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Te contaram o que é Growth Hacking? A gente conta! 

22/7/2019

Te contaram o que é Growth Hacking? A gente conta! 

o que é growth hacking

A nova moda se chama growth hacking, e esse conceito se destaca em empresas de tecnologia. Ao terem conhecimento dos benefícios dessa prática, outros segmentos estão buscando compreender e aplicar esses conceitos, mas na maioria das vezes não possuem uma visão clara de como fazê-lo e usufruir de todo potencial.

Existem empreendedores que pensam que para fazer growth hacking é necessário ter todo um time de especialistas, outros se mantém na metodologia cheia de detalhes onde absorveram todas as informações no último evento de marketing.

Seja qual for o posicionamento dessas empresas, ou estão deixando de compreender como direcionar o seu negócio ao crescimento, ou perdendo tempo implantando uma metodologia que sua empresa ainda não está pronta para administrar.

Neste artigo vamos explicar o que é growth hacking e como ela pode impactar positivamente na sua empresa.

O que é growth hacking?

Growth hacking é uma estratégia utilizada para trabalhar o desenvolvimento da sua empresa, com base no levantamento de melhores práticas a partir de hipóteses e experimentos. Agora, se você está pensando que se trata de uma fórmula mágica que mudará completamente os resultados da sua empresa do dia para noite, está enganado!

Atualmente temos acesso à várias metodologias que tratam do assunto que servem apenas para simplificar o processo de compreensão, mas são criadas para um contexto mais genérico. Na prática, a linha de raciocínio é fácil de entender, alguns pontos são:

  1. Ter foco no principal “problema” da empresa;
  2. Pensar em melhorias para esse ponto e priorizar as melhores ideias;
  3. Buscar a forma mais simples de testar essa nova ideia e aplicá-la;
  4. Garantir que você aprende com seus sucessos e insucessos;
  5. Usar esse aprendizado para gerar novos testes.

Embora pareça mais um método simples, seria bom parar um minuto para refletir sobre a ordem lógica das coisas. Para sermos bem mais claros, dentro dessa linha de raciocínio não existe nada extraordinariamente novo, a grande dificuldade está ligada diretamente a disciplina e execução.

Por que o processo de growth hacking é tão importante?

o que é growth hacking

Para simplificar a questão, temos três razões que mostram a importância de implantar um processo para ser possível aplicar o growth hacking no seu negócio de um jeito que possa ser replicado:

1. O crescimento vem um degrau de cada vez

Não existe sucesso que vem de imediato, ranqueamentos milagrosos são raros e geralmente estão ligados a práticas não aprovadas pelos mecanismos de busca. O melhor a se fazer é buscar por soluções reais com taxas de crescimento mais objetivas.

Quando estiver chegando ao final, a soma dessas melhorias vai levar assertivamente a um crescimento exponencial.

2. Possibilidade de rodar vários experimentos ao mesmo tempo

Experimentos levam tempo, por isso é necessário uma enorme quantidade de dados para dar a eles alguma relevância estatística. Para colher os resultados desejados, é preciso ter paciência. Sendo assim, caso você não coloque em ação  experimentos em paralelo, vai demorar muito mais para conseguir obter todas as análises necessárias.

Também é preciso levar em consideração que a maioria dos experimentos apresentam alguma falha no processo, por esse motivo é necessário realizar vários até que se consiga de fato encontrar uma melhoria.

3. Acumular aprendizado e gera mais ideias para otimização

Quando é implantado um processo dentro do negócio isso possibilita a geração de aprendizado. Independente de um experimento trazer ou não um resultado positivo, é possível aprender com ele e pensar em novas formas de melhoria.

Qual o momento certo para a empresa adotar o growth mindset?

Em algum momento dentro da empresa vai existir a necessidade de um mindset de growth, e é claro que nesses momentos é preciso colocar em prática para conseguir direcionar seus objetivos.

Seja empresas grandes, médias, pequenas ou profissionais independentes, os benefícios de ter uma nova visão sempre são válidos, mas após determinado nível de evolução algumas orientações tornam-se indispensáveis.

  • Empresas estruturando os principais processos da operação: na fase inicial, onde a empresa ainda está estruturando os processos que garantem a sua sustentabilidade, é possível utilizar o mindset de growth. Compreender o que deve ser feito, quanto investir e qual a meta para o futuro de cada processo são mais indicados para esse momento.
  • Empresas ainda em estruturação, mas com operação rodando: nessa fase, seu negócio já possui seus principais processos rodando, e o desafio de criar novos processos ou otimizar os existentes começa a ser constante. Aqui o indicado é usar o mindset de growth para ajudar o operador a saber por qual caminho seguir.
  • Empresas já estruturadas: as empresas que já estão nesse estágio possuem seus processos estruturados e buscam incansavelmente por eficiência em cada um deles para se manterem em suas posições. Nesse estágio mais elevado, o mindset de growth pode ser utilizado para garantir a maximização do uso dos recursos.

Conclusão

o que é growth hacking

Reinventar-se deve ser uma prática de todas as empresas para conseguirem o sucesso desejado. Abrir os olhos para novos horizontes e identificar um problema antes mesmo de gerar um prejuízo e um desafio para todas as empresas.

O growth hacking é mais uma forma que sua empresa possui para focar nos objetivos e conseguir traçar metas significativas. Como você está o crescimento do seu negócio? Da forma que você gostaria? Talvez esse conceito possa te ajudar.

Gostou do post? Então continue nos acompanhando para ter acesso a mais artigos como este.

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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