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Vendarketing

9/9/2019

Vendarketing

É impossível não notar que este termo vendarketing é uma junção de dois setores que você conhece bem: Marketing + Vendas

Mas calma, neste conteúdo você saberá com profundidade o que essa junção vai representar de fato na prática e porque você deve se preocupar. 

Leia também: O que é RFP, você sabe? 

O que é Vendarketing?

o que é Vendarketing

Precisamos começar com o seguinte esclarecimento (rs): não pense que somos nós os criados desse termo vendarketing. A realidade é que as estratégias de Vendarketing já são conhecidas a muito tempo por outros países, em inglês o termo é conhecido por Smarketing, que também é a junção de Vendas (Sales) e Marketing.

Vendarketing é uma estratégia que tem como objetivo manter o alinhamento entre os times de Marketing e Vendas, dificuldade recorrente abordada em vários relatos de empreendedores. A missão com esse termo é agregar valor, ou seja, para que ambos consigam extrair o máximo de suas atividades, aumentando o potencial de geração de receita de um negócio.

Vendarketing: o papel de Marketing e Vendas em um negócio

Entender a importância de um time de vendas é muito fácil, afinal, basta identificar, como o próprio nome diz, a necessidade que a empresa tem em vender.

Entretanto, quando estamos falando de marketing, as respostas são as mais variadas:
  • Fazer com que as pessoas conheçam a sua empresa;
  • Ser responsável pelo Branding;
  • Criar anúncios;
  • Cuidar dos canais de comunicação de uma empresa.

Todas as ações que expusemos acima são possíveis para um time de Marketing, mas elas são somente o meio pelo qual ele alcança o seu objetivo que está em fazer a empresa vender mais.

O que isso significa? 

Se o seu Marketing não está atingindo esse objetivo, temos algumas observações: ou você está investindo nas ações erradas, ou você não está conseguindo medir os resultados obtidos pela sua equipe. São situações corriqueiras entre os que trabalham com marketing

Sabemos que na prática, o seu time precisa gerar novas oportunidades para sua equipe de vendas a partir de todos aqueles pontos que já abordamos acima, além muitos outros. E caso você ainda não tenha essa visão sobre a sua equipe, essa é a primeira coisa que precisamos alinhar!

Nesse sentido, você consegue perceber que marketing e vendas (vendarketing) tem o mesmo objetivo, certo? 

A única coisa que vai diferenciar as duas equipes é a forma com que elas fazem isso.

E é justamente por isso que é tão importante que ambos times estejam extremamente alinhados, da seguinte forma: 

Marketing - precisa gerar oportunidades para vendas

Vendas - precisa extrair o máximo dessas oportunidades. 

E é aí que entra o Vendarketing.

Não deixe de ler: Já pensou em aumentar a produtividade da equipe de vendas? 

Por que utilizar técnicas de Vendarketing

vendarketing

Todo o básico você já aprendeu até aqui. Ou seja, você possivelmente já percebeu que o principal objetivo do Vendarketing está em manter o alinhamento de Marketing e Vendas. Agora queremos te mostrar porque isso é importante. 

1. Melhorar a experiência dos seus clientes potenciais

Este é o primeiro ponto que terá impacto com a implementação de estratégias de Vendarketing na sua empresa, isso mesmo, a experiência dos seus potenciais clientes.

O motivo está em que o vendarketing é responsável pelo alinhamento do discurso dos dois times mencionados. Isso é importante para que na passagem do caminho de Marketing para Vendas o seu lead compreenda que ele está falando com a mesma empresa, desse modo não haverá quebra de expectativas.

2. Melhorar a comunicação entre as equipes

Se apropriando das estratégias de vendarketing você melhora também a comunicação entre esses dois times, que irão trabalhar mais próximos e, dessa formas, alinhados também em relação às entregas!

Trata-se de uma comunicação importante para agilizar a passagem dos leads pelo funil de vendas, garantindo que a resolução de problemas seja mais rápida e, assim, os dois times trabalham de modo mais eficiente e com um objetivo muito esclarecido: gerar lucro!

3. Garantir que você não perca nenhuma oportunidade

Outra questão de destaque está no impacto que ele tem frente as metas de uma empresa. Você pode até estar pensando que “quanto mais leads melhor”, porém essa frase não é uma verdade.

Esteja mais confiante de que a melhor meta que uma equipe de Marketing pode ter é gerar o número de oportunidades que a equipe de Vendas precisa, além de dar conta de contactar.

Isso porque gerar oportunidades a mais pode prejudicar os seus resultados a longo prazo, já que esses leads ‘’naturalmente’’ esfriam e não vão estar mais tão preparados para compra quanto estavam quando foram gerados.

É justamente por isso que o Vendarketing auxilia no equilíbrio dessa balança, pois verifica o desempenho das duas equipes para garantir que nenhuma oportunidade seja perdida, o segredo é que assim você irá atingir o máximo do potencial de sua equipe, aumentando sua receita.

4. Estabelecer metas realistas para as duas equipes

vendarketing

Bom, diante de tudo que já mencionamos neste conteúdo, deu para perceber que Vendarketing também tem tudo a ver com métricas, certo? 

A realidade é que esse é um dos principais e mais importantes pontos que serão impactados com a estratégia vendarketing em seu negócio.

Leia também: Precisamos falar sobre post satelite 

Através dele você saberá exatamente quantas oportunidades a sua equipe de Marketing consegue gerar e como elas vão se converter em vendas.

A ideia é que eles consigam realizar um trabalho que:

  • Não irá ultrapassar a capacidade da sua equipe de Vendas em atender;
  • Não seja menor que o mínimo que é viável para que suas metas sejam ‘’batidas’’.

Dessa forma você vai conseguir colocar metas realistas e que fazem sentido para as duas equipes.

5. Ter previsibilidade

Todas as ações em torno do método vendarketing, você ganha em previsibilidade, o que afeta diretamente no financeiro do seu negócio. 

A partir de técnicas de Vendarketing você irá conseguir calcular quanto sua equipe irá gerar de receita nos meses que seguirão, desse modo, irá agir de maneira preventiva caso esse objetivo não esteja sendo alcançado,além disso, poderá elaborar um plano de ação que facilite o crescimento e o desenvolvimento de sua empresa. 

Em resumo, você saberá exatamente o que precisa fazer e onde precisa investir para vender mais e aumentar sua receita!

Compartilhe este conteúdo e nos conte nos comentários o que pensa sobre as técnicas de vendarketing

Abraços! 

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

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