Te contamos como Construir um Aplicativo para Android

28/11/2018

Te contamos como Construir um Aplicativo para Android

Antes de criar um aplicativo para android é necessário muito planejamento e conhecimento, perguntando a si mesmo: 

  • Para quem vou construir um aplicativo?
  • Qual será o objetivo do aplicativo?
  • Como ganhar dinheiro com o Aplicativo?

Tendo essas perguntas respondidas você consegue ter uma base de como será a construção de um aplicativo para android.

O mercado dos aplicativos gera bilhões em vários os países, mas a concorrência é grande. Por isso é preciso ter sua ideia de aplicativo formada, mas também entender como ele será desenvolvido.

como Construir um Aplicativo para Android

Como construir um aplicativo para android?

Com um projeto bem detalhado é primordial para a construção de um aplicativo. Por isso acompanhe esse passo a passo de como construir um aplicativo para android.

1° Passo de como construir um aplicativo para android: Objetivo

Antes de criar um aplicativo você deve saber para qual fim ele será. Normalmente os aplicativos solucionam problemas do dia a dia dos internautas. Há vários problemas nas redes e as pessoas podem assim criar um aplicativo para solucioná-lo, por isso é importante verificar se esse problema atinge bastante usuários, e assim fazer uma boa pesquisa para ver se a sua ideia será válida.

Fazer uma pesquisa sobre os problemas as vezes percebido por você, por amigos, vizinhos, pessoas do mesmo bairro ou cidade, e assim você pode achar uma solução. Criar aplicativos para solucionar um problema é muito mais lucrativo, acredite.

2° Passo de como construir um aplicativo para android: Verificar a idéia

Nesse passo você terá que verificar se existem realmente uma demanda para o seu aplicativo, vendo se ela é procurada e terá uma boa demanda.

Para validar a ideia, além de pesquisar, há ferramentas que ajudam a encontrar o número de pessoas que estão pesquisando sobre o tema. Para ajudar você pode criar uma página relatando sua ideia de aplicativo e ver qual o interesse do usuários, podendo aproveitar para pedir o e-mail.

Além disso veja se a sua ideia é viável pautando algumas outras coisas como por exemplo aplicativos semelhantes, definir o design, técnicas a ser usadas no aplicativo e analisar se é possível comercializar e lucrar com o mesmo.

3° Passo de como construir um aplicativo para android: Características do aplicativo

Após analisar que seu aplicativo será realmente usado, você terá que detalhar seu aplicativo para android em um documento. É muito comum usarem o Wireframing para realizar os desenhos da tela.

Descreva o seu aplicativo o mais detalhado possível, colocando o máximo de informações, além de acrescentar como navegar no aplicativo e tudo o que ele pode oferecer. Obtendo o detalhamento de dados do aplicativo, você deve ter um Storyboard para o mesmo, entendendo como a conexão será feita e como irão navegar no seu aplicativo.

Conheça a Programação Mobile com Android Studio

É importante nessa hora se focar no público que você deseja atingir para assim definir as características de maneira que vá atingir o seu público.

4° Passo de como construir um aplicativo para android: Design

O design de um aplicativo é muito importante também. Além do design falar muito sobre como será o uso do aplicativo. Você deve criar telas para o aplicativo com imagens de boa resolução.

Pode ser criado o design do seu aplicativo de duas formas: você mesmo pode fazer ou um escolher um designer especialista no mesmo.

Para criar um design para o aplicativo é preciso ter uma certa prática, mas ele pode ser mais viável e prático se você usar ferramentas que facilitem isto. Algumas ferramentas oferecem, de forma paga código fonte de aplicativo com design e componentes já prontos, outras oferecem apenas o design, como é o caso do Chupamobile.

Você pode escolher contratar um designer para realizar de forma customizada seu aplicativo, usar ferramentas como freelancers e workana para contratar freelancers é uma forma de fazer um investimento maior mas garantir um aplicativo de ponta.

como Construir um Aplicativo para Android

5° Passo de como construir um aplicativo para android: Realize testes

Quando já tiver o detalhamento e as telas prontas, peça a outras pessoas para avaliar seu protótipo, assim você colhe opiniões além de testar o aplicativo, podendo fazer pequenos reparos se for necessário.

Essa é uma forma eficaz de realizar testes antes do desenvolvimento profundo do seu aplicativo, para ter um aplicativo já formado e não precisar realizar futuras modificações, tornando o processo mais difícil, dessa maneira você consegue ver como seu app será usado e o que precisa ser aperfeiçoado.

6° Passo de como construir um aplicativo para android: Criação e planejamento Backend

O Backend será o responsável pela lógica e sustentação do seu aplicativo, para planejá-lo e criá-lo é necessário já ter feito os passos acima. Criar esboços de seus servidores, diagramas de dados e APls, dessa forma seu diagrama ficará explicativo de forma fácil a se estudar durante o desenvolvimento.

Nesse passo você poderá modificar seu protótipo de acordo com o que for necessário.

Após definir seu aplicativo de forma exata, você terá que criar um backend para seu sistema, configurando banco de dados, armazenamento, servidores e APIs.

Crie também sua conta de desenvolvedor na loja de aplicativos para android, eles precisam aprovar sua conta, o que pode demorar alguns dias. É cobrado um preço fixo de USD 25.

7° Passo de como construir um aplicativo para android: Teste e continue a criar

Teste de novo após as etapas acima serem concluídas, é importante sempre testar para verificar se isso irá funcionar. Peça para diversas pessoas testarem, assim caso lhe sugerirem uma idéia sobre algo que poderia mudar, você pode alterar como o layout e algo no backend.

8° Passo de como construir um aplicativo para android: Fique de olho em cada detalhe

O aplicativo deve ser sempre monitorado, para futuro desenvolvimento e melhoramento do seu aplicativo. Sempre colhendo feedbacks e acompanhando seu aplicativo sempre, uma boa ferramenta para tal é o Google Analytics, que ajuda a colher interação e downloads.

Agora que tudo está pronto, está na hora de lançar o seu aplicativo. Para isso você deve acessar o Play store, após a sua aprovação e publicar seu aplicativo, ele pode demorar de 3 a 5 horas para ser aprovado.

Quando for aprovado você precisa divulgar muito para que novas pessoas conheçam e baixe seu aplicativo e aproveite todos os benefícios que você estará oferecendo.

Não deixe de compartilhar e continue nos acompanhando! 😉

Autor

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família e heavy user de mídias sociais.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak