Marketing

Uma imagem que vale por mil palavras! Como tirar fotos para e-commerce

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

como tirar foto para e-commerce, como tirar foto, e-commerce

Uma coisa é certa, as fotos para loja virtual são essenciais para o sucesso de qualquer negócio, afinal, é o carro chefe da sua marca. São as fotos que causam a primeira impressão nos usuários e que, consequentemente, influenciam diretamente na decisão de compra dos consumidores.

A grande dúvida está em torno de como tirar foto para e-commerce para que seu negócio tenha bons resultados e aumente as conversões.

As fotos dos produtos tratam-se de um dos primeiros elementos que avaliamos antes de comprá-los. Isso porque uma foto com qualidade ruim prejudica a visualização do conteúdo e é justamente por isso que desistimos facilmente de comprá-lo.

Neste conteúdo, entenda como tirar fotos para e-commerce e aumentar suas conversões. 

Vamos lá! 

Leia também: 5 mulheres empreendedoras para seguir nas mídias sociais + SEO para mulheres

Qual a importância das fotos para um e-commerce 

Certamente um dos grandes receios dos consumidores online é o fato de eles não conseguirem interagir com o produto ou ter qualquer contato com o mesmo. Certamente este fato os deixam inseguros na hora de comprar algo, pois se baseiam na qualidade da imagem para decidir a compra. 

Uma vez que não seja possível experimentar o produto ou ter uma amostra, o consumidor se guiará pela melhor divulgação do produto. Diante disso, você deve transmitir confiança para os usuários com suas fotos, de forma que eles tenham uma experiência tão boa que adquiram preferência por seus produtos, ao divulgar de maneira correta esse resultado certamente você irá ter.

Para além das características da própria foto, você deve lembrar de considerar aspectos que vão complementar a foto, como descrição do produto, cores diferentes e detalhamento técnico. 

Como tirar fotos para e-commerce

Utilize a luz a seu favor

como tirar foto para e-commerce, como tirar foto, e-commerce

Sabemos que hoje em dia existem incontáveis equipamentos emissores de luz criados exclusivamente para obter as melhores fotos. Entretanto, como muitos fotógrafos sabem, nada supera a luz natural. 

A luz natural torna possível tirar fotos incríveis e sem comparação. Diante disso, procure utilizar a luz natural para fotografar seus produtos, assim você terá fotos mais nítidas e é possível ver o objeto fotografado com mais detalhes.

Leve em consideração os horários ideais para tirar as fotos com luz natural. Dica: O início da manhã e fim de tarde são os melhores períodos, pois a luz está mais equilibrada.

Não deixe de ler: Você sabia que pode carregar o m-commerce no bolso?

Atente-se ao cenário 

O cenário é pouco esclarecido para quem vai tirar fotos para e-commerce, porém, possui grande importância. Evite ambientes com muitos elementos e poluição visual, isso é o que pode desviar a atenção de quem vê a fotografia para outros elementos que não o produto.

Que tal buscar por um ambiente para tirar a foto mais limpa possível em que seu produto está em destaque? 

Caso necessário, desfoque o fundo para dar destaque ao produto.

Outra dica é utilizar um fundo infinito, muito comum em e-commerces, por ser uma cor única. O que terá a grande atenção mesmo é seu produto.

Escolha o melhor ângulo 

Se tem algo que faz diferença e muito para suas fotos é o ângulo em que a foto é tirada. É muito importante conhecer os diferentes ângulos para então escolher o mais adequado para seu produto.

Levando em consideração o ângulo, seu produto pode ficar desvalorizado, ou o contrário. Diante disso, escolha o mais adequado para seu cenário. No geral, ângulos de baixo enaltecem o objeto fotografado, e dessa forma ele acaba por sair mais valorizado.  

Leia mais: Como fazer SEO para Youtube em 7 dicas matadoras

É do mesmo modo importante tirar a foto de diferentes ângulos para que o consumidor possa ter uma visão geral do produto, o mais próximo do real possível. Você mesmo já deve ter se deparado com uma única foto sobre o produto que almejou adquirir e deu para trás, não é mesmo? 

O produto deve estar impecável

Evite decidir por tirar fotos daquele produto que contém manchas, sujeiras, arranhões ou sinais de uso. Esses são alguns dos aspectos que você deve considerar antes de tirar a foto de seu produto. É muito importante que o produto esteja em perfeitas condições e limpo para causar uma boa impressão e valorizá-lo na foto.

Faça uso de tripés 

Quem aqui gosta de ver foto tremida? Isso interfere bastante na experiência dos usuários, que querem ver o produto com mais nitidez. Diante disso, vale a pena o investimento em um tripé para sua câmera. Suas fotos saíram consideravelmente mais estáveis e com uma qualidade maior.

Tire fotos de qualidade

Não preciso dizer que a qualidade da foto no quesito resolução é de extrema importância, certo?  Para tirar a foto na melhor resolução, é necessário ter uma boa câmera. Caso não seja a câmera, invista em lentes, ou opte pelo contato daquele amigo, colega profissional e afins, que tem uma ótima câmera para te ajudar. 

Este é um investimento que vale a pena e pode trazer bons resultados para seu e-commerce. Caso você queira ainda mais qualidade, há softwares de edição, como o Lightroom, em que você pode melhorar suas fotos e deixá-las ainda mais chamativas e bonitas.

Não deixe de ler: Você já usou SEO para Youtube? Ela vai te ajudar na conquista de novos seguidores

Atente-se ao tamanho da imagem

As dimensões da imagem que você utiliza devem ser adequadas ao tamanho requerido pela plataforma de sua loja virtual.

Divulgar suas fotos nas redes sociais também é importante e, para isso, você deve saber as dimensões ideais para que a foto caiba inteira no post e tenha a melhor qualidade.

Evite o uso do flash

como tirar foto para e-commerce, como tirar foto, e-commerce

O uso do flash é um dos piores recursos para uma foto de e-commerce, além do objeto ficar com um centro de luz que prejudica muito a qualidade da imagem, o flash também gera a sombra do objeto, que pode piorar a foto mais ainda.

Diante disso, evite ao máximo o uso de flash. Se o ambiente estiver escuro, que tal utilizar um efeito de HDR pode te ajudar? 

SEO para fotos 

Otimização para fotos, já ouviu falar disso? É muito importante! Os resultados orgânicos dos buscadores como o Google são responsáveis por uma grande parte do tráfego de seu e-commerce.

Diante disso, é importante aplicar técnicas de SEO que podem deixar seu site nas melhores posições dos buscadores, aumentando seu reconhecimento e sua autoridade no mercado.

Para fazer a otimização de suas fotos, você deve inserir a tag alternativa em todas as fotos que for postar, isso fará com que o algoritmo do Google identifique seu conteúdo e assim possa ranqueá-lo.

Observação: tag alternativa é como uma descrição da imagem, com palavras-chave que irá descrever da melhor maneira, de forma que o usuário consiga achá-la nos mecanismos de busca.

Prontinho! Agora você sabe como tirar fotos para e-commerce, basta aplicar as dicas em seu negócio para ver como isso pode melhorar sua taxa de conversão.

Não deixe de acompanhar nossos conteúdos e receba mais dicas para seu negócio! 

Até a próxima! :) 

Últimas Postagens WebPeak

SEO

O que é e como funciona um buscador de palavras chave

SEO

Como funciona a otimização de sites?

SEO

Aprenda a Definir Metas e Objetivos de SEO

SEO

O que é SEO? Guia ENTERPRISE para conquistar a primeira página do Google