Vem ver! Como Instalar Google Analytics, Hotjar e Jivochat via Google Tag Manager

8/6/2018

Vem ver! Como Instalar Google Analytics, Hotjar e Jivochat via Google Tag Manager

O Google Tag Manager, também conhecido como Gerenciador de Tags do Google é a ferramenta ideal para aqueles que possuem diversos scripts em seu website e desejam unificá-los em um único código. Devido a sua versatilidade, os usuários conseguem através do GTM manipular com facilidade os scripts de seu site sem precisar acessar seu código fonte ou do auxílio de um especialista em programação.

Como Instalar Google Analytics, Hotjar e JivoChat via Google Tag Manager

Para conhecer mais sobre essa incrível ferramenta, não deixe de conferir nossa postagem: O que é Google Tag Manager?

Conforme mencionado anteriormente, dentro do painel do Google Tag Manager você conseguirá inserir, pausar, excluir e editar suas tags. São inúmeros as ferramentas em que você pode instalar em seu website através do Gerenciador de Tags do Google, e nessa postagem nós iremos te ensinar como instalar Código de Acompanhamento do Google Analytics, Hotjar e JivoChat via Google Tag Manager.

Como Instalar Google Analytics via Google Tag Manager:

Para quem não conhece, um dos principais objetivos do Google Analytics é saber de que forma os usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções do seu site. E de acordo com essas informações coletadas, através do Google Analytics, é possível analisar se os visitantes de um determinado site estão tendo o comportamento esperado por você.

Os recursos do Google Analytics são inúmeros é por isso que é considerado uma das principais ferramentas de gerenciamento de decisões na Web.

Leia mais: 18 Motivos para usar o Google Analytics em seu dia a dia

Se você ainda não possui uma conta no GA, você deverá acessar a página da ferramenta (https://analytics.google.com/analytics/web/) e clicar no botão Inscreva-se que está localizado no canto direito de sua tela.

Após seguir todo o procedimento de criação de sua conta, você será direcionado para Informações de Acompanhamento > Código de Acompanhamento. Será nesta aba em que você terá acesso ao código no qual irá coletar e enviar dados de seu website para o Analytics.

Como Instalar Google Analytics, Hotjar e Jivochat via Google Tag Manager

Após copiar toda a Tag de site global presente em seu Google Analytics (gtag.js), acesse seu painel administrativo do Google Tag Manager.

No menu lateral esquerdo, clique em ‘‘TAGS’’ e em seguida, clique em “NOVA

Após clicar em “NOVA”, você deve nomear a tag na qual está sendo adicionada:

Como Instalar Google Analytics, Hotjar e Jivochat via Google Tag Manager

Em seguida, clique na bolinha presente no campo de “Configuração da Tag”.

Ao lado direito de sua tela, serão apresentadas diversos tipos de tag em que você poderá adicionar via tag manager. Na listagem de tags em destaque, selecione a opção Universal Analytics.

Após especificar Universal Analytics como a tag em que deseja inserir em suas páginas, você deverá realizar algumas configurações. A primeira baseia-se em determinar qual será o tipo de acompanhamento que você deseja em seu site.

Como Instalar Google Analytics, Hotjar e Jivochat via Google Tag Manager

Em seguida, determine as Configurações do Google Analytics. As variáveis de configuração do Google Analytics facilitam o uso e a manutenção das configurações de múltiplas tags.

Para definir as configurações da tag em que você está adicionando de forma independente, selecione a caixa de seleção abaixo referenciada. Se você não selecionar uma variável "Configurações", será necessário definir seu ID de acompanhamento por meio das configurações de modificação.

Agora vamos para as configurações avançadas:

Prioridade de disparo de tags: Esse recurso indica qual a ordem na qual a tag será disparada, podendo ser um número positivo ou negativo. As tags que possuem números mais altos de prioridade serão disparadas primeiro que as outras. Por exemplo, uma tag com prioridade 3 será disparada antes de uma tag com prioridade 1 ou 2. O padrão será "0" se não houver nenhuma prioridade especificada. De qualquer forma, as tags continuarão sendo disparadas de forma assíncrona (e independentemente de o disparo da tag anterior ter sido concluído ou não).

Separamos especialmente para você: Google Tools

Programação De Disparo De Tags Personalizada: Permite com que você aponte que a tag deve ser disparada apenas durante a janela de tempo especificada. Ao marcar a caixa de seleção para usar esse tipo de programação, será preciso detalhar uma data de início e de término. Além disso, a data e o horário de término precisam ser posteriores à data e o horário de início.

Disparar Tag Apenas em Contêineres Publicados: Se cada disparo de tag gerar a cobrança de uma taxa, você poderá  fazer com que seu disparo seja barrado em ambientes de teste (por exemplo, durante os processos de visualização e depuração). Se aplicável, o Gerenciador de tags informará quando a tag teria disparado. Para testes mais precisos, não marque esta opção.

Conteúdo especial: Etapas para gerenciar tarefas e alcançar resultados digitais

Sequenciamento de Tags: Essa função permite com que você especifique exatamente quais tags devem ser disparadas antes e depois de uma determinada tag.

Após inserir todas as informações, você deverá determinar qual será o acionador para a referida tag.

Adicionando o acionador da tag, você estará especificando em qual momento aquele determinado script deverá ser disparado. Isso se enquadra quando um visitante acessa uma determinada página ou então envia um formulário.

No caso do Google Analytics, você deverá selecionar a opção “Todas as Páginas”.

Para finalizar a instalação de seu Google Analytics via GTM, clique em salvar. Em seguida, publique o contêiner.

Como Instalar Google Analytics, Hotjar e Jivochat via Google Tag Manager

Pronto, agora você já poderá acompanhar as principais métricas e ações dentro do website através de seu painel no Google Analytics. :)

A próxima ferramenta em que iremos ensinar a você a como instalar o Hotjar via Google Tag Manager.

Como Instalar Hotjar via Google Tag Manager:

Hotjar é uma ferramenta na qual fornece dados sobre as interações dos usuários em suas páginas. Essa ferramenta possui diversas funções de análise, como mapas de calor, registro individual de visita, funil de conversão e um relatório no qual você consegue entender o comportamento do usuário em um formulário.

Para criar uma conta na ferramenta, você deverá acessar https://www.hotjar.com/ e clicar no botão TRY IT FOR FREE. O Hotjar possui período trial de 15 dias para que você compreenda as funcionalidades. Após o vencimento do período teste, você poderá realizar a contratação do melhor plano para você com base na quantidade de pageviews em que seu website recebe diariamente.

Após seguir todo o processo de cadastro na ferramenta, você será direcionado para a página de instalação do Hotjar.

Através do código de acompanhamento apresentado, você poderá acompanhar os visitantes e coletar feedback. A tag deverá ser inserida no <head> em todas as páginas do website.

Então vamos lá! Acesse sua conta no Google Tag Manager (https://tagmanager.google.com), vá até ao menu lateral esquerdo, clique em ‘‘TAGS’’ e em seguida clique em “NOVA

Após clicar em “NOVA”, você deve nomear a tag na qual está sendo adicionada. Em seguida, clique na bolinha presente no campo de “Configuração da Tag”.

Ao lado direito de sua tela, serão apresentadas diversos tipos de tag em que você poderá adicionar via tag manager. Desça a barra de rolagem até a área de “MAIS”. Nessa área, você terá acesso à opção de instalação do Hotjar Tracking Code.

Após clicar na opção Hotjar Tranking Code, você deverá inserir o Hotjar Site ID em que é apresentado a você assim que você cria uma conta na ferramenta.

O Hotjar Site ID poderá ser encontrado na área de Painel do Site (mesmo local no qual você confere o código de acompanhamento da ferramenta). O ID está presente ao lado direito da página, abaixo do código completo.

Ou então, você poderá obter o seu ID através da URL de seu navegador enquanto estiver conectado ao Hotjar: http://insights.hotjar.com/sites/**[SITE_ID]**/dashboard .

Ótimo, em seguida, você irá selecionar qual será o tipo de acionamento de sua tag. No caso do Hotjar, selecione a opção Todas as Páginas ou então configure outra regra de segmentação.

Clique no botão “SALVAR” localizado no canto lateral direito de sua tela para que seu espaço de trabalho seja registrado no Google Tag Manager.

Após salvar seu código em seu espaço de trabalho, você será redirecionado ao painel em de TAGS, contendo todos os scripts adicionados via GTM.

Para finalizar o processo, vá até o canto lateral direito de sua tela e clique em “ENVIAR”. Em seguida, clique em “PUBLICAR”.

Após inserir o código de acompanhamento Hotjar em seu website, alguns minutos deverão ser aguardados para que o Hotjar verifique se ele está instalado corretamente. Isso geralmente acontece no momento em que seu site é carregado com o código de acompanhamento. A dica é que você visite as páginas para acelerar o processo. Depois que o Hotjar detectar o código de acompanhamento em seu site, o painel do site mostrará o seguinte aviso:

Se o website em que o Código de Acompanhamento Hotjar foi inserido passar por alterações importantes de design em que os temas e arquivos são substituídos ou o conteúdo das tags <head> </head> for modificado, deve-se verificar se a captação dos dados do Hotjar ainda está sendo ocasionada da maneira correta. Caso negativo, a reinstalação do código de acompanhamento deverá ser realizada.

Pronto, agora você já pode aproveitar de todos os recursos do Hotjar em suas páginas. A seguir, iremos ensinar à você como instalar JivoChat em seu site via Google Tag Manager.

Como Instalar JivoChat via Google Tag Manager:

O JivoChat é um aplicativo de chat para websites capaz de lhe ajudar a monitorar e conversar com seus clientes de seu site em tempo real.

Através dele, os usuários poderão conversar com você através do chat, Facebook, Viber e Telegram. Todas as mensagens dos canais acima referenciados serão centralizadas no aplicativo da JivoChat.

Essa ferramenta funciona em todos os tipos de navegadores e dispositivos móveis, possuindo design em que se adapta perfeitamente ao seu website. E tem mais, todo o software e suporte do JivoChat são em língua portuguesa.

Você pode utilizar o chat para site gratuitamente e ter acesso às funcionalidades básicas. Se você desejar ter acesso a mais funcionalidades, será necessário fazer um upgrade de plano e selecionar o que melhor se enquadra de acordo com sua necessidade.

Leia mais: Facebook Ads, como criar anúncios eficientes

Conheça algumas das funcionalidades do JivoChat:

  • Obtenha informações sobre o potencial cliente em que está atrás da tela;
  • Entenda tudo o que acontece no seu site em tempo real;
  • Monitore facilmente seus resultados;
  • Esteja em dia com o andamento da sua equipe;
  • Saiba quem está prestando o melhor serviço entre os operadores;
  • Abertura rápida;
  • Possui menu nativo para mobile e funciona em todos os dispositivos móveis.

Agora vamos para a parte de instalação do aplicativo JivoChat em seu website via Google Tag Manager.

Primeiro, você deverá criar uma conta no site do JivoChat (https://www.jivochat.com.br/) e preencher suas informações de acordo com o que for requerido.

Após seguir o processo de cadastro, você será direcionado para a tela de instalação do código. Nessa área, você poderá realizar a integração da ferramenta com seu website através do código de acompanhamento ou então, selecionando a opção de instalação por Plugin.

Para executar a instalação via Google Tag Manager, acesse sua conta em https://tagmanager.google.com/ e selecione o contêiner do website em que você deseja introduzir o aplicativo JivoChat.

No menu lateral esquerdo, clique em ‘‘TAGS’’ e em seguida, clique em “NOVA

Após clicar em “NOVA”, você deve nomear a tag na qual está sendo adicionada e em seguida clicar na área de Configuração de Tag:

O JivoChat não possui sua opção inserida na listagem de Escolha o Tipo de Tag dentro do GTM. Sendo assim, você deverá selecionar a alternativa de HTML Personalizado, presente na listagem de Personalizar.

Cole o código do JivoChat no local de HTML Personalizado:

Em seguida, defina o tipo de acionamento para Todas as Páginas.

Clique no botão “SALVAR” localizado no canto lateral direito de sua tela para que seu espaço de trabalho seja registrado no Google Tag Manager.

Após salvar seu código em seu espaço de trabalho, você será redirecionado ao painel em de TAGS, contendo todos os scripts adicionados via GTM.

Para finalizar o processo, vá até o canto lateral direito de sua tela e clique em “ENVIAR”. Em seguida, clique em “PUBLICAR”.

Utilizar ferramentas de terceiros para engajar e compreender o comportamento dos usuários em seu website é uma ação extremamente importante para que se possa acertar seu público-alvo e fidelizá-los.

Operando as ferramentas apresentadas neste conteúdo da maneira correta, você terá melhor perspectiva de seu negócio, destacando-se assim perante seus concorrentes.

Até a próxima!

Autor

Giulia Oliveira

Analista de SEO, especialista em performance para ecommerce e soluções Google.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brsuporte@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak