Tire suas dúvidas sobre como ganhar dinheiro no Instagram

26/9/2018

Tire suas dúvidas sobre como ganhar dinheiro no Instagram

Todo mundo sabe (ou deveria saber), sobretudo você que tem um negócio, que o Instagram deixou de ser somente um aplicativo de fotos e vídeos e se tornou uma importante ferramenta de negócios.  Diante desse fato, fique por dentro de como ganhar dinheiro no Instagram e destacar seu negócio.

Não sei se é o tempo passando rápido demais, mas fato é que o Instagram foi lançado como um aplicativo para iPhone em 2010, e permite que você tire fotos, adicione filtros e compartilhe as imagens com os amigos. Tudo de maneira muito simples.

Após um mês desde seu lançamento, os criadores do app levantaram 20 milhões de dólares em investimentos (!!!). Já no final do ano, em dezembro, 1 milhão de pessoas já usavam a nova sensação da App Store.

Dado este fato, em abril de 2012, Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook havia comprado o Instagram por 1 bilhão de dólares. A ascensão do Instagram bloqueia dúvidas acerca da geração de interesse, engajamento e lucro. E muitas pessoas estão aproveitando essa plataforma para alcançar resultados.  

Leia também: Como criar anúncio no instagram e se dar bem nas redes sociais

Se você quer fazer parte do grupo de influenciadores digitais e saber como ganhar dinheiro no Instagram, este conteúdo é para você! Nele você vai saber:

  • por que investir no Instagram como um canal de negócios é fundamental;
  • quantos seguidores é preciso ter para ganhar dinheiro no Instagram;
  • como fazer sucesso e ganhar dinheiro no Instagram;
  • como encontrar marcas referências e fechar parcerias lucrativas; e
  • como se tornar um influenciador digital tendo um perfil credenciado.

Vamos lá!

Não apenas os resultados iniciais do Instagram que impressionam, os números atuais da rede social apontam que ela está entre os canais digitais centrais da atualidade. Separamos alguns dados muito importantes para você ver que vale a pena investir no Instagram como instrumento e canal de negócios.

Anunciar no Instagram: Instagram Ads: Tudo o que você precisa saber para começar a anunciar no Instagram

Como ganhar dinheiro no Instagram

Investir no Instagram como um canal de negócios fundamental

  • mais de 1 bilhão de usuários ativos todos os meses;
  • da quantidade de usuários que estão acima, 500 milhões de pessoas usam o app todos os dias ao redor do mundo;
  • nada menos que 400 milhões de contas usam as Stories diariamente;
  • 80% das contas seguem pelo menos 1 empresa.
Não deixe de ler: Segredo revelado: como ter um Instagram de sucesso

O que esses dados representam

Em primeiro lugar, o Instagram está entre as principais redes sociais do mundo, estando à frente do Twitter e do LinkedIn.

Segundo, o Instagram não é apenas grande em tamanho, porém, tem um engajamento surpreendente entre os usuários.

Por outro lado, as pessoas amam interagir e consumir conteúdo no Instagram. Dessa forma, fica esclarecido que dá para ganhar dinheiro no Instagram. Mas e aí, no quesito seguidores, como estamos?

Quantos seguidores são necessários para ganhar dinheiro no Instagram

É muito comum colocar as expectativas lá em cima quando se fala sobre ter sucesso e ganhar dinheiro com a internet. O mercado digital está recheado de cases de sucesso que são impressionantes, com números altos.

Diante desta situação, a primeira coisa que vem à mente quando o assunto é ganhar dinheiro no Instagram está em torno da máxima “Preciso de muitos seguidores.”

Mas calma, nem sempre é assim. O seu número de seguidores vai depender é do seu segmento de mercado. Caso você atue em uma área que há poucos influenciadores, você pode se destacar mesmo que não tenha um público gigante. Por outro lado, se o seu ramo estiver com muitas autoridades, suas chances de conseguir parcerias com milhares de seguidores são muito menores.

Em último caso, não dá para cravar um número, mesmo porque o mundo digital está em constante mudança. O grande segredo é focar na qualidade, assunto que falaremos mais depois.

Leia mais: Ações para gerar leads com o Instagram

Como fazer sucesso e ganhar dinheiro no Instagram

O tamanho do seu público é extremamente importante, entretanto, não é o único fator para determinar sua capacidade de ganhar dinheiro no Instagram. Quais são as opções disponíveis?

É importante que fique claro também que uma não vai excluir a outra. Por isso você deve colocar em prática todas elas! Se decidir fazer isso, só não se esqueça de manter o foco. É melhor executar bem apenas uma única estratégia do que atirar para todos os lados sem ter nenhum resultado, o famoso ‘’atirar para todos os lados’’.

Conteúdo patrocinado

Certamente você já viu muitas postagens desse tipo em seu próprio feed. A publicação de posts patrocinados por marcas que desejam divulgar produtos, serviços e até mesmo iniciativas sociais é sempre bem comum, e essa é uma das principais formas de monetizar um perfil, obviamente, para se qualificar ao trabalho com essas marcas, você precisa ser considerado um influenciador digital.

Existem inúmeras plataformas que conectam marcas e influenciadores, e em algumas delas é possível participar com somente alguns milhares de seguidores.

Não se esqueça: um influenciador não é medido somente por número de seguidores. Dessa forma, nada de comprar seguidores apenas para se cadastrar nessas plataformas.

Talvez você se interesse: Ganhar Seguidores no Instagram com BUME

Divulgação de produtos como afiliado

Outra opção muito interessante para quem já possui uma audiência de tamanho razoável e que está bem engajada é o trabalho para fazer como um canal de marketing de afiliados.

Como isso funciona?

Basta se tornar parceiro de empresas que vendem produtos voltados para o seu público e que se relacionem com o conteúdo que você publica.Assim, você pode continuar com seu conteúdo normalmente.

De tempos em tempos, pode recomendar um desses produtos com seu link de afiliado, a cada venda realizada a partir do link, você recebe uma comissão.

Perceba que, novamente, o fator mais importante não é seu número de seguidores, e sim que eles sejam engajados.

É melhor ter 2 mil pessoas dispostas a ouvir o que você diz (e, potencialmente, comprar o que recomenda) do que 20 mil estranhos que não estão nem aí para os seus posts.

Produtos e serviços

Se por um lado o título de digital influencer é perseguido por muita gente, utilizar o Instagram para divulgar produtos e serviços ainda trata-se da forma mais comum de ganhar dinheiro com a rede. Com essa opção você não vai, necessariamente, ganhar dinheiro de modo direto com a rede, porém, se utilizá-la da forma certa para cultivar audiência sólida e ativa, certamente verá um grande aumento nas vendas.

O grande segredo para impactar o seu cliente ideal está em oferecer conteúdo de qualidade, pois isso gera credibilidade, aumenta a sua exposição e contribui com as vendas.

Ao decidir utilizar esse método, vale a pena investir em anúncios que irão aumentar o alcance e sua mensagem e que podem Se decidir usar esse método, vale a pena investir em anúncios, que aumentam o alcance da sua mensagem e podem acelerar os resultados da sua estratégia.

Saiba mais: 20 dicas para engajar, converter e vender a partir do Instagram Stories    

Venda de fotos para bancos de imagem

Pode ser que leve algum tempo até que você consiga se tornar um digital influencer, estabelecer credibilidade para recomendar produtos pelos quais é afiliado ou até mesmo fazer seu negócio decolar no Instagram.

Porém, estamos aqui para oferecer soluções! Existe um modo simples e muito fácil de levantar uma boa grana por meio da plataforma. E esta trata-se da venda de fotos para bancos de imagem, pois outras marcas necessitam de fotos de qualidade diariamente para compor suas estratégias de comunicação digital.

Caso você já entenda do assunto e capricha quando o assunto é qualidade das produções, por que não se cadastrar em algumas plataformas?

Dica: Se você quer comprar seguidores, tenha seguidores reais

Como encontrar as marcas certas e fechar parcerias lucrativas

O trabalho com marcas parceiras é, sem dúvidas nenhuma, uma forma lucrativa de monetizar o Instagram. Porém, é necessário buscar empresas corretas para formas parcerias bem-sucedidas. Quer ajuda nessa missão? Listamos algumas dicas práticas para ajudar você nessa missão.

Crie seu media kit

Um media kit é aquilo que irá explicar sobre sua audiência, o alcance do seu conteúdo e sua proposta editorial. Diante disso, a dica é fazer essa lição de casa. Diversas plataformas de influenciadores fazem questão desse material, até porque as marcas irão ver que você é mesmo profissional e pode provar resultados.

Estude as marcas que se encaixam com sua proposta editorial

Não pense que toda empresa do seu segmento daria uma boa parceria. Não deixe de fazer uma lista adicionando as marcas que parecem mais interessantes e gaste algum tempo estudando a atuação delas no Instagram. Após esse processo, separe as que possuem um tom mais parecido com o seu e que poderiam apresentar um bom casamento em termos editoriais.

Proposta de valor e abordagem direta da marca

Não há necessidade de esperar que as marcas venham até você, pois isso pode levar mais tempo do que você imagina, sobretudo se o seu nicho é concorrido. Diante disso, a melhor saída está em criar uma proposta de valor que seja interessante a abordagem à marca seja direta.

Esta ação pode ser feita tanto de maneira formal (com a proposta de um projeto por caminhos institucionais) ou informal, através de um post que seja bacana no seu blog corporativo e que você marque a empresa na sua postagem.

Não deixe de ler: Anúncio patrocinado Instagram traz resultados?   

Como se tornar um influenciador digital tendo um perfil credenciado

São alguns os cuidados básicos que todo aspirante a influenciador necessita ter antes de se credenciar e ganhar dinheiro. Até porque, apesar de inúmeras promessas milagrosas, não é tão simples e rápido (como pode parecer) se tornar referência para milhares de pessoas. Existem ações indispensáveis para você se iniciar suas estratégias.

Preencha o seu perfil

Preencher perfil é algo básico, porém, muitas pessoas deixa esse passo de lado. Não se descuide, preencha seu perfil completamente, pois isso vai ser muito importante para você cultivar seguidores em menos tempo e tornar tudo mais fácil para parceiros em potencial verem seu negócio com seriedade.

Prefira qualidade em vez de quantidade

Você provavelmente já ouviu aquela máxima de que ‘’menos é mais’’, certo?

E neste caso, mais uma vez, isso é colocado em prova. Qualidade é muito mais importante do que quantidade, sobretudo para estabelecer autoridade no Instagram. Dessa forma, se você não conseguir manter uma rotina diária de publicações completas, bem formuladas e com soluções claras, pode ser negativo para seu negócio. Faça o seguinte: garanta que fotos e vídeos estejam à altura das melhores marcas.

Seja campeão de edição

O que expusemos acima, depende muito da capacidade de editar bem o material desenvolvido. Pode até que você ache que é bobagem, porém, é só pensar no papel que esta edição tem no processo de histórias, como livros e filmes. Com a ausência de um trabalho nesse sentido, a narrativa pode ser desperdiçada.

Leia mais: 30 aplicativos de fotos que você precisa conhecer

Acompanhe e domine as novidades do Instagram

Fato é que o Instagram não para de se desenvolver! Mesmo aqui no blog da WebPeak você sempre tá recebendo novidades sobre esta rede social. Surgem e criam boas oportunidades para as marcas.

Tratando desse assunto, a consistência é essencial. Ninguém se torna um influenciador importante se aparecer no Instagram de vez em quando, sem anunciar, e se ausentando do público. É fundamental se envolver com seu público através dos comentários, reações e demais ações.

Como a WebPeak vai destacar seu negócio na internet

‘’SEO completo em um único lugar’’ é a frase que define a WebPeak perfeitamente! Diante de tudo o que conhecemos no marketing digital, a WebPeak possui diferenciais importantes, sobretudo no campo de SEO.

Agrega um conjunto de ferramentas de SEO que são indispensáveis para seu negócio, todas elas em um único lugar, ou seja, aquele caminho tortuoso de procurar cada ferramenta para uma ação específica de SEO, mas em locais diferentes, é superada pela WebPeak. Na plataforma você poderá efetivar suas ações em torno de:   

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building (agora denominada como  link earning);
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing.

A WebPeak te deixa no topo dos principais buscadores sem você pagar pelo clique.

Coloque essas dicas em práticas para ganhar dinheiro no Instagram! Acompanhe nosso blog e receba mais dicas para seu negócio.

Até a próxima!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak