado aos robôs de busca para que entendam quais páginas não devem ser acessadas.

Para acessar o arquivo é muito fácil, basta digitar o endereço do site em um navegador, seguido pelo nome de arquivo “/robots.txt”.

Para que serve o arquivo robots.txt?

No geral, o robots.txt serve para colocar em ordem o que pode e o que não pode ser visto pelos robôs de busca. Veja suas principais funcionalidades: 

Controlar o acesso a determinadas páginas da web

Todo site é composto por páginas da web, assim, o robots.txt, além de proibir que robôs de busca, como o Googlebot, acessem determinadas páginas (essas que podem conter dados restritos ou informações irrelevantes para sua estratégia de negócio), também colabora ao evitar a sobrecarga de acessos dos robôs de busca no servidor que hospeda o site.

Lembre-se de um fato importante: mesmo que os robôs de busca não possam acessar determinadas páginas, isso não impede que o próprio usuário o faça, basta ter o link de acesso direto.

Controlar o acesso a determinadas imagens

Uma das principais funcionalidades do robots.txt é que, além de restringir o acesso do robô a determinadas páginas, também impede que arquivos de imagem do seu site sejam exibidos em resultados de pesquisas.

O motivo disso ser eficaz é nos casos de necessidade de manter informações seguras e com restrições de acesso. Por outro lado, pode ser uma ótima decisão estratégica, afinal, o usuário será obrigado, sutilmente, a entrar na página para visualizar a imagem, o que tende a ser interessante para alguns negócios.

Bloquear acessos a arquivos de recursos

Puxando o gancho de cima, o robots.txt, além de restringir o acesso a páginas e imagens, também bloqueia o acesso a arquivos menos importantes, ou de script possuem um auxílio para poupar servidores.

Hoje em dia, mesmo se tratando de arquivos de menor importância, é muito importante ter cautela ao utilizar essa função do robots.txt, sobretudo para lidar com arquivos indispensáveis ao carregamento da página, afinal, ao dificultar o trabalho dos robôs rastreadores, como o crawler, a página como um todo tende a ser prejudicada.

Ferramentas da WebPeak que caminham com o Robots.txt

Verificação da qualidade do Backlink

  • Relatório de links tóxicos para limpar seu perfil de backlink de site de backlinks não naturais;
  • Pesquisa de domínios para encontrar sites que trazem link juice;
  • Análise de páginas para identificar quem discute seu conteúdo;
  • Análise da diversidade de textos âncora utilizados;
  • Suas páginas mais vinculadas para descobrir suas próprias páginas com alto link juice;
  • As principais métricas do seu domínio comparadas com sua concorrência.

Com esta ferramenta você saberá como fortalecer seu perfil de backlink e se livrar de links tóxicos.

Relógio de Links Choses

Monitoramento de links importantes e seus parâmetros (cloaking do usuário-agente, atributo 'nofollow', desabilitação de rastreamento no arquivo robots.txt).

Competidor Backlink Spy

  • Links para concorrentes para que você possa rever o engenheiro da estratégia de construção de links;
  • Identifique o nível de competição dentro dos SERPs comparando vários sites;
  • Páginas com PR elevado que você também possa obter backlinks qualitativos.

Ferramenta de submissão de conteúdo

  • Mais de 85 sites de nicho e sites de submissão de conteúdo;
  • 35+ blog comunidades e motores de busca;
  • Mais de 30 sites e diretórios locais;
  • 10 motores de busca de compras.

Com esta ferramenta de SEO é possível complementar sua estratégia de marketing com listas locais, compartilhamento de conteúdo de mídia, listagens de comércio eletrônico, etc.

Gostou do nosso conteúdo? Continue nos acompanhando e receba mais conhecimento para seu negócio! Conheça nossos planos e veja seu negócio decolar! 




Últimas Postagens WebPeak

SEO

Conheça o Gerador de Title e Description Grátis da WebPeak

Google

Quer saber como disparar site na busca orgânica? Veja essas dicas!

SEO

10 melhores práticas para impulsionar o SEO WordPress

E-Commerce

Transformações no Marketplace