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Tenha uma boa estratégia de Link Building utilizando footprints

1/2/2018

Tenha uma boa estratégia de Link Building utilizando footprints

Entendendo sobre Link Building

Quanto mais links apontando para um site, melhor será seu posicionamento nas páginas de busca, certo? Errado!

Além da quantidade de links externos, os buscadores também levam em consideração a qualidade desses links, por isso ter uma boa estratégia de link building é essencial para um bom trabalho.

Fazer link building está como prioridade nas lista dos experts em SEO, mas o trabalho não pode ser iniciado por ele e sim, seguir uma sequência lógica que dê qualidade as suas páginas, para só depois receber visitas.

Um link é uma ligação entre páginas e, é através dele que o mecanismo de busca descobre como elas estão relacionadas. É através dos links que os usuários navegam na internet. Um link em uma página leva o usuário para outra página e, assim sucessivamente.

Leia também: 8PS do Marketing Digital

Atualmente, o grande número de algoritmos que atuam na classificação das páginas nos buscadores transformaram o trabalho de Link Building em algo bem mais complexo, tornando sua importância e funcionalidade cada vez melhor.

O Link Building é o braço direito do SEO, onde são feitas construções de links externos para melhorar o posicionamento do site em relação aos mecanismos de pesquisa. Há três aspectos importantes que devem ser levados em consideração na construção de link building: a quantidade, qualidade e a relevância, para se conquistar um melhor posicionamento no buscador.

Um link serve como um voto de confiança, ou seja quanto melhor for a origem do link, maior o valor que ele vai passar para o site apontado.

Há dois elementos que os algoritmos de busca levam em consideração no link: a palavra que contém o link (texto âncora) e a página para onde o link aponta (página de destino).

O contexto ao qual o link será inserido, também deve ser levado em consideração. A página a ser linkada precisa estar relacionada ao assunto do texto e o texto âncora não pode atrapalhar a leitura do usuário, isto é, precisa ser adicionado de forma natural no texto, descrevendo o conteúdo da página linkada.

Não deixe de ler: O que é otimizar as páginas de seu site para SEO?

Link building pode ser ‘interno’ ou ‘externo’

estratégia de Link Building utilizando footprints
  • O interno é um link do seu website que aponta para outro post ou outra página do próprio site. Ele é muito importante para manter o usuário engajado, fazendo com que leia mais de um artigo, além de contribuir com a diminuição da taxa de rejeição.
  • O externo é o que define o link building, é o mais vantajoso para o ranqueamento em SEO e acontece quando outros sites apontam um link para o seu.

Footprints, o que são?

Muitas vezes realizamos pesquisas nos buscadores e não achamos exatamente o que estávamos procurando. De modo a encontrar informações mais precisas, podemos usar os footprints individualmente, que é um método que auxilia a selecionar melhor os dados que serão exibidos no resultado de suas pesquisas em mecanismos de busca.

Vamos aos principais footprints:

Inurl 

Utilizado para que o buscador realize a pesquisa, tendo como palavra-chave a palavra pesquisada, listando assim apenas as páginas que apresentem em suas URLs a palavra-chave pesquisada.

Como Utilizar: Para pesquisar apenas páginas cuja url contenha a palavra tecnologia em seu buscador digite inurl:tecnologia.

Site

Este footprint possibilita que seja realizada uma pesquisa sobre um site específico, que pode ocorrer de duas formas:

Para pesquisar sobre um determinado site: como por exemplo para pesquisar sobre o siteamericanas.com, a sintaxe correta é composta por site: americanas.

Para pesquisar algo específico em um determinado site: como por exemplo para pesquisar “computador em americanas.com”, a sintaxe correta se pareceria com computador site: americanas.

Leia também: SEO On Site com WebPeak

 (Not)

Utilizando o footprint de negação, o buscador irá filtrar as páginas de pesquisa que serão apresentadas, realizando a exclusão de todas que apresentarem o termo pesquisado.

Como por exemplo para pesquisar notebooks, exceto os da marca samsung: notebook -samsung.

Palavra-chave exata (“)

 o buscador irá trazer como resultado as páginas que apresentarem as palavras-chave exatamente iguais à de sua pesquisa.

Como Utilizar: para realizar essa busca de palavras-exatas, basta realizar a pesquisa com os termos entre aspas duplas. Como por exemplo, para pesquisar sobre carros importados basta escrever da seguinte maneira: “Carros Importados”.

Leia mais: Como criar um chatbot

Curinga (*)

Realizar a pesquisa das palavras inseridas na busca, mas que não necessariamente na ordem de busca.

Para pesquisar desta maneira basta escrever as palavras entre asteriscos. Exemplo: Busca sobre  informações técnicas sobre computadores e tablets. Sintaxe: informações técnicas *computador* *tablet*.

OR

Para realizar uma pesquisa que resulte em páginas sobre dois ou mais termos, basta utilizar OR entre os mesmos, estando toda a pesquisa entre aspas duplas.

  • Exemplo com dois termos: para mostrar de uma só vez resultados sobre computadores e celulares basta pesquisar ”computadores OR celulares”
  • Exemplo mostrando resultados sobre computadores, celulares e tablets, a pesquisa seria: ”computadores OR celulares OR tablets”.

Defin

Utiliza-se o define para realizar pesquisa sobre diferentes definições de um termo.

  • Utilizando o define para pesquisar o termo SEO, a sintaxe correta seria define: SEO.

Intitle

Utilizamos o Intitle, para que sejam mostradas as páginas que contenham a palavra-chave presente no título.

  • Exemplo: Para mostrar páginas que tenham em seu título o termo informática, basta pesquisar intitle:informatica.

Link

 Utilizando o link: antes de uma url, serão listadas as páginas que contém link apontando para a url digitada.

  • Exemplo: para saber todas as páginas que possuem link apontando para facebook.com  basta pesquisar por “link:www.facebook.com”.

Utilizando footprints ao fazer SEO

Aumentando o acesso às suas páginas com Link Building

estratégia de Link Building utilizando footprints

Os footprints, como dito anteriormente, são utilizados para refinar buscas e filtrar os resultados, aumentando assim a porcentagem de chance de encontrar o que foi buscado.

Entretanto, há outras finalidades no uso dos footprints, como por exemplo a realização de Link Building.

O primeiro passo para fazer Link Building é descobrir páginas de mesmo nicho que a sua onde se possa inserir backlinks que redirecionam os usuários à sua página.

Esta pesquisa pode se tornar menos complexa ao utilizar corretamente footprints como inurl e site. 

Após encontrar sites adequados, é necessário verificar Page Authority (PA) e Domain Authority (DA), métricas usadas para analisar a autoridade da página e diz respeito a probabilidade de que uma página apareça nas buscas, e a autoridade do domínio da página em questão, que é um fator que ajudará outras páginas de conteúdo a serem indexadas com maior velocidade — para realizar tal verificação pode-se usar ferramentas como Moz Bar —.

Separamos este artigo para você: Tempo de Carregamento do Site - Dicas de como melhorar seu site

Agora, já se tem em mãos sites onde se é possível inserir links para sua página, e os números de PA e DA, que o ajudam a filtrar quais serão os melhores sites para lhe fazer referência. O último passo é escrever um comentário ou descrição sutis sobre sua página, de acordo com o assunto da página na qual o seu comentário irá aparecer.

Até a próxima! 🖖

Autor

Mônica De Paula

Alpinista de SERP, profissional em posicionamento digital e estratégias online.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brmonicadepaula@webpeak.com.br

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