Marketing

Trabalha no setor Supermercadista? Esse guia de marketing é para você

20
Jan
2021

Mariana Chaves

Produtora e especialista em marketing de conteúdo.

Essa é uma expressão a que não estamos muito habituados a ouvir, mas o marketing para supermercadista faz parte do cotidiano de todos nós. Afinal, recebemos diversos estímulos todos os dias, seja na internet, televisão ou nas ruas, tudo é cuidadosamente projetado para gerar gatilhos e sensações que não tem como deixar de comprar, até mesmo quando as pessoas não precisam daquilo no momento.

No mercado há várias estratégias que compõem o marketing para supermercadista e, neste artigo, vamos te dar um verdadeiro guia de marketing com as principais vantagens que ele tem a oferecer, quais ações que você poderá implementar na empresa e muito mais. 

Confira!

O que é marketing de supermercadista?

Marketing para supermercadista é um conjunto de estratégias que reúnem esforços voltados para os clientes. Se for bem aplicado, ele é capaz de atrair novos consumidores, promover seus produtos, fidelizar seus clientes e fortalecer a marca. 

Aplicando as estratégias automaticamente conseguirá identificar o aumento das vendas e o crescimento dos lucros. Sem essas táticas, por outro lado, o processo acaba se tornando mais complicado e moroso.

Quais são os benefícios do marketing para supermercadista?

Agora que você já tem a introdução básica sobre o que é marketing de supermercadista e como ele funciona, mostraremos alguns dos principais benefícios que uma campanha de supermercadista bem estruturada pode proporcionar ao seu negócio. As vantagens são:

1 – Aumento de vendas

Para que os clientes cheguem até seu supermercado, é necessário que sejam adotadas algumas medidas para divulgá-lo, seja através das redes sociais, panfletos, outdoors, rádio, televisão ou outras modalidades. Se as táticas forem bem definidas e levarem em conta o público correto, os resultados começarão a aparecer na forma do aumento nas vendas.

Sendo assim, para começar é necessário descobrir quem é sua audiência, quais as redes sociais mais utilizadas, que lugares frequentam, quais são os programas de televisão que esse público acompanha, entre outras informações. Todas essas informações irão ajudar na hora de planejar as melhores ações de marketing.

2 – Constrói a imagem de uma marca

Alguma vez, você já parou para analisar como os clientes veem a sua marca? Essa é uma coisa que também pode ser trabalhada no marketing. Uma empresa supermercadista com uma imagem negativa perceberá um impacto decadente nas vendas. Para melhorar essa situação, é necessário investir em boas estratégias de marketing.

3 -Fideliza clientes

Bom, uma coisa que você acaba aprendendo na prática é que, um manter um cliente sai mais barato do que conquistar um novo. Por esse motivo é válido adotar estratégias de fidelização, ou seja, tomar iniciativas para que o cliente queira retornar à sua empresa para uma nova compra.

Não é necessário ter ações extremamente elaboradas. Oferecer promoções em aniversários, ter um excelente atendimento, fazer contato de pós venda, trabalhar na construção de um bom ambiente de compra e utilizar o marketing sensorial, são algumas formas excelentes de investir em fidelização.

Quais são os principais tipos de marketing para supermercadista?

O marketing é responsável por acompanhar as mudanças no comportamento dos consumidores e está em constante adaptação, por esse motivo existem diversos tipos de marketing. Na sequência, você terá acesso a uma lista com as principais modalidades que integram o marketing para supermercadista.

1. Marketing digital

Graças a internet muitas pessoas passaram a consumir muitos conteúdos antes de tomar uma decisão de compra, deixando de lado os veículos tradicionais. É por isso que o Marketing está evoluindo quando falamos do digital. Algumas estratégias do Marketing Digital são: Marketing de Conteúdo, Redes Sociais e SEO.

2. Marketing offline

O Marketing Offline está relacionado a tudo o que acontece fora da internet, como por exemplo, anúncio em jornal e telemarketing. Embora o foco do momento esteja no Marketing Digital, a tendência é que todas as ações se tornem cada vez mais integradas, sem essa divisão entre online e offline.

3. Marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo são, basicamente, conteúdos relevantes e valiosos para a audiência, com o propósito de engajá-la ao longo da sua jornada de compra e gerar uma percepção positiva da marca. Esses conteúdos podem ser oferecidos nos mais diversos formatos: blogs, redes sociais, e-mails, e-books, infográficos e webinars.

4. Marketing de influência

Um termo muito comum também em inglês (influencer marketing), o marketing de influência está relacionado a um conjunto de ações e estratégias que envolve produtores de conteúdo independentes com opiniões que exercem grande influência sobre o público digital, apresentando uma elevada taxa de engajamento.

Uma das grandes vantagens do marketing de influência para uma marca, com toda certeza, é que ele cria uma relação mais próxima entre um determinado público e a empresa. Na maioria das vezes, os influenciadores são a personificação dos valores, crenças, desejos e dores que esse público se identifica. Por esse motivo, ações dessa modalidade de marketing possibilitam uma presença mais forte de sua empresa no ambiente digital, além de otimizarem os resultados e potencializarem a divulgação.

5. Marketing sensorial

O que dizer do marketing sensorial? Essa é uma subcategoria do marketing em que sua principal meta é alcançar o cliente impactando os seus sentidos de percepção por meio de estímulos sensoriais.

As estratégias do marketing sensorial focam nas sensações despertadas no consumidor não apenas pelos aspectos visuais das campanhas e vitrines, mas também com outros pontos, como músicas (music branding) e fragrâncias no interior do estabelecimento comercial.

O objetivo é proporcionar uma experiência de consumo encantadora e muito mais positiva, causando sensações agradáveis no consumidor enquanto ele faz suas compras no seu ponto de venda. Isso também aumenta o tempo de permanência na loja, o marketing sensorial eleva a taxa de fidelização e geram resultados positivos no ticket-médio.

Como funciona o marketing de relacionamento no supermercadista?

O marketing de relacionamento é um dos principais no mercado com objetivo de ir muito mais além do que as vendas. A finalidade é simples: conquistar e fidelizar clientes para que eles se tornem defensores da marca. Mas, para que isso seja possível, você precisa criar um relacionamento para não ter apenas clientes, mas sim fãs do seu negócio. Se quiser saber de ações que você pode colocar em prática para criar um relacionamento com seus clientes, confira logo a seguir.

1 – E-mail marketing

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para manter o relacionamento com os consumidores que já consumiram de sua marca e com clientes em potencial. Por meio de sistemas automatizados, é necessário enviar e-mails informativos sobre lançamentos de produtos ou serviços, além de eventos promocionais e conteúdos interessantes para milhares de usuários numa única vez.

2 -Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são usados por supermercadistas há muitas décadas por conta dos seus benefícios, tanto para o consumidor, quanto para o estabelecimento. Resumindo, um programa de fidelidade é baseado em um sistema no qual, a cada compra, o cliente acumula pontos. Assim que o consumidor alcança a pontuação, ele pode trocar esses pontos por benefícios exclusivos, como:

  • brindes;
  • milhas aéreas;
  • descontos em produtos ou serviços;
  • viagens.

O objetivo é fazer com que o consumidor compreenda que se comprar sempre em sua loja, ele será o maior beneficiado. Em outras palavras, em uma única estratégia é possível fidelizar clientes, aumentar o ticket-médio e garantir vendas futuras por muito mais tempo.

3 -Engajamento nas redes sociais

As redes sociais são canais de comunicação indispensáveis para todas as áreas nos nos tempos em que vivemos, até mesmo para supermercadistas. Contudo, muitas empresas ainda não exploram o potencial dessas mídias e o que elas podem oferecer, e acabam sendo ultrapassadas por seus concorrentes.

Quando se trata de marketing para supermercadista, ter redes sociais ativas não consiste apenas em produzir conteúdo e compartilhá-lo com os seus seguidores, mas sim gerar relacionamento com os usuários e ter engajamento. Por isso, é essencial interagir com o público que comenta nas publicações, envia mensagens e expressam suas opiniões nas plataformas em que sua marca está inserida.

4 – Campanhas sazonais

Como falar sobre o marketing para supermercadista sem mencionar um de seus maiores e mais tradicionais trunfos? Vamos falar de datas sazonais! 

  • Dia das Mães;
  • Dia das Crianças;
  • Black Friday;
  • Natal.

Durante essas datas, é necessário trabalhar estratégias variadas de vendas segmentadas. 

Outro ponto que vale destacar, é que é muito comum decorar a loja de forma temática durante campanhas sazonais, assim é possível trabalhar o marketing sensorial. 

5 – Promoções e cupons de desconto

Todo mundo ama fazer um bom trabalho, não é mesmo? Não importa se o preço do desconto foi impactante, a verdade é que a sensação de pagar menos do que o valor real de um produto ou serviço é contagiante e, no marketing para supermercadista, isso representa uma das estratégias mais clássicas e eficientes.

Sendo assim, faça promoções periodicamente e ofereça cupons de desconto aos seus clientes. O benefício está em aumentar o número de vendas e expandir o alcance para novas pessoas, afinal, consumidores satisfeitos sempre indicam a marca para amigos e familiares por meio do famoso “boca a boca”.

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