E-Commerce

Transformações no Marketplace - WebPeak

20
Jul
2021

Mariana Chaves

Produtora e especialista em marketing de conteúdo.

O mercado está  passando por rápidas transformações pelas características digitais dos novos negócios e, nesse cenário, a transformação digital e os canais digitais, ambos em franca expansão, fomentam novos modelos de negócios e comportamento empresarial, que priorizam a gestão inteligente de recursos financeiros e humanos.

É nessa fase de transformação que tudo acontece, alcançar a performance significa novos modelos de negócios, mudança de posturas, comportamentos, e o profissional que atua neste mercado hipercompetitivo e globalizado, é necessário desenvolver diversas competências que envolvem o desenvolvimento do planejamento estratégico do negócio, o gerenciamento inteligente da operação dos canais de vendas e a gestão de pessoas objetivando a entrega de uma melhor experiência para o cliente em um ambiente digital B2B e B2C.

Mas como isso de fato impacta nos negócios? É isso que vamos tratar neste artigo.

Motivos que aumentaram o interesse em marketplace nos últimos meses

O aumento no setor com a pandemia é possível comprovar através dos números: R$ 30 bilhões do faturamento dos seis primeiros meses de 2020 foram de lojas que realizam suas vendas em marketplaces, uma expansão de 56% sobre o mesmo período de 2019.

Com a pandemia, o e-commerce ficou ainda mais aquecido e quebrou paradigmas em 2020. Esse modelo de negócio passou por um processo em que os números decolaram de forma acelerada e ganhou destaque no novo cenário que tivemos que encarar.

Dentro desse processo, muitas pessoas encontraram nas lojas virtuais a opção mais segura para realizar suas compras, principalmente de supermercados – categoria essa que ganhou um destaque importante – aumentando a adesão e o número de vendas como um todo no mercado online.

Sendo assim, os Marketplaces entraram em um ritmo acelerado. Afinal, esse modelo de negócio possibilita que diversas lojas online tenham os seus produtos hospedados em diversos varejistas mundiais, ganhando mais visibilidade e tráfego para ambos. Essas plataformas são verdadeiros impulsionadores para aqueles que possuem negócios voltados apenas para o varejo tradicional/ físico e que acabaram fechando as portas, a oportunidade de expandir/remodelar a sua operação através das lojas virtuais.

Com o isolamento, o mercado teve uma participação de 78% no faturamento total do e-commerce, e passaram a ser uma alternativa extremamente importante para que muitas lojas não quebrassem.

Quais foram os setores que mais aderiram ao Marketplace?

transformacoes-no-marketplace

Com o crescimento desse mercado e com o fechamento da maioria das lojas físicas durante a pandemia, praticamente todos os setores migraram para o online. Mas através dos números conseguimos analisar quais foram os que mais tiveram destaque nesse período.

  • Beleza e perfumaria: crescimento de 107,4%, faturamento de R$ 2,11 bilhões;
  • Móveis: crescimento de 94,4%, faturamento de R$ 2,51 bilhões;
  • Eletroportáteis: crescimento de 85,7%, faturamento de R$ 1,02 bilhões;
  • Eletrônicos: crescimento de 68,4%, faturamento de R$ 3,93 bilhões
  • Esporte e lazer: crescimento de 66,8%, faturamento de R$ 1,57 bilhões;
  • Telefonia: crescimento de 52,2%, faturamento de R$ 7,00 bilhões;
  • Eletrodomésticos: crescimento de 51,0%, faturamento de R$ 4,21 bilhões;
  • Informática: crescimento de 46,7%, faturamento de R$ de 4,20 bilhões;
  • Moda e acessórios: crescimento de 34,9%, faturamento de R$ 4,10 bilhões;
  • Ar e ventilação: crescimento de 17,2%, faturamento de R$ de 1,22 bilhões.

Principais Marketplaces

Alguns marketplaces são bastante conhecidos e você com certeza os conhece. Vamos destacar alguns deles abaixo e suas características.

MercadoLivre:  É o Marketplace mais tradicional da América Latina, que realiza milhões de transações todos os anos e processa bilhões de dólares, de milhões de vendedores, para milhões de compradores.

Walmart: Um dos maiores e-commerces do Brasil, abriu suas portas para o modelo de marketplace em busca de maior variedade de produtos.

Elo7: Maior Marketplace de produtos feitos a mão no Brasil, com mais de 4 milhões de visualizações por mês. Apresenta liquidez elevada, um grande volume e opções de produtos.

B2W: Maior grupo de e-commerce da América Latina, recentemente abriu suas portas para produtos de múltiplos fornecedores por meio do modelo de Marketplace. Engloba canais importantes como Submarino, Americanas e Shoptime.

Ebay: MarketPlace de produtos

Amazon: Marketplace de produtos

Uber: MarketPlace de transportes

Como você pode estruturar o seu marketplace?

Com todas essas mudanças no comércio eletrônico, acompanhar o ritmo e ainda se manter competitivo no mercado não é a tarefa mais fácil de 2021, principalmente quando o assunto é receber pagamentos. Claro que essa é a hora mais esperada de todo negócio, mas ao pensar em um marketplace, que lida com diversas lojas online simultaneamente, essa etapa precisa não pode travar o seu negócio. 

Com novos formas de pagamento se estabilizando, como o Pix por exemplo, e o crescimento do setor não dando sinais de desaceleração, é essencial abraçar o cenário promissor e apostar em soluções inteligentes na hora de gerenciar os pagamentos de um marketplace, como é o caso dos splits de pagamento, que possibilita a divisão de valores na plataforma, de maneira automática, na hora da autorização da compra entre as partes envolvidas na transação. 

E se você pretende vender mais nesse mercado tão concorrido, nós temos uma dica importante para você.

O SEO vai te ajudar a vender nos marketplaces 

Anteriormente diferenciamos bem ecommerce de marketplace. A partir dessa introdução ficará mais fácil compreender como o SEO vai te ajudar a vender no marketplace.

O investimento em SEO (Search Engine Optimization) ajuda a alavancar vendas de marcas menores, afinal, as técnicas de SEO são aplicáveis em conteúdos e no código de um site a fim de torná-lo mais aceito para os motores de busca.

As técnicas de SEO possibilitam que os marketplaces sejam os primeiros sites encontrados pelos internautas no Google por exemplo, e ligam de modo eficiente o cliente ao lojista.

Técnicas de SEO

Algumas técnicas de SEO são importantes para tornar um site amigável para os motores de busca, e dessa forma rankear.

Pesquisa de palavras-chave

Esta é uma das técnicas mais importantes para o processo de otimização de site. A escolha de termos relevantes, e que sejam certos para que seu negócio seja encontrado com facilidade através dos mecanismos de busca, é uma das técnicas fundamentais de SEO. 

Link Building

Link Building envolve uma série de estratégias para um bom posicionamento nas buscas do Google. Resumindo, o termo faz referência à construção de links externos que irão apontar determinado site, influenciando a popularidade nos mecanismos de buscas e gerando tráfego. É a conquista de backlinks (links em outros sites direcionando para o próprio site de seu cliente) visando o melhor posicionamento no buscador. Para isso, é demandada a utilização de ferramentas especialmente voltadas para este propósito.

Por exemplo, um site com um bom conteúdo, e com links pertinentes, irá gerar vendas.

Uma coisa é certa: quanto mais amigável o site for, mais serão as chances do site estar bem rankeado pelos mecanismos de busca. Abaixo destacamos alguns pontos que levam um site ser amigável para os motores de busca.  

  • Velocidade de carregamento de uma página;
  • Conteúdos;
  • Boa experiência do usuário dentro do site;
  • Diferentes formas de pagamento;
  • Preços coerentes;
  • Adaptação Mobile 

Conclusão

Todas essas mudanças foram positivas para o mercado, mas para ter sucesso e conseguir vender mais, é necessário estar sempre um passo à frente da concorrência. A ação visionária da WebPeak de mostrar a realidade no mundo dos negócios digitais é um diferencial que afeta diretamente nas vendas.

Conseguir visualizar e comparar outras plataformas e serviços, indicam uma análise mais abrangente sendo o fator predominante na hora de decidir onde seu site estará melhor inserido, e como serão as estratégias de marketing digital utilizadas para melhorar os resultados de vendas.

Logo será possível observar os resultados apresentados previamente, baseados em dados concretos para o crescimento do seu negócio e o melhor posicionamento do site nos resultados de busca.


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