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Tutorial SEO Épico! Tudo que ainda Não te Contaram

7/6/2019

Tutorial SEO Épico! Tudo que ainda Não te Contaram

SEO é uma das estratégias mais importantes do Marketing Digital e que está muuuito em alta. De acordo com o Google Trends, no último ano, seu interesse cresceu 55%. Não à toa que nós, da WebPeak, optamos por desenvolver este Tutorial SEO.

Aqui você irá aprender tudo sobre SEO, independentemente do que você seja, estudante, especialista ou gestor de marketing, este conteúdo é COMPLETO e certamente irá mudar sua relação com marketing.

SEO trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias de marketing digital para que sites e páginas estejam melhor posicionadas nos mecanismos de busca nos resultados orgânicos. Seu funcionamento envolve uma série de pilares, como técnicas de indexação, produção de conteúdo qualificado, experiência do usuário, link building e gestão de performance.

Separamos outro conteúdo especial para você: Melhorar o posicionamento na SERP com SEO

SEO como ele realmente é

tutorial seo

Também conhecido popularmente no Brasil como "otimização de sites", SEO (Search Engine Optimization), que em tradução livre para o português, significa "otimização para mecanismos de busca, é o melhor caminho para alcançar o topo dos buscadores, como o Google, de forma orgânica.

Conquistar o topo de forma orgânica significa que ao aplicar técnicas consistentes de SEO, você pode alcançar um público ‘’naturalmente’’ na internet.

No início de tudo, o SEO estava muito mais próximo de profissionais de tecnologia e desenvolvimento, porém com o passar do tempo foi ficando mais complexo e envolve atualmente inúmeras competências como tecnologia, marketing e comunicação. Até mesmo os blogueiros estão por dentro das técnicas de SEO.

Muitos blogueiros e empreendedores, de empresas pequenas a grandes, investem em SEO por inúmeros motivos: desde inovação, passando por criação de reputação da marca, até geração efetiva de tráfego, leads e vendas.

Saiba os 10 motivos que fazem do SEO uma das estratégias preferidas por empresas que mais obtêm resultados com Marketing Digital

Tutorial SEO: 10 motivos que tornam o SEO a solução de empresas

Um fato importante antes de destacar os 10 motivos que tornam o SEO tão especial é que o SEO é uma das estratégias de marketing que mais proporciona benefícios, tanto para branding quanto para gerar resultados.

Por que isso ocorre?
Os resultados de SEO agem tanto na percepção e conhecimento da marca, quanto na geração de performance efetiva (tráfego, leads e vendas.)
A partir do momento que entendemos que cada empresa é única, os benefícios podem variar de marca para marca.

  1. Reputação de marca: a partir dos resultados orgânicos, o consumidor reconhece uma marca nas primeiras posições do Google como líder daquele segmento.
  2. Conhecimento de marca: o simples fato de o usuário encontrar menções à marca nos resultados de busca aumenta o seu reconhecimento, mais uma vez os resultados orgânicos mostrando o grande diferencial.
  3. Confiança na marca: os consumidores possuem mais confiança em mecanismos de busca do que em jornais, redes sociais e publicidade em geral. (Fonte: Trust Barometer)
  4. Influência na decisão de compra: uma pesquisa recente apontou que brasileiros confiam 77% mais em busca orgânica que links patrocinados, o que indica que o SEO irá ajudar o consumidor a decidir o que comprar.
  5. Insights de Mercado e Inteligência de Negócios: diante da situação de que os termos pesquisados em mecanismos de busca revelam comportamento do consumidor, é possível tomar decisões de negócio.
  6. Experiência do Consumidor: um trabalho exemplar de SEO irá contemplar a experiência do consumidor, o que torna seu site mais amigável para humanos e robôs.
  7. Vender ideias: pode parecer algo inusitado, porém a busca orgânica permite convencer pessoas de ideias, ainda mais diante da realidade que quem pesquisa tem uma lacuna informacional na mente e um bom conteúdo irá vender ideias.
  8. Aumentar o número de visitas: além de todos os aspectos destacados acima, o SEO bem feito irá aumentar o número de visitas do site.
  9. Leads: quem não gosta de lead… os leads são contatos ou dados de pessoas potencialmente interessadas em seu produto; com o tráfego qualificado gerado com SEO considere gerar mais leads.
  10. Vendas: se você está aparecendo, em destaque nos resultados de busca, o SEO também gera vendas de forma mensurável e direta, outra pesquisa recente aponta que a busca orgânica é responsável por 32% das vendas do comércio eletrônico brasileiro.

Leia também: SEO 101: Noções básicas de Search Engine Optimization

Agora, dando continuidade ao Tutorial SEO

Conheça os 3 Pilares de SEO

#1 Relevância

Para um site ficar alcançar uma boa posição, o primeiro passo é possuir boa indexação, conteúdo de qualidade e proporcionar a melhor experiência para o consumidor. O seu site é relevante se for, de fato, o melhor resultado para uma determinada pesquisa. Não tente enganar os algoritmos do Google, subestimar os algoritmos pode fazer com que você seja punido de modo grave para seu negócio.

#2 Autoridade

Para além da Relevância, os mecanismos de busca também vão avaliar a Autoridade do seu site, que é basicamente a reputação dele na Internet. Como isso é feito?

Basicamente, medindo os hyperlinks de outros sites para o seu e a quantidade de buscas pela sua marca.

#3 Performance

Se um site possui Relevância e Autoridade, ele alcança Performance. Performance vai desde estar nas primeiras posições do Google para uma palavra, receber tráfego e atingir seus objetivos de marketing (como conversões).


Separamos 4 regrinhas básicas para rankear nos mecanismos de busca. Este tutorial SEO é perfeito para você 😃

  1. SEO On-Page: ou seja, tecnologia bem feita e indexável;
  2. Conteúdo realmente de qualidade e que seja capaz de encantar o leitor, fazer com que ele retorne ao seu site;
  3. Links de Autoridade de outros sites apontando para o seu (técnica conhecida como Link Building ou SEO Off-Page). Mais para baixo vamos falar detalhadamente a importância do Link Building.
  4. Gerenciar as métricas de engajamento e Performance no seu site.

Certamente que o SEO pode ser bem mais complexo que a síntese exposta acima, mas estamos simplificando para você conseguir colocar em prática. Você deve saber que o SEO é contínuo, todos os dias dá para aprender um pouco mais.

Questão muito importante: SEO White Hat vs SEO Black Hat

Você sabe a diferença de SEO White Hat & Black Hat?

Algumas pessoas acham que quando se fala de SEO Black Hat com tom de seriedade é brincadeira. Mas não é. A triste realidade é que alguns só vão levar isso a sério quando seus sites estiverem punidos pelo Google, ou seja,é o momento que deixam de aparecer nos resultados da busca orgânica.

SEO White Hat trata-se de como o SEO deve ser feito, sendo bem direta, seguindo as Diretrizes do Google. O que incomoda muitas pessoas é que ele traz resultados só no médio e no longo prazos.

Por outro lado o SEO Black Hat, é um conjunto de técnicas para manipular o Google e ter melhores resultados “injustamente” ou até “mais rápidos”. Negando que os resultados eficazes de SEO em um site é de médio a longo prazo. E por isso é tão importante começar o mais rápido possível.

Vamos destacar agora neste tutorial SEO, as principais técnicas de SEO Black Hat para NUNCA fazer e não correr o risco de ter seu site banido do Google.

  1. Participar de esquemas de links: como compra ou troca de links, além de inserção manual de links em outros sites.
  2. Páginas sem Conteúdo Original: Criação de páginas com pouco ou nenhum conteúdo original é um grave problema.
  3. Técnicas de cloaking: trata-se de uma técnica maliciosa que exibe algo para o usuário e outra coisa para os mecanismos de busca.
  4. Texto ou link oculto: não esconda nenhum tipo de conteúdo do usuário.
  5. Doorways Pages: é uma técnica de criar páginas que não possuem relevância somente para multiplicar as palavras-chave posicionadas
  6. Conteúdo copiado: não copie conteúdos de outros sites, nem uma parte que seja; invista em conteúdo original e evite o duplicado.
  7. Participar de programas de afiliados sem agregar valor suficiente: o Google não quer sites posicionados só para revender produtos que ganham comissões.
  8. Carregamento de páginas com palavras-chave sem relevância: evite realizar ações que são feitas só para o algoritmo e sem agregar valor ao visitante do seu site, valorize a experiência do visitante do seu site.
  9. Keyword Stuffing: evite repetição de palavras-chave no texto de modo desnecessário.
  10. SEO Negativo: não realize nenhuma ação que prejudique outros sites.

Técnicas indispensáveis de SEO

Otimize as URLs

A URL ou endereço de uma página é um elemento importante tanto para o buscador quanto para o usuário. A URL traz uma ideia do que existe naquela página e antecipa o assunto antes mesmo que a visita seja realizada, garantindo melhor experiência para o visitante.

Para entender melhor, considere essas 2 URLs:


Qual das 2 é mais fácil de ler e de prever o conteúdo existente?

A sua resposta, certamente, foi a 2ª. Diante disso, você consegue visualizar a importância de realizar a otimização.

O indicado é que ela conte com a palavra-chave, que vai ajudar no ranqueamento e na compreensão. Ao mesmo tempo, o ideal é deixá-la o mais curta possível. Para isso, evite palavras e elementos de ligação e tente concentrar o assunto na menor estrutura viável. Você irá criar URLs otimizadas tanto para o usuário quanto para os algoritmos dos mecanismos de busca.

Não deixe de ler: Conheça o Google Panda, Hummingbird e os principais algoritmos do Google

Elabore as meta descrições de maneira correta

Uma meta descrição trata-se de um pequeno texto que aparece abaixo do título da página nos resultados das buscas, e serve como um resumo do que o usuário encontrará ao clicar naquele link, funciona como um elemento de atração.

Uma vez que esse item defina se alguém visitará ou não o seu site, é importante que ele seja elaborado de maneira correta.

Para atender a um SEO tutorial otimizado, acrescente a palavra-chave na área, como forma de aumentar a relevância.

Entretanto, não deixe de criar uma chamada criativa e que atue de modo a persuadir. Utilize palavras de impacto de modo a incentivar o usuário a clicar na página.

Outra recomendação importante é que você mantenha o tamanho dentro de parâmetros ideais. O recomendado é que tenha no mínimo 120 caracteres e, no máximo, 156.

Desse modo, ficará visível, sem textos cortados de forma abrupta e você irá manter o máximo de resultados.

Escolha as palavras-chave ideais

As palavras-chave estão entre os pontos essenciais de um SEO otimizado. Como são os menores elementos que definem um assunto, elas são utilizadas nas buscas por usuários, e certamente você já fez isso.

Alguém que deseja adquirir uma nova bolsa para usar, por exemplo, provavelmente buscará por “comprar bolsa vermelha”.

Agora vamos pensar em um negócio que oferece um artigo bem ranqueado com a palavra-chave “onde comprar bolsa vermelha”. Possivelmente, ele receberá a atenção de boa parte dos usuários que fazem a pesquisa, logo, irá ganhar visita e muito provável terá sucesso na venda.

Para obter bons resultados, as palavras-chave precisam ser encontrados corretamente, como com ajuda de ferramentas específicas. Em vez de priorizar as muito curtas e genéricas (chamadas de short tail keywords), dê preferência para as conhecidas como cauda longa (long tail keywords).Essas, normalmente, contêm mais de 3 palavras e trazem uma abordagem profunda sobre o tema.

Por outro lado, isso diminua o volume de pesquisas, é uma forma de aumentar o tráfego qualificado e as chances de conversão.

Leia mais: Inbound Marketing: tire suas dúvidas

Utilize as palavras-chave nos conteúdos publicados

Preste atenção, não adianta selecionar os assuntos corretamente se eles não forem aproveitados de modo adequado.

Para isso, é fundamental usar as palavras-chave nos conteúdos que você publicar — especificamente, as postagens do blog.  

É uma convenção utilizar a palavra-chave selecionada, pelo menos, na introdução, na conclusão e 1 vez durante o conteúdo. Porém, balanceie essa estratégia de acordo com o tamanho do seu conteúdo. Se possível, aplicá-la em um dos intertítulos aumenta a relevância do conteúdo, especialmente se for no 1º.

Ao invés disso, dê preferência para acrescentar sinônimos e variações relevantes do tema. Como os mecanismos têm se tornado cada vez mais semânticos, a sua produção ganhará relevância e terá destaque.

Adapte para o ambiente mobile

tutorial seo

Uma pesquisa recente indica que para 2019, a expectativa é que sejam mais de 5 bilhões de usuários mobile. Quanto aos negócios, em 2015 metade dos usuários de smartphone descobriu uma nova empresa por meio de uma pesquisa via aparelho.

Diante dessas informações, o mobile está cada vez mais presente e que ele ajudará, progressivamente, os compradores a encontrarem aquilo que precisam.

Sabendo disso, o Google passou a priorizar os sites que possuem uma versão mobile ou responsiva. Ou seja...seu site precisa de um design capaz de se adaptar a qualquer tela.

Mas vá além, como é 108% mais difícil ler um conteúdo estando via mobile, deve-se priorizar a escaneabilidade. Frases e parágrafos curtos, espaços em branco e imagens vêm como favorecimento ao fácil acesso à informação.Esses aspectos contribuem para uma experiência de usuário otimizada, levando a um melhor resultado de SEO.

Tenha uma estratégia de link building

Para determinar se o seu site é responsivo e que atende aos interesses de quem pesquisa, o algoritmo considera inúmeros fatores. Entre eles estão a confiabilidade do conteúdo e o tempo de permanência do visitante no site.

As questões destacadas muito favorecidas por uma boa estratégia de link building, ou seja, acrescentar links ao conteúdo.

Ao fazer referências de páginas externas de qualidade e autoridade, o buscador compreende que você está oferecendo informação útil para os usuários. Por outro lado, ao fazer link building internamente de forma adequada, é provável que as pessoas passem mais tempo consumindo outros conteúdos.

Com isso, o algoritmo entende que a sua página tem qualidade e oferece posições melhoradas.

Dica: Para ter melhores resultados, não desconsidere o poder do guest post. Com bons parceiros, é possível aumentar o alcance de público e conseguir links de um domínio com boa reputação.Dessa forma, o algoritmo lê o seu site de uma forma otimizada, o que leva a um melhor resultado de ranqueamento.

Ferramentas de SEO WebPeak

A WebPeak agrega um conjunto de ferramentas de SEO que vão otimizar seu site de maneira correta, assim como seu tempo.

São mais de 15 ferramentas de SEO em um único lugar para você ter os melhores resultados.

Leia também: Auditoria SEO: Como WebPeak ajuda você

Esperamos que com esse tutorial de SEO você tenha se convencido de que SEO é o caminho para alcançar o topo dos buscadores.

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio!

Abraços :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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