NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Veja como melhorar SEO sabendo tudo sobre HTML!

22/5/2019

Veja como melhorar SEO sabendo tudo sobre HTML!

HTML, à explicação ideal, trata-se de uma linguagem de marcação, e não de programação como muitos pensam e disseminam por aí, e tem como função orientar os browsers sobre como renderizar, ou seja, compilar e processar um produto final, e mostrar para o seu usuário uma página.

Uma que o HTML seja uma informação pública de uma página, como de fato é, é através dela que o Google, assim como os browsers, lê as suas informações e procura interpretá-las como um usuário faria.

O recomendado é que você tenha um conhecimento mesmo que básico de HTML para ir fundo em SEO (otimização para buscadores). E é justamento por isso que preparamos este conteúdo para você.

Vamos lá!

Leia também: 5 lições que você pode aprender com mais de 1000 blogueiros para um melhor conteúdo

Como melhorar o SEO do seu site sabendo sobre HTML

melhorar SEO, HTML

Você não pode deixar de saber que o código HTML é feito de elementos e esses elementos possuem cada qual funções específicas, seja dar o título à página, ao conteúdo, ser subtítulo, exibir uma imagem, um vídeo, uma lista, entre outras.

É importante resgatarmos que o algoritmo do Google é um software de computador que basicamente lê códigos-fonte de inúmeras páginas, procurando interpretá-los tal como um usuário comum faria. Nesse sentido, nós consideramos de extrema importância o conhecimento do HTML para solucionar problemas relacionados a SEO, e menos para desenvolver os códigos-fonte. Caso haja um problema em seu ranking no Google e ele concernir ao seu código-fonte, como você poderá ser solucionado se não há o HTML?

Este é um importante ponto de reflexão que destaca sua importância. Configura os principais elementos do HTML para SEO!

Elementos HTML que você precisa conhecer

Título da página <title>

Conceitualmente, o H1 possui um destaque maior, uma fonte maior, e é geralmente o elemento de texto mais visível da página, conhecido também como o assunto principal em destaque, o ‘’título mãe’’. Utiliza para determinar o principal assunto abordado em uma página, visto que o título de uma página conceitualmente define o conteúdo. Em plataformas como o WordPress, basta colocar no campo disponível para colocar o título principal.

  • <h1>Melhorar SEO</h1>
Leia mais: Tudo que você precisa saber sobre Search Engine Optimization (SEO)

Meta Description

Uma metadescrição trata-se de um pequeno texto que aparece abaixo do título da página nos resultados das buscas, e serve como um resumo do que o usuário encontrará ao clicar naquele link, funciona como um elemento de atração.

Uma vez que esse item defina se alguém visitará ou não o seu site, é importante que ele seja elaborado de maneira correta. Nesse sentido, é importante acrescentar a palavra-chave na área, como forma de aumentar a relevância.

Importante: Não afeta no ranqueamento.

Porém, não deixe de criar uma chamada criativa e que atue de modo a persuadir. Utilize palavras de impacto de modo a incentivar o usuário a clicar na página.

Outra recomendação importante é manter o tamanho dentro de parâmetros ideais. O recomendado é que tenha no mínimo 120 caracteres e, no máximo, 156. Desse modo, ficará visível, sem textos cortados de forma abrupta e irá manter o máximo de resultados.

H1, H2, H3…

São recursos de programação HTML que são utilizados para destacar títulos e subtítulos de uma página.

Ter a presença da palavra-chave nos títulos e subtítulos é bem importante para ranquear organicamente.

Exemplo de Heading Tags:

  • <h1>Melhorar SEO</h1>
  • <h2>Melhorar SEO</h2>
  • <h3>Melhorar SEO</h3>
  • <h4>Melhorar SEO</h4>

Aqui vamos às regras finais, e muito simples, que você pode seguir para a elaboração de títulos no seu site:

  • Crie um único título por página;
  • O título precisa ter relação com o conteúdo da página;
  • Explore a principal palavra-chave do conteúdo (e se possível, não deixe de investir, em outras variações);
  • Ponha a sua marca no final do título (sempre que julgar a sua marca um diferencial);
  • Evite escrever uma série de inúmeros termos separados por vírgulas.
Não deixe de ler: Devemos produzir conteúdo para pessoas ou motores de busca?

Alt e nome das imagens

Utilizar imagens em todo o conteúdo de suas postagens criará uma experiência de leitura de maior qualidade, que irá ajudar a manter seus usuários envolvidos com seu site, o que proporcionará indicadores positivos de desempenho do site.

Entretanto, além de adicionar imagens, você pode (talvez, deva) otimizá-las para melhorar também sua otimização para buscadores (SEO).

Texto do título da imagem

O texto do título da imagem não é rastreado pelos buscadores, mas pode ser uma questão na sua experiência do usuário. Ao passar por cima da sua imagem, o usuário irá se deparar com um pop-up somado a um texto do título da imagem. Vale a pena editar o Título da Imagem com o título do conteúdo.

“Alt text”

O alt text, também conhecido como texto alternativo, da sua imagem irá fornecer um indicador para o Google sobre o que é sua página. Na primeira imagem da sua postagem, você deve alterar o texto para a palavra-chave que é foco em sua postagem. Para imagens diferentes na postagem, utilize palavras-chave que sejam variações de sua palavra-chave de destino ou descreva a imagem.

Vídeos no Youtube, Vimeo ou Flash

Links internos e Links externos

Breadcrumbs

O código HTML do Breadcrumb é ideal para ajudar o Google na identificação, e que a página atual também apareça, com título em negrito (usando strong). É utilizado o sinal de maior (>) para indicar a hierarquia das páginas.

SEO > Artigos [landing otimizada para “Artigos sobre SEO”, palavra-chave que poderia estar no “title” da âncora no breadcrumb]

SEO> Artigos > Como fazer SEO

SEO> Artigos > Fazendo SEO grátis

SEO> Artigos > etc.

SEO> Cursos de melhorar SEO

SEO> Cursos de SEO> Curso de SEO básico

SEO> Cursos de SEO> Curso de SEO intermediário

SEO> Cursos de SEO> Curso de SEO avançado

SEO> Cursos de SEO> Curso de SEO online

SEO> Cursos de Desenho > Curso de SEO no Rio de Janeiro

SEO> Cursos de Desenho > Curso de SEO em São Paulo

Nesse sentido, o Google irá identificar de forma fácil que esta página tem autoridade para aquela categoria de palavras-chave e haverá boas chances de estar na primeira página para a palavra “SEO”, nas 3 primeiras posições para “Curso de SEO” e bom tráfego para o conteúdo sobre SEO, otimização para sites.  Claro, SEO deve ser aplicado de maneira correta para dar certo.

Informação + Palavra-chave

melhor seo, HTML

Quando falamos sobre SEO, devemos ter em mente que o Google localizará palavras-chave em contextos que são relevantes. O algoritmo do Google é feito para buscar palavras-chave, seja de forma direta ou em forma de um campo semântico, ou seja, com palavras-chave com sentido próximo e termos que tenham conexão entre si.

Um artigo bem ranqueado com a palavra-chave “pesquisa de gênero”,possivelmente, receberá a atenção de boa parte dos usuários que fazem a pesquisa, logo, irá ganhar visita e notoriedade.

Para obter bons resultados, as palavras-chave precisam ser encontrados corretamente, como com ajuda de ferramentas específicas. Ao invés de priorizar as muito curtas e genéricas (chamadas de short tail keywords), o ideal é dar preferência para as conhecidas como cauda longa (long tail keywords).  Essas, normalmente, contêm mais de 3 palavras e trazem uma abordagem profunda sobre o tema.

Não deixe de ler: Guia definitivo de meta tags para SEO

É importante que o código-fonte da página seja o máximo resumido, para que o tempo de carregamento seja o menor. Afinal, não se esqueça que os algoritmos do Google estão bem espertos quanto a boa experiência do usuário.

Por outro lado, cada elemento HTML tem um uso semântico e correto, dessa forma é fundamental que se use corretamente o código HTML, pois só assim o Google irá interpretar com excelência seu site.

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio.

Até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak