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Tutorial SEO para fazer pesquisa de palavras-chave para o seu site!

07
Oct
2021

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

A primeira etapa para propagandear um site é fazer pesquisa de palavras-chave. O motivo para tal urgência é devido a necessidade de melhorar a visibilidade de um site.

Para isso, analisar as consultas de pesquisa de termos relacionados ao seu site e selecionar as melhores para segmentar é um processo fundamental de otimização de site (SEO).

A pesquisa de palavras-chave e, por consequência, a criação de uma lista de palavras-chave, envolve recolher as melhore opções para os profissionais aplicarem em seu site e, assim, abordar os motores de pesquisa de um nicho específico, dividindo-os em grupos temáticos e filtrando os desnecessários. 

Através de um conjunto de palavras-chave, possível de ser consultado (planilhas, por exemplo), é possível tornar-se alvo para potenciais clientes. Somente uma estrutura do site correta, aplicação de estratégias de SEO e outros canais de marketing, poderá conduzir tráfego segmentado ao seu site! 

Por que fazer Pesquisa de Palavras-Chave para o seu site?

Tutorial SEO para fazer pesquisa de palavras-chave para o seu site!

A pesquisa de palavras-chave têm um papel fundamental no SEO, nos anúncios do Google, no marketing das redes sociais, etc., como pôde ser percebido na introdução acima. Todos esses veículos possuem aspectos em comum: visam encontrar e promover produtos, serviços ou informação relevante para os usuários. 

O estudo dos melhores termos perpassa exatamente por compreender os gatilhos da psicologia para pesquisas de nicho e, assim, expandir o mais possível a lista de palavras-chave ideais para o site em questão. 

A pesquisa de palavra-chave tem funções muito importantes, abaixo listamos os seguintes aspectos que são auxiliados por tal recurso:

  • Melhorar a estrutura do site
  • Perceber os interesses do público alvo 
  • Pesquisas por ideias de conteúdo úteis
  • Escrever títulos, descrições, cabeçalhos h1-h6 
  • Otimizar imagens
  • Selecionar textos âncora para links internos e externos
  • Criar uma lista de palavras-chave para rastreamento de classificações SERP
  • Segmentação de publicidade contextual e em banners
  • Configurar chatbots, dar respostas às questões dos clientes. 

Portanto, a pesquisa de palavras-chave é parte fundamental do processo de criação do seu site. 

Qual a importância de SEO para pesquisa de palavras-chave?

Quando o SEO é realizado corretamente, o desdobramento é um fluxo maior de pessoas em seu site. 

Lembre-se: tão importante quanto chamar o usuário para ler seus conteúdos é garantir que ele esteja interessado no que você tem a oferecer.

O tráfego qualificado é desenhado pelos usuários que já possuem algum conhecimento sobre o que o seu negócio aborda. Diante disso, estão mais próximos de se tornarem clientes.

Com o SEO bem-feito, é possível conquistar exatamente seu público-alvo. Ao aparecer em posições elevadas em resultados de pesquisas específicas, o seu site se torna a resposta para a dúvida do usuário.

O SEO é responsável por fazer a ponte entre seu público e seu negócio. Ele ajuda a aumentar a exposição dos conteúdos, ampliando as chances de que eles recebam visitas.

SEO Semântico: qualidade é mais importante do que quantidade!

Uma vez que os motores de pesquisa sejam responsáveis pelos resultados mais relevantes para as suas consultas de pesquisa. Assim, se uma página usar as palavras-chave corretas, há uma maior probabilidade de obter uma classificação mais alta na pesquisa.

No entanto, os motores de busca também compreendem palavras-chave semânticas, em consideração aos sinônimos e palavras próximas no que respeita ao significado. Ou seja, o SEO Semântico, que é o processo de construir mais significado nas palavras que utiliza no seu conteúdo, e na criação de conteúdo que vise satisfazer o potencial leitor. 

A partir da análise de termos chave é possível aprofundar-se dentro do seu nicho, entender melhor um potencial cliente, utilizar a experiência da concorrência e construir uma estrutura de site de alta qualidade. 

Importante: quanto mais ampla for a gama de palavras-chave, mais tráfego elas podem direcionar para o site. 

Como fazer Pesquisa de Palavras-Chave corretamente

Tutorial SEO para fazer pesquisa de palavras-chave para o seu site!

Fazer pesquisa de palavras-chave para agrupar uma lista de palavras-chave ideias para seu site é processo completo, que inclui a análise do nicho do site, o seu tópico e estrutura. Por conta disso, é fundamental trabalhar com ferramentas capazes de trazer à tona as melhores métricas para você aplicar as melhores estratégias.

Mas antes, existem alguns princípios básicos para melhorar sua pesquisa de palavras-chave, confira: 

1. Recolher uma boa quantidade de palavras-chave e filtrá-las

Antes de adicionar as palavras-chave numa ferramenta de pesquisa, escolha cuidadosamente os termos, assim, com o passar do tempo você irá expandir a lista. 

2. Decidir como quer compilar a lista de palavras-chave

Existe uma série de estratégias capazes de auxiliar na construção de uma lista de palavras-chave, cujo alvo será o público interessado no site. Cada uma delas é utilizada com base nos seguintes aspectos: se o site já tem a sua estrutura, se está em desenvolvimento, como está otimizado, quais são as classificações das palavras-chave, entre outras. 

3. Faça pesquisa de palavras-chave com base nos serviços especiais

Soluções de software, que tem como objetivo executar a pesquisa de palavras-chave, são ideais para explorar o terreno e recolher um número máximo de consultas de pesquisa e sugestões dos motores de pesquisa. Para alcançar melhores resultados, a WebPeak tem um conjunto de ferramentas de SEO, incluindo Ferramenta de Pesquisa de Palavra-Chave e Ferramenta para Análise de Concorrência

4. Refine a lista de palavras-chave do seu site

Para você organizar as consultas de pesquisa relacionadas com tópicos numa lista funcional de palavras-chave, é importante incluir duas etapas: remover palavras-chave irrelevantes da lista e agrupar palavras-chave em grupos. Assim, você terá uma visão melhor das possibilidades de aplicação das palavras-chave. 

Aliás, também é possível excluir palavras-chave da sua lista durante a pesquisa. Distribua as palavras-chave entre as URLs do seu site, assim que você agrupá-las em  grupos temáticos relacionados.

Agrupe automaticamente através da Ferramenta de Pesquisa da Palavra-chave WebPeak 

Agora que você já sabe a importância de recolher o maior número possível de palavras-chave/termos para então, após isso, fazer a análise e classificação/remoção daquelas não interessam ao cliente e ao seu negócio, é o momento de compreender a importância de uma ferramenta de SEO (otimização de site) para seu negócio. 

A Ferramenta de Pesquisa de Palavra-Chave da WebPeak garante: 

  • Sugestões de palavras-chave perspicazes mais lucrativas;
  • Sugestões da sua conta Google Search Console (anteriormente Ferramentas do Google para webmasters) em palavras-chave poderosas;
  • Sugestões de palavras-chave obtidas de sites concorrentes.

A ferramenta de pesquisa de palavras-chave resulta em valor ao seu negócio, você pode melhorar e simplificar a pesquisa e análise de termos. 

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