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Tempo de Carregamento do Site - Dicas de como melhorar seu site

2/1/2018

Tempo de Carregamento do Site - Dicas de como melhorar seu site

Um site veloz faz você vender até 40% a mais, posicionar melhor no Google e seus usuários adoram. Fazer seu site lento ficar rápido é muito mais fácil do que você imagina.Você já acessou um site que era tão lento que você desistiu dele e foi procurar sua resposta, produto ou solução em outro lugar? Isso ainda é muito comum e, se você já fez isso em outros sites, saiba que seus potenciais clientes podem fazer isso no seu.

Por isso, trazemos aqui várias dicas de como agilizar o carregamento do seu site hoje, sem precisar gastar rios de dinheiro nem demorar meses para conquistar os primeiros resultados.

Leia também: Segredos de Analise SERP e Analise de Ranking para SEO

Como a velocidade é vista pelo Google?

Tempo de Carregamento do Site

DENTRO DE UX (User Experience)

O Google analisa vários fatores que impactam no nível de felicidade que um usuário tem ao acessar seu site. Alguns fatores que sabemos que influenciam diretamente são:

VELOCIDADE DO SITE

Quanto mais rápido um site for, melhor. Mas você deve balancear a agilidade com a qualidade da informação apresentada. Se um vídeo é essencial para sua página, infelizmente você tem que perder um pouco no carregamento para entregar a qualidade para seu público. Infográficos, imagens, animações e até mesmo a qualidade do seu código, também influenciam bastante nesse ponto.

Use o Google Imagens: Como aproveitar ao máximo Google Imagens

IDIOMA

Se você tem um site que deseja atingir o público brasileiro mas só tem textos em Inglês, provavelmente o Google preferirá mostrar sites em Português do Brasil para esse público.

DESIGN

Pop-ups, menus bem construídos, banners leves e imagens atrativas e otimizadas são parte do Design. Ter um pop-up não relacionado a nada que só atrapalha a experiência do seu usuário conta pontos negativos no seu ranking.

E MUITAS OUTRAS ANÁLISES

O Google não disponibiliza todos os fatores de ranqueamento. Mas, pelo que se sabe, se o usuário gosta e compartilha seu conteúdo, site, serviço ou produto, você tem grandes chances de ficar bem posicionado no buscador.

Se você seguir as boas práticas apenas nesses 3 pontos acima, já terá se destacado da concorrência.

Como melhorar a velocidade do meu site?

Vamos fazer um checklist de 5 pontos principais:

Usando a WebPeak para ter Insights

Tempo de Carregamento do Site

A WebPeak tem uma ótima integração com o Google Page Speed Insights. Ele roda todas suas páginas na ferramenta e te dá todos os insights como tarefas para serem resolvidas.

Na imagem abaixo, por exemplo, podemos ver rapidamente todas as páginas do site WebPeak e suas notas no Page Speed Insights do Google.

Ao clicar em uma dessas páginas, temos o detalhamento do que deve ser feito:

Basta passar isso para equipe de desenvolvedores e ver os resultados melhorando!

Leia também: O que são Leads e por que sua empresa precisa tanto deles

Imagens e Vídeos

Tempo de Carregamento do Site

MANTENHA SUAS IMAGENS NO TAMANHO E PESO NECESSÁRIOS: É comum vermos sites que usam a imagem num quadrado de 300x300px mas enviam para o servidor uma imagem de 1920x1920px. Assim, quando o usuário vai carregar sua página, ele carrega uma imagem dez vezes mais pesada do que o necessário por falta de otimização de imagens do desenvolvedor.

Com vídeos existe a opção de fazer o upload em uma ferramenta externa e só carregar quando houver interesse do usuário. Exemplo: VOCÊ JOGA SEU VÍDEO NO SEU CANAL DO YOUTUBE E INCORPORA-O EM SEU SITE. Depois, usa o LAZYLOAD para só carregar o embed do vídeo quando alguém clicar na imagem do Youtube. Um clique a mais, vários segundos a menos de carregamento.

É interessante considerar a possibilidade de CONTRATAR UMA CDN (Content Delivery Network). Com esse serviço você não ocupa espaço no seu servidor com suas imagens, já que elas estarão em uma outra rede e serão puxadas externamente.

Textos, Códigos e Funções Externas

SITES DE FRAMEWORKS famosos como Wordpress, Joomla ou Magento geralmente são criados para a massa e personalizados por você. Por isso, eles POSSUEM MUITO CÓDIGO QUE FICA INERTE MAS É CARREGADO MESMO ASSIM. Se você deseja ter uma performance de ponta, contrate um desenvolvedor para limpar o código do seu site deixando apenas o necessário.

O mesmo é válido para funções externas como Javascripts, CSS’s, Fontes e outros recursos. Não é raro encontrar designers que usam o Google Fonts para puxar toda uma família de fontes para o site e só utilizam uma variação. Aí os usuários precisam fazer o download das versões Regular, Negrito, Itálico, Thin, SemiBold e AllCaps sendo que o designer só usou a versão Regular. Parece desperdício, não é mesmo?

Leia mais: Saiba o que é Texto âncora e utilize este conhecimento a favor do SEO

Servidor

Um servidor ruim influencia muito no tempo de carregamento de um site em dois pontos principais. O primeiro é o First Byte, em que ele envia o FB para o seu computador e se comunica pela primeira vez com ele. O Google indica que esse tempo deve ser menor que 0.5 segundo, enquanto a maioria dos servidores compartilhados entrega o First Byte em 3 segundos ou mais!

A dica aqui é: verifique com sua hospedagem o que eles podem fazer para diminuir seu First Byte para menos de 1 segundo e, se eles não puderem fazer muito, considere trocar de hospedagem.

Além disso, um servidor dedicado não é caro ou difícil. Na Cloudways, por exemplo, você pode ter um servidor dedicado na Digital Ocean monitorado por eles por apenas 7 dólares por mês. É muito barato pela recompensa em velocidade que você vai dar para seus usuários.

Redirecionamentos

Tempo de Carregamento do Site

Imagine que VOCÊ DESEJA IR A UM RESTAURANTE QUE IA A 3 ANOS ATRÁS. Chegando lá, vê uma placa: “mudamos para este endereço!”. Ok, você ainda está com vontade e se dirige até o tal endereço. Novamente uma placa: “mudamos para este segundo endereço.” Já perdendo a paciência, você vai para o outro endereço e vê a última placa: “FECHAMOS!”.

Se você não gosta disso, o Google também não. Então, se precisa fazer redirecionamentos, evite ao máximo ter uma cadeia de redirecionamentos que possua mais de 2 instâncias ou que caia numa página de erro.

Vamos citar um exemplo real. Um cliente precisou trocar de domínio .com para .com.br e a categoria “calçados” precisou ser separada em “sapatos femininos” e “sapatos masculinos”.

O desenvolvedor que não tinha expertise em SEO fez da seguinte maneira:

todo o site vai de site1.com para site2.com.br toda a categoria site1.com/calcados foi redirecionada para site2.com.br/sapatos alguns produtos da categoria site2.com.br/sapatos foram redirecionados para /sapatos-femininos e outros para /sapatos-masculinos

Perceba que houve 3 redirecionamentos nas páginas de produto e da categoria /sapatos nesse caso, fazendo com que quem pesquisasse no Google: “sapato feminino” e clicasse no snippet desse cliente teria que passar por essa cadeia de redirecionamentos.

O ideal é que o redirecionamento fosse feito dessa forma:

Os produtos que estavam em site1.com/calcados que fossem femininos iriam direto para site2.com.br/sapatos-femininos. Os produtos que estavam em site1.com/calcados que fossem masculinos iriam direto para site2.com.br/sapatos-masculinos

Assim o usuário sofre apenas um redirecionamento.

Não deixe de ler: Como aproveitar ao máximo Google Imagens

Cache / Service Workers

Tempo de Carregamento do Site

Cache é uma forma simples de agilizar o carregamento do seu site. Você informa para o navegador quais documentos daquela página são estáticos e devem ser baixados para a máquina dos usuários.

Assim, da próxima vez que eles acessarem seu site, não precisarão baixar novamente itens repetidos.

Para isso, basta informar o tempo de expiração de cada item estático em seu código. A segunda visita do seu usuário vai ser muito mais rápida que a primeira!

Se você estiver construindo um site agora, verifique com seu desenvolvedor a possibilidade de utilizar Service Workers. É uma tecnologia mais moderna que tem a mesma função, mas muito mais possibilidades.

É isso! Gostou do texto? Joga o seu site no Google Speed Insights e comenta abaixo a velocidade que você tem hoje. Depois de aplicar, volta aqui no post e comenta de novo, com a nova velocidade!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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