5 minutos

Veja como melhorar SEO sabendo tudo sobre HTML!

Veja como melhorar SEO sabendo tudo sobre HTML e aparecer nas melhores posições do Google! Acompanhe as novidades do nosso blog.
Veja como melhorar SEO sabendo tudo sobre HTML!
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
18/1/2024

HTML, à explicação ideal, trata-se de uma linguagem de marcação, e não de programação como muitos pensam e disseminam por aí, e tem como função orientar os browsers sobre como renderizar, ou seja, compilar e processar um produto final, e mostrar para o seu usuário uma página.

Portanto, o HTML é a informação pública de uma página, como de fato é, sendo através dela que o Google, assim como os browsers, lê as suas informações e procura interpretá-las como um usuário faria.

O recomendado é que você tenha um conhecimento mesmo que básico de HTML para ir fundo em SEO (otimização para buscadores). E é justamente por isso que preparamos este conteúdo para você.

Vamos lá!

Confira primeiro o nosso Guia de SEO e fique por dentro do assunto!

Como melhorar o SEO do seu site sabendo sobre HTML?

Você não pode deixar de saber que o código HTML é feito de elementos e esses elementos possuem funções específicas, seja dar o título à página, ao conteúdo, ser subtítulo, exibir uma imagem, um vídeo, uma lista, entre outras.

É importante resgatarmos que o algoritmo do Google é um software de computador que basicamente lê códigos-fonte de inúmeras páginas, procurando interpretá-los tal como um usuário comum faria. Nesse sentido, nós consideramos de extrema importância o conhecimento do HTML para solucionar problemas relacionados a SEO, e menos para desenvolver os códigos-fonte.

Caso haja um problema em seu ranking no Google e ele concernir ao seu código-fonte, como você poderá ser solucionado se não há o HTML?

Este é um importante ponto de reflexão que destaca sua importância. Configura os principais elementos do HTML para SEO!

Elementos HTML que você precisa conhecer

Título da página

Conceitualmente, o H1 possui um destaque maior, uma fonte maior, e é geralmente o elemento de texto mais visível da página, conhecido também como o assunto principal em destaque, o ‘’título mãe’’. Utiliza para determinar o principal assunto abordado em uma página, visto que o título de uma página conceitualmente define o conteúdo. Em plataformas como o WordPress, basta colocar no campo disponível para colocar o título principal.

  • <h1>Melhorar o SEO</h1>

Meta Description

Uma meta descrição trata-se de um pequeno texto que aparece abaixo do título da página nos resultados das buscas, e serve como um resumo do que o usuário encontrará ao clicar naquele link, funciona como um elemento de atração.

Uma vez que esse item defina se alguém visitará ou não o seu site, é importante que ele seja elaborado de maneira correta. Nesse sentido, é importante acrescentar a palavra-chave na área, como forma de aumentar a relevância.

Porém, não deixe de criar uma chamada criativa e que atue de modo a persuadir. Utilize palavras de impacto de modo a incentivar o usuário a clicar na página.

Outra recomendação importante é manter o tamanho dentro de parâmetros ideais. O recomendado é que tenha no mínimo 120 caracteres e, no máximo, 156. Desse modo, ficará visível, sem textos cortados de forma abrupta e irá manter o máximo de resultados.

H1, H2, H3…

São recursos de programação HTML que são utilizados para destacar títulos e subtítulos de uma página.

Ter a presença da palavra-chave nos títulos e subtítulos é bem importante para ranquear organicamente.

Exemplo de Heading Tags:

  • <h1></h1>Melhorar SEO
  • <h2></h2>Melhorar SEO
  • <h3></h3>Melhorar SEO
  • <h4></h4>Melhorar SEO

Aqui vamos às regras finais, e muito simples, que você pode seguir para a elaboração de títulos no seu site:

  • Crie um único título por página;
  • O título precisa ter relação com o conteúdo da página;
  • Explore a principal palavra-chave do conteúdo (e se possível, não deixe de investir, em outras variações);
  • Ponha a sua marca no final do título (sempre que julgar a sua marca um diferencial);
  • Evite escrever uma série de inúmeros termos separados por vírgulas.

Alt e nome das imagens

Utilizar imagens em todo o conteúdo de suas postagens criará uma experiência de leitura de maior qualidade, que irá ajudar a manter seus usuários envolvidos com seu site, o que proporcionará indicadores positivos de desempenho do site.

Entretanto, além de adicionar imagens, você pode (talvez, deva) otimizá-las para melhorar também sua otimização para buscadores (SEO).

Texto do título da imagem

O texto do título da imagem não é rastreado pelos buscadores, mas pode ser uma questão na sua experiência do usuário. Ao passar por cima da sua imagem, o usuário irá se deparar com um pop-up somado a um texto do título da imagem. Vale a pena editar o Título da Imagem com o título do conteúdo.

“Alt text”

O alt text, também conhecido como texto alternativo, da sua imagem irá fornecer um indicador para o Google sobre o que é sua página. Na primeira imagem da sua postagem, você deve alterar o texto para a palavra-chave que é foco em sua postagem. Para imagens diferentes na postagem, utilize palavras-chave que sejam variações de sua palavra-chave de destino ou descreva a imagem.

Vídeos no Youtube, Vimeo ou Flash

Links internos e Links externos

Breadcrumbs

O código HTML do Breadcrumb é ideal para ajudar o Google na identificação, e que a página atual também apareça, com título em negrito (usando strong). É utilizado o sinal de maior (>) para indicar a hierarquia das páginas.

SEO > Artigos [landing otimizada para “Artigos sobre SEO”, palavra-chave que poderia estar no “title” da âncora no breadcrumb]

SEO> Artigos > Como fazer SEO

SEO> Artigos > Fazendo SEO grátis

SEO> Artigos > etc.

SEO> Cursos de melhorar SEO

SEO> Cursos de SEO> Curso de SEO básico

SEO> Cursos de SEO> Curso de SEO intermediário

SEO> Cursos de SEO> Curso de SEO avançado

SEO> Cursos de SEO> Curso de SEO online

SEO> Cursos de Desenho > Curso de SEO no Rio de Janeiro

SEO> Cursos de Desenho > Curso de SEO em São Paulo

Nesse sentido, o Google irá identificar de forma fácil que esta página tem autoridade para aquela categoria de palavras-chave e haverá boas chances de estar na primeira página para a palavra “SEO”, nas 3 primeiras posições para “Curso de SEO” e bom tráfego para o conteúdo sobre SEO, otimização para sites.  Claro, SEO deve ser aplicado de maneira correta para dar certo.

Informação + Palavra-chave

Quando falamos sobre SEO, devemos ter em mente que o Google localizará palavras-chave em contextos que são relevantes. O algoritmo do Google é feito para buscar palavras-chave, seja de forma direta ou em forma de um campo semântico, ou seja, com palavras-chave com sentido próximo e termos que tenham conexão entre si.

Um artigo bem ranqueado com a palavra-chave “pesquisa de gênero”, possivelmente, receberá a atenção de boa parte dos usuários que fazem a pesquisa, logo, irá ganhar visita e notoriedade.

Para obter bons resultados, as palavras-chave precisam ser encontrados corretamente, como com ajuda de ferramentas específicas. Ao invés de priorizar as muito curtas e genéricas (chamadas de short tail keywords), o ideal é dar preferência para as conhecidas como cauda longa (long tail keywords).  Essas, normalmente, contêm mais de 3 palavras e trazem uma abordagem profunda sobre o tema.

Melhore seu SEO com HTML!

É importante que o código-fonte da página seja o mais resumido possível, a fim de que o tempo de carregamento seja o menor. Afinal, não se esqueça que os algoritmos do Google estão bem espertos quanto a boa experiência do usuário.

Por outro lado, cada elemento HTML tem um uso semântico e correto, dessa forma é fundamental que se use corretamente o código HTML, pois só assim o Google irá interpretar com excelência seu site.

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio.

Até a próxima! :)

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager