SEO

Veja como minimizar fotos para SEO e melhore a UX do seu site

Naiane Ramos

Sou uma redatora apaixonada por marketing de conteúdo, livros e tudo de bom que a internet tem a oferecer.

Uma boa imagem é um daqueles critérios que todos consideram como fundamentais para qualquer blogpost ou página na web, e com razão. Afinal, é através das imagens que representamos melhor conceitos ou até tornamos a leitura de um texto mais fluída e confortável para o leitor.

No entanto, o que muitos não sabem é que não basta ter uma boa imagem, ela precisa seguir padrões importantes para a internet e oferecer uma experiência de usuário positiva para o leitor. Uma das maneiras de proporcionar isso é usando ferramentas para minimizar fotos, reduzindo o tamanho original das mesmas.

Quer descobrir porquê fazer isso pode ajudar sua estratégia de SEO? Nos acompanhe neste artigo e confira como minimizar fotos e otimizar imagens para o seu site!

Minimizar fotos: Como as imagens podem afetar a UX do seu site?

Se você tem alguma noção de SEO, provavelmente já sabe que um dos critérios usados pelo Google para rankear seu site é o tempo de carregamento das páginas, inclusive do blog. E a verdade é que um problema comum, ainda que pouco conhecido, diz respeito ao tamanho das imagens utilizadas no site e o quanto de espaço de disco que elas ocupam na hospedagem.

Uma consequência comum de uma hospedagem cheia é o aumento no tempo de carregamento da página. Além disso, se você tem uma imagem de 5 MB em alguma de suas páginas, é claro que o usuário precisará gastar muito mais de seus dados móveis para visualizar a imagem, do que se ela tivesse 50 Kbs.

E esse é apenas o início. Existem alguns outros detalhes relacionados, para além de minimizar fotos, que também podem influenciar tanto no tamanho da imagem, como também no UX. Abaixo, confira alguns desses pontos.

Observe as dimensões da imagem antes de publicá-la

Uma das coisas cruciais para a UX do usuário é ter uma página bem diagramada. Nesse sentido, um erro comum e que pode destruir toda a beleza do layout do seu site é o uso de imagens fora das dimensões pré-programadas para a página.

Ou seja, se o espaço para o banner do blogpost tem uma dimensão definida em 600x350, usar uma imagem de 500x400 vai distorcer a imagem ou até mesmo fazê-la "esticar" para preencher todo o espaço disponível. Resultado? A imagem pode ser ótima, mas nesse processo ela fica deformada.

Caso a imagem que você tenha seja muito grande, você pode optar por redimensionar ou cortar a imagem, para fazê-la caber na dimensão ideal. No entanto, redimensionar imagens pequenas para uma dimensão maior não é recomendado e faz você perder muita qualidade de imagem.

Agora, detalhe: apesar da dimensão da imagem influenciar no tamanho do arquivo, é possível reduzir a foto mantendo as mesmas dimensões. Logo mais, vamos ensinar para você alguns truques para minimizar fotos sem perder a dimensão e muito menos a qualidade. Nos acompanhe!

Escolha o tipo de arquivo certo

minimizar fotos

Talvez você não saiba, mas a extensão do arquivo influencia bastante no tamanho da imagem. E, embora existam dezenas de extensões, a verdade é que na internet se usa basicamente 3: o famoso JPEG, PNG e GIF.

Porém, ao contrário do que muitos imaginam, cada formato tem, sim, uma utilidade diferente e saber escolher bem pode ser crucial para uma boa estratégia de SEO. Enquanto o PNG, por exemplo, mantém ao máximo a qualidade de uma imagem, mesmo que ela seja editada, ele também tem arquivos em tamanhos maiores.

Por outro lado, o JPEG (ou JPG) deixa a qualidade da imagem cair substancialmente, principalmente após edições, mas mantém o tamanho do arquivo compacto e de rápido carregamento na web.

Já o GIF se refere a imagens móveis, os gifs. Apesar de formarem imagens em movimento, a verdade é que os gifs também costumam ter arquivos compactos e fáceis de carregar. Porém, uma desvantagem: é o tipo de arquivo com uma restrição grande de cores (possui apenas 256), e espera-se uma queda significativa na qualidade das imagens por isso.

Em outras palavras? Se você vai usar alguma imagem para ilustrar um blogpost, uma das melhores opções no quesito tamanho é a extensão em JPEG. Porém, logotipos, vetores e imagens que você não quer perder nem um pouco de qualidade, a melhor extensão continua sendo o PNG.

Como minimizar fotos com ferramentas práticas?

Agora que você sabe um pouco mais sobre os principais detalhes que deve observar antes de optar por uma imagem para seu blog ou página na internet, chegou a hora de entender como minimizar fotos preservando o máximo possível da qualidade da imagem.

A sua intenção deve ser usar fotos no menor tamanho de arquivo possível (que não é o mesmo que dimensão e nem que extensão, veja bem!), mas ainda assim com a qualidade visual que o usuário do seu site espera. E para isso não é necessário instalar nenhum programa em seu computador nem nada disso!

É possível realizar todo o processo para reduzir imagem direto do seu navegador, através de sites especializados nesse tipo de atividade. Quer descobrir alguns desses sites? Confira nossa lista e teste você mesmo!

Imagesmaller.com

O Imagesmaller é um site que ajuda você a minimizar fotos em arquivos JPEG a até mesmo em PNG. O site tem uma interface muito simples, e basta apertar o botão de "Browse" e procurar no seu computador a imagem que você quer reduzir.

O ponto negativo é que o site está todo em inglês e existe um limite no tamanho de arquivos que podem ter o tamanho reduzido. Caso a sua imagem tenha mais de 50 MB, você terá que procurar outras ferramentas para minimizar a foto.

TinyPNG/JPEG

Agora, se você precisa reduzir mais de 1 imagem, uma solução é o site TinyPNG, que, apesar do nome, trabalha tanto com as extensões em PNG como também com JPEG. A vantagem do site é que ele permite que você reduza até 20 imagens de 5 MB de vez.

minimizar fotos

Easy-Resize

Uma ferramenta em português e que pode ajudar você tanto na hora de minimizar fotos, como também no momento de redimensioná-las, a Easy-Resize é uma mão na roda. Além de JPEG e PNG, o site também reduz o tamanho de arquivos GIF, TIFF e BMP, além de PDF.

E então, depois de todas essas dicas você está pronto para minimizar fotos e tornar o seu site muito mais adaptado para as necessidades dos seus usuários? Caso você tenha gostado, acompanhe nosso site e receba outras dicas incríveis para transformar a sua estratégia de SEO e alavancar seu site para as primeiras páginas de pesquisa do Google!

Até mais!

Últimas Postagens WebPeak

SEO

Investir em SEO para tirar sua empresa do campo de batalha chamado ''Crise Econômica''

SEO

O que você precisa saber sobre SEO Interno

Empreendedorismo Digital

Como criar um site grátis [não é WIX]

Tutoriais

Como Configurar a Tag Rel=Canonical em Seu Site