O que você precisa saber sobre tamanho post Facebook

21/8/2018

O que você precisa saber sobre tamanho post Facebook

Com toda certeza você já deve estar familiarizado com o termo “textão” nessa rede social. Aparentemente os brasileiros não são fãs de posts enormes no Facebook, mas também textos muito curtos não fazem tanto sucesso na rede.

Essas diferenças causam um nó na cabeça dos profissionais de marketing que estão em busca do tamanho de post ideal. Claro que já podemos ter uma base de como a rede social funciona e podemos unir nossas forças para fazer do Facebook um dos nossos aliados nas estratégias de marketing digital.

Mas afinal, qual é o tamanho de um post ideal no Facebook? Se for investir em um texto menor será que é possível engajar mais o público? Uma vez ou outra posso fazer uso do “textão”?

Bem, responder a essas questões é o início para se ter bons resultados de negócio, e garantir o engajamento em suas publicações. Se poucas pessoas têm curtido seus conteúdos no Facebook ultimamente leia esse artigo com atenção, pois vamos te ajudar a encontrar a solução nas próximas linhas.

É bom deixar claro que não existe uma só resposta certa para essa situação. E caso tenha visto alguma receita milagrosa, desconfie! No marketing digital, tudo é muito dinâmico, não existe receita de bolo, apenas métodos para fazer com que tudo funcione de acordo com suas metas.

Leia também: Passo a Passo para impulsionar publicação Facebook

Qual o tamanho ideal de um post no Facebook?

Não é de hoje que as pessoas vem perguntando sobre esse quesito, e sinceramente a palavra ''depende'' é levada muito em conta quando se trata dessa rede social. Cada caso é um caso, o bom é sempre manter o equilíbrio para não fazer feio e perder a audiência.

Infelizmente o digníssimo Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, nunca apareceu para os profissionais de marketing para explicar essa questão. Nem mesmo um vídeo estilo live ele se dispôs a fazer até agora. Portanto, não se tem uma única resposta certa sobre o tamanho de post no Facebook.

Contudo, existem algumas táticas que podemos colocar em prática e que fazer toda a diferença na hora de fazermos nossas publicações e é isso que queremos te mostrar neste artigo.

Qual é a opinião dos especialistas?

Muitas empresas começaram a analisar o conteúdo de milhares de publicações para fazer uma média do que engaja mais nesta rede social: textão ou textinho. O resultado indicou que em algumas vezes, as publicações maiores funcionam consideravelmente bem, as pessoas interagem melhor, e os posts conseguem um bom número de curtidas e compartilhamentos.

Em poucas palavras, sim, textos curtos geralmente são os que mais tem sucesso no Facebook e garantem melhores rendimentos. Isso tudo foi baseado em estudos recentes, realizados nos últimos anos que realmente apontam que postagens menores tendem a conseguir mais engajamento.

Para simplificar um pouco mais, vamos apresentar os números: as mensagens com menos de 80 caracteres conseguem um engajamento 66% melhor.

Logicamente que não devemos seguir as estatísticas ao pé da letra, mas é sempre um norte que podemos levar em consideração. Porque esses estudos  geralmente analisam uma quantidade significativa de publicações.

Para ver como é levado a sério, alguns estudos são ainda mais radicais com o tamanho de post no Facebook. E chegam a reduzir esse número de corte da publicação perfeita. Deixando isso bem claro essas estatísticas apontam que posts com 40 caracteres chegam a ter 86% mais engajamento, entre likes, interações e compartilhamentos.

Não deixe de ler: Facebook Ads, como criar anúncios eficientes  

Contudo, se formos parar para analisar, quarenta caracteres pode não ser o bastante. Aí que é preciso uma análise e ver se realmente vale a pena deixar o texto tão curtinho, porque na maioria das vezes 40 caracteres não dá uma legenda atraente dependendo da sua intenção.

A sua marca pode ter uma proposta excelente onde poucas palavras não seria o suficiente, e ficar dentro desse limite tão escasso pode ser impossível para o seu conteúdo. Então não precisa ficar desesperado. Postar um texto maior vez ou outra, não significa necessariamente que o seu engajamento será ruim.

Para te deixar mais tranquilo com relação à quantidades, vamos te dar uma diquinha básica na hora de fazer suas publicações.

Confira!

Tamanho post Facebook: pense em formato, não em caracteres

Parece contraditório, mas acredite, faz sentido. Sempre pense no formato do seu post antes dos caracteres. De forma geral, o poder de síntese ajuda em várias situações. Expressar emoções com frases curtas e fortes não é para qualquer um. Por conta disso, tente focar nesse fator também na sua comunicação.

Vale lembrar que nada no marketing digital obedece uma lei que não pode ser quebrada. Um texto maior no Facebook dependendo do que for abordado pode ser extremamente positivo para a sua marca.

Através do seu conteúdo os seus seguidores podem procurar por um conhecimento mais aprofundado, com riqueza de detalhes, uma investigação de qualidade que só você pode oferecer. Então aproveite!

Considerações Finais

Estudar todas as formas de publicações são extremamente úteis para estratégias de marketing. Talvez você não sabia a importância do tamanho de um post para poder engajar no Facebook. Agora que você já sabe só precisa aplicar corretamente e colher os resultados.

Separamos para você: Facebook Insights: aumente o desempenho de seu negócio nas redes sociais

Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a compreender melhor como aplicar o marketing digital através do tamanho do post para Facebook. Para ter acesso à mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando, e não deixe de assinar nossa newsletter.

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

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