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Tráfego Orgânico: O Que é e Como Aumentar o do Seu Site

27/11/2019

Tráfego Orgânico: O Que é e Como Aumentar o do Seu Site

Uma coisa é certa: o desejo de todo negócio é conquistar novos clientes e aumentar a sua receita. Entretanto, para que isso aconteça, o primeiro passo é tornar a sua empresa conhecida no mercado, traduzindo: para o público. E para ganhar essa visibilidade, a dica é entender bem as técnicas de como aumentar o tráfego orgânico em seu site. 

Neste conteúdo você vai entender que para gerar tráfego orgânico de qualidade é preciso diversificar. Afinal, só assim você terá opções caso uma das suas fontes de tráfego, se bobear, até mais de uma, tenham algum tipo de problema ou restrição que você não possa ter controle.

Compreendendo bem isso, ninguém quer perder seus visitantes de uma hora para outra, não é mesmo? E é justamente por isso que o tráfego orgânico é tão importante. 

Como não existe uma única resposta para esta questão, aqui está um conteúdo quentinho acerca do tema! 

Leia também: Gestão do ciclo de vida do cliente: 5 fases e dicas práticas

Como gerar tráfego orgânico no seu site 

1. Conheça seu público 

Tráfego Orgânico: O que é e como aumentar o do seu site

Aqui pode até parecer óbvio, mas você sabe com quem você quer falar?

É fundamental que você saiba qual é o seu público para então direcionar seus esforços e segmentar de maneira correta quem você pretende atingir com a sua comunicação.

É isso que vai influenciar na definição das suas palavras-chave, na produção do seu conteúdo informativo e de vendas, assim como frente às ações de qualquer plano de marketing.

Faça pesquisas, faça perguntas e tudo mais que estiver ao seu alcance para compreender profundamente quem são os seus clientes e o que eles desejam. Utilize ferramentas de SEO para te auxiliar em todo esse processo.

Dica final: para descobrir oportunidades e aprimorar esse conhecimento do seu público, é essencial realizar pesquisa de palavras-chave para encontrar os melhores termos que estão relacionadas ao seu público e ao seu negócio.

2. Palavras-chave corretas

Deve-se saber com clareza que as ferramentas de busca procuram na internet pelos melhores conteúdos para os seus usuários, que são pessoas comuns como eu e você que navegam na internet à procura de informativos sobre os mais variados temas. 

As palavras-chave tratam-se de quais termos são mais procurados, ou muito melhor dizendo: palavras-chave. Todo o processo tem início nas palavras-chave. 

Diante disso, a importância de fazer uma boa pesquisa de palavras-chave antes de começar um negócio, criar um produto ou produzir um conteúdo é ainda mais destacada. 

Dica: Ferramenta de Palavras-chave WebPeak

  • Sugestões de palavras-chave perspicazes mais lucrativas;
  • Sugestões da sua conta Google Search Console (anteriormente Ferramentas do Google para webmasters) em palavras-chave poderosas;
  • Sugestões de palavras-chave obtidas de sites concorrentes.

Com a ferramenta de palavra-chave você pode melhorar e simplificar a pesquisa e análise de palavras-chave.

Leia também: O impacto de um bom SEO no futuro do seu negócio

3. Analise a concorrência 

Ainda sobre o nicho perfeito, é preciso compreender o que nossos adversários estão fazendo de bom e de ruim, quais são os conteúdos que eles produzem e como eles estão aparecendo nos resultados de busca (ou SERP – Search Engine Results Page).

Dica: Ferramenta Métricas do Competidor da WebPeak

  • Visão geral do tráfego do concorrente para estimar quantos prospectos seus concorrentes podem ter;
  • Análise do perfil do link do concorrente para ver como seu site está agindo em relação à concorrência;
  • Ranking do concorrente para ajustar suas páginas e superar a concorrência.

Com a Ferramenta Métricas do Competidor (métricas competitivas) você irá acompanhar o desempenho de seus concorrentes para atuar de forma rápida para superá-los.

Vamos conhecer a fundo quem são nossos concorrentes e saber o que eles estão praticando, seus pontos positivos e outros pontos nos quais você perceba que eles poderiam melhorar.

Ao analisar a concorrência opte pelas lacunas de oportunidade que eles deixaram pra você.

4. Tenha um blog

Tráfego Orgânico: O que é e como aumentar o do seu site

 O blog do seu negócio é o caminho mais rápido para se relacionar com os clientes, ganhar autoridade dentro do seu nicho e, consequentemente, potencializar as vendas.

Sabemos que a criação e a montagem de um blog nos dias de hoje é algo muito simples de se fazer mesmo não sendo um conhecedor do design ou da programação.

Suas opções estão em torno da contratação de um profissional ou uma agência digital para montar o seu site, isso se você não quiser entrar nessa.

Mas lembre-se, existe o WordPress, que é uma plataforma gratuita e livre (código aberto) que possibilita criar blogs magníficos em apenas alguns dias.

Não deixe de ler: Dicas de SEO off-page

5. Engajamento e fidelização 

Ainda pensando do marketing nos tempos atuais, o consumidor procura estabelecer uma relação emocional entre as marcas e produtos que consome, e é justamente por isso que o seu negócio deve gerar um propósito e propiciar experiência ao consumidor. Apenas a partir dessa dinâmica que é possível uma relação próxima e duradoura.

Que tal criar uma comunidade em torno do seu nicho principal, estabelecer discussões saudáveis, fomentar o conhecimento para ser lembrado como uma fonte rica de informações.

Ao entregar conteúdo relevante, de forma rápida você ganha autoridade e confiança do seu público. E então você terá leitores ávidos por informação e eles encontram com você as respostas que precisam para melhorar suas vidas, esse é o verdadeiro significado de fidelização. A fidelização de clientes é com certeza uma vantagem competitiva, quase que desleal, perante quem ainda não impulsiona isso no seu negócio.

6. Aumente o alcance 

Este é o momento de promover seu conteúdo! De nada adianta ter todo o trabalho para chegar até este momento e não se esforçar para promover o seu artigo e aumentar o alcance da sua publicação. Algumas dicas são: redes sociais. Twitter, Instagram, Facebook, Pinterest, entre outros, são essenciais para alcançar um público fiel. 

Caso os leitores estejam gostando do seu artigo, vale manter uma consistência na promoção por algumas semanas a mais, mesmo que para isso tenha que intercalar com novos artigos.

Para concluir, o  esforço que se faz necessário para alcançar os primeiros resultados de busca é muito grande, mas não é complicado e muito menos impossível.

Uma coisa é certa: após ocupar uma boa posição nos resultados de busca ninguém pode tirar seu site de lá, podem chegar perto e até ficar na sua frente, mas tirar de lá ninguém irá conseguir. 

Leia mais: O poder da filosofia SEO para o Google Pagerank

Para gerar tráfego orgânico de qualidade, é fundamental mais dedicação, e isso resulta em mais trabalho, entretanto é o que dá mais retorno a longo prazo e por isso muitos usam esse tipo de tráfego para ganhar autoridade e reduzir seus gastos com anúncios.

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! 

Até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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