SEO

Seu guia de SEO para 2019: como dominar as tendências de SEO

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Já pensou como será sua estratégia de SEO para 2019?

Este ano pode não parecer muito diferente de 2018, mas todos nós sabemos que a mudança está vindo lentamente. É hora de fazer seu planejamento de marketing e começar a trabalhar para  alcançar o sucesso.

Bora lá?

SEO vs. PPC: de que lado você vai estar este ano?

tendências de seo para 2019

Aqui está uma verdade nua e crua: Se você ainda planeja mandar bem no SEO para 2019, há duas coisas que você precisa fazer: entender os fatores de otimização para mecanismo de busca e conhecer as últimas tendências de SEO.

Mesmo depois de tanto tempo de Internet, ninguém criou uma fórmula mágica para permanecer no topo das posições do Google a longo prazo. 

Os anúncios de PPC, por mais eficazes que sejam, deixam de funcionar no momento em que deixamos de pagar por eles… Ao contrário do SEO.

Aliás, essa é a verdadeira beleza da coisa: de grão em grão, o SEO enche o papo. Lento e estável, ele é um aposta com retornos garantidos - quando bem feito, é claro.

E nós, a equipe do WebPeak, queremos que você vença essa batalha. Nosso trabalho é transformar esforços em resultados - com nosso time de especialistas, com nossas Ferramentas de SEO para 2019 e muito mais!

Leia as nossas dicas com tudo o que você precisa para tornar seu SEO um sucesso.

Quer acertar na estratégia? Não de conhecer o Mini-Curso de SEO da WebPeak.

Tendências de SEO: Pesquisa de palavras-chave e otimização

O papel das palavras-chave é garantir que seu site possa ser encontrado no Google. 

Mas é preciso escolhê-las com cuidado, já que nem todas serão igualmente úteis para você.

O truque é encontrar palavras-chave com bastante volume de busca e que não sejam usadas por concorrentes maiores. Somente as ferramentas de SEO para 2019 podem ajudá-lo a melhorar esse aspecto.

Comece abrindo o Recurso de Palavras-Chave da WebPeak.

tendências de seo para 2019

Digite suas ideias de palavras-chave na ferramenta e clique em PESQUISAR. Escolha as opções mais adequadas na lista de acordo com seus objetivos.

Na coluna "Tendências de Pesquisa" você consegue ter uma ideia sobre a popularidade da palavra-chave num futuro próximo. Se o número de pesquisas mensais estiver crescendo, é um bom sinal!

Dica: Descubra as Ferramentas de Palavras-Chave da WebPeak

SEO para 2019: Navegação no site

tendências de seo para 2019

Quando você consegue encontrar uma página sem dificuldades, isso significa que o site oferece uma boa experiência ao usuário. Além disso, garante que o Google possa rastrear e indexar todas as páginas do seu site. Mas… Como conseguir isso?

Tendências de SEO: Estrutura organizada e eficiente

O Google usa links para rastrear e indexar seu site, o que os torna essenciais para mandar bem no SEO para 2019. Mas simplesmente linkar suas páginas não é suficiente; elas precisam estar conectadas de maneira organizada.

Tendências de SEO: Barra de navegação

Essa barra normalmente inclui links para todas as páginas importantes do seu site, como a página inicial, de contato e "sobre nós". As lojas online também costumam colocar menus suspensos com categorias e subcategorias para seus produtos.

Tendências de SEO: Barra de rodapé

A barra de rodapé serve para colocar os links que você não colocou na barra de navegação, mas ainda assim julga importante ter. Isso é feito para manter a barra de navegação compacta e simples; caso contrário, a experiência do usuário seria muito confusa.

Tendências de SEO: Otimização para dispositivos móveis

O uso de dispositivos móveis para navegar na Internet continua crescendo ao redor do mundo. Os websites estão se adaptando a essa mudança, otimizando-se para celulares, tablets e afins.

Mais do que um update no SEO para 2019, as empresas estão investindo para melhorar a qualidade da experiência do usuário. Entre a bordo fazendo o seguinte:

- Implemente um design responsivo, que ajustará automaticamente o conteúdo para a tela.

- Reduza o tamanho dos arquivos das suas imagens, definindo manualmente sua altura e largura. Lembre-se de salvá-las no formato ideal e compactá-las.

- Mantenha o tempo de carregamento da sua página o mínimo possível.

- Minimize o código HTML, CSS, JavaScript e outros códigos nas suas páginas.

SEO local

Mesmo que você não venda nada online, seu site ainda pode facilmente fazer clientes aparecerem à sua porta. Isso só pode ser feito através do SEO local.

Para encontrar as palavras-chave mais eficazes, suas Ferramentas de SEO para 2019 devem estar sintonizadas com a sua localização.

Clique em Ferramenta de Sugestões de Palavras-chave na plataforma da WebPeak e escolha onde você quer focar.

Tendências de SEO: Otimização para Buscas por Voz

tendências de seo para 2019

As pesquisas por voz representam 10% de todas as pesquisas do Google, ou seja, dezenas de milhões de pesquisas por dia. A expectativa é que esse número alcance 50% de todas as pesquisas até 2020. 

Se você puder otimizar seu site para busca por voz antes que essa onda gigante aconteça, você estará entre os primeiros navegantes.

O que você pode fazer?

- Otimize seu site para palavras-chave de cauda longa, de preferência em formato de pergunta. 

Estratégias de SEO para 2019 devem investir em títulos que começam com quem, o quê, por que, onde, quando e como.

- Complemente essas perguntas com respostas. Normalmente, os resultados da busca por voz não são muito longos (cerca de 30 palavras), mas ainda são concisos o suficiente para responder às perguntas.

- Otimize seu conteúdo para aparecer em trechos em destaque e respostas rápidas.

- Aumente sua autoridade de domínio criando backlinks de fontes confiáveis.

Tendências de SEO: Velocidade de carregamento da página

Há muitas maneiras de reduzir o tempo de carregamento de sua página. Para melhorar seu SEO para 2019, você precisará implementar o máximo que puder das dicas a seguir.

  • Otimize suas imagens. Quase toda imagem pode perder alguns KBs sem prejudicar sua qualidade.
  • Simplifique o código da página. Uma página mal codificada ou com linhas excessivas levará mais tempo para carregar do que uma bem codificado.
Não deixe de ler: Tempo de Carregamento - Como Melhorar o seu Site

Tendências de SEO: Mídias Sociais

tendências de seo para 2019

As mídias sociais provaram, mais de uma vez, ser poderosas aliadas na conexão com o público. Mas o que exatamente as mídias sociais fazem por você?

- Mais tráfego: cada plataforma social pode ser uma fonte extra de tráfego para seu site.

- Mais exposição: as pessoas passam muito tempo nas mídias sociais e são expostas a todos os tipos de conteúdo, por isso é tão importante estar presente lá.

- Ligação com o público: a mídia social permite que você estreite relações e converse com os usuários de uma maneira descontraída.

Agora é a hora de dar o primeiro passo em direção às tendências de SEO para 2019. Juntos, vamos fazer deste o ano em que você assumirá o controle das posições de topo do Google em seu nicho!

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas. ;)

***Este texto é uma tradução e adaptação do artigo “Your SEO Guide for 2019: How to Master SEO Trends”, do WebCeo.

Últimas Postagens WebPeak

Marketing

Como dar os primeiros passos no marketing digital?

E-Commerce

As Melhores Dicas de SEO na Tray Commerce

SEO

Quer melhorar sua Taxa de Clique Orgânico? A gente te mostra como!

Google

Google testará o Protocolo IndexNow