Tamanho post Instagram

27/8/2018

Tamanho post Instagram

Para começarmos, que o Instagram é a maior plataforma baseada em conteúdos visuais no mundo você já sabe. Neste ano, o Instagram superou a marca de 1 bilhão de usuários. Contudo é preciso estar alerta para algumas atualizações que acontecem, sendo assim, você precisa saber quais os tamanhos de imagens que você pode usar no Instagram.

Esses são dados muito importantes para você e seu negócio. Como já observamos em algumas pesquisas, as imagens são o tipo de conteúdo mais popular nas redes sociais, o que representa mais de 63% dos conteúdos nestas redes e com 43% de índice compartilhamento.

Aconteceram muitas mudanças nestes últimos meses dentro do Instagram, como a explosão dos Stories se transformando no formato do momento. Por causa disto, preparamos este artigo com os tamanhos da rede social para que você possa sempre enviar imagens com qualidade para seus seguidores.

Leia também: Ganhar Seguidores no Instagram com BUME

Formatos e tamanhos post Instagram

Vamos partir dos pontos principais da rede social, é importante lembrar que o Instagram atualmente trabalha com três formatos de imagem:

  • Square – o padrão quadrado;
  • Landscape – as imagens na horizontal, estilo paisagem;
  • Portrait – as imagens na vertical.

Iremos contar neste artigo o tamanho adequado para cada formato. Mas é essencial que você esteja atento na seguinte questão: no seu perfil, todas as imagens aparecem como square. Por conta disto, antes de postar suas fotos veja como a sua imagem ficará nesse formato, e tente manter a mensagem principal dentro do recorte.

Agora, também existe um tamanho mínimo e um tamanho recomendado para as imagens do Instagram. O mínimo é, de forma geral, o tamanho padrão de exibição da plataforma, e o indicado é o tamanho máximo que a rede social armazena.

Essa informação é válida pelo seguinte fato, o Instagram tende a redimensionar as imagens que não tem o tamanho mínimo para atingir o tamanho padrão de exibição. Já as imagens que tem o tamanho máximo, tendem a serem armazenadas em melhor qualidade.

Tamanho da foto do perfil no instagram

Para o caso das fotos de perfil (profile) ou avatar, o tamanho mínimo é de 110 x 110 pixels.

Contudo, assim como na versão web a foto do perfil pode parecer ligeiramente maior, por isso o recomendado é que sua imagem tenha 180 x 180 pixels para obter a melhor qualidade tanto no mobile quanto no site.

Tamanho post Instagram
Saiba mais: Como criar conta instagram e mensurar resultados

Tamanho das imagens e vídeos do feed no instagram

Formato square (quadrado)

Já fazem muitos anos que o tamanho padrão de exibição do Instagram no formato quadrado é de 600 x 600 pixels, seguindo uma proporção 1:1 tanto para fotos quanto para vídeos. Por essa razão, 600 x 600 também é o tamanho mínimo para o formato.

Para que você consiga uma qualidade melhor de  exibição em dispositivos com maior resolução, o indicado são fotos e vídeos quadrados com 1080 x 1080 pixels.

Tamanho post Instagram

Formato landscape (horizontal ou paisagem)

Geralmente as imagens e vídeos no formato de paisagem seguem duas proporções: 1,91:1 e 16:9, essa última similar com o que vemos na TV e no cinema.

Para a proporção 1,91:1, o tamanho mínimo de vídeos e imagens é de 600 x 315 e o recomendado de 1800 x 945 pixels.

Tamanho post Instagram

Já para a proporção 16:9, o mínimo para imagens e vídeos é de 600 x 480 e o indicado seria de 1920 × 1080 pixels.

Tamanho post Instagram

Formato portrait (vertical ou retrato)

Imagens e vídeos no formato vertical seguem a proporção 4:5 e devem ter um tamanho mínimo de 480 × 600 ou o mais recomendado de 1080 × 1350 pixels.

Tempo dos vídeos no Instagram

Todos os vídeos que são postados no feed da rede social devem ter um tempo mínimo de 3 segundos e máximo de 60 segundos, independente do formato.

Tamanho dos stories no Instagram

E chegamos a reta final, o queridinho do momento! No Instagram Stories, os vídeos podem ter de 3 a 15 segundos de duração.

O grande problema do tamanho de imagens e vídeos dos Stories é que a exibição da imagem vai depender do seu dispositivo. Ou seja, não tem como estipular um tamanho específico para acertar com todos os seguidores, uma vez que cada um possui um aparelho diferente.

No entanto, o mais indicado é que se siga a proporção 16:9 das imagens e vídeos do formato paisagem. Você só precisa fazer uma rotação de 90º nas imagens e vídeos.

Dica extra: centralize os itens que você quer destacar na sua postagem e deixe um espaço livre nas bordas. Isso deve garantir a visualização na maioria dos dispositivos.

Não deixe de ler: IGTV: conheça a nova plataforma de vídeos do Instagram

Considerações Finais

Chegamos a conclusão deste artigo, para quem acompanhou tudo à risca já sabe o tamanho de imagens no Instagram, sendo muito importante ressaltar o valor  dessa plataforma para a sua empresa.

As redes sociais têm um lugar privilegiado nas estratégias de marketing digital na atualidade. Grande parte dos usuários da internet possuem múltiplos perfis em redes sociais e se mantêm constantemente conectados através de diversos dispositivos de acesso.

É por essas e outras que as empresas que desejam atuar com efetividade em social media é necessário prestar atenção às especificidades de cada plataforma, respeitando as indicações de tamanho e dimensões ideais para publicação e compartilhamento de imagens.

Agora você já pode começar planejar suas publicações e otimizar o visual do seu perfil no Instagram. Siga as instruções de tamanho e dimensões ideais para criar visuais marcantes e atrair mais seguidores para sua marca.

Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este.

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak