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Você já sabe como medir o desempenho do seu conteúdo?

16/7/2019

Você já sabe como medir o desempenho do seu conteúdo?

Olá, pessoal!

Você produz conteúdo como parte de sua estratégia de marketing digital? Se sim, este conteúdo vai cair como uma luva para você. 

Vamos lá, você sabe ao certo qual o seu melhor conteúdo? Você conhece os assuntos pelos quais seu público mais se interessa?

Vou te mostrar como medir o desempenho de seus conteúdos e muito mais nesse conteúdo.

Espero que com essas dicas você consiga afinar sua produção de conteúdo e proporcione ainda mais alcance para seu site, blog ou e-commerce.

Acompanhe!

Como medir o desempenho do seu conteúdo

Produzir conteúdo para a internet é um desafio para quem não é redator por natureza. São muitas as técnicas e passos para conseguir fazer com que um conteúdo tenha alcance online e passe a funcionar como uma mola propulsora de acessos para sua loja virtual ou para seu site principal. 

Mas ainda assim, a estratégia segue como um dos pilares para ter sucesso com SEO e marketing digital. Vou te mostrar o porquê. 

Siga a leitura!

Por que devo produzir conteúdo?

como medir o desempenho do seu conteúdo

Se você tem uma loja virtual, por exemplo, e começou a pesquisar sobre SEO e aumento de acessos orgânicos deve ter esbarrado num limite: como aumentar o número de páginas indexadas para meu site nos buscadores?

O marketing de conteúdo aparece como a solução perfeita para quem não possui muitas páginas de serviços em seu site ou variações de palavras-chave para trabalhar nas páginas de produtos no caso de e-commerce, afinal, mantendo um blog dentro do site o número de páginas abertas aumenta muito.

Sempre insistimos em nossas dicas aqui do blog que é preciso combinar a estratégia de otimização interna de páginas, atentando-se à marcação correta de títulos, preenchimento do atributo ALT das imagens e linkagem interna, a uma estratégia de conteúdo para conseguir maximizar os acessos.

Com a estratégia de conteúdo, é possível indexar mais palavras-chave para seu domínio e conseguir alcançar muito mais usuários que não chegariam ao seu site buscando pelas palavras-chave que você já trabalha nas páginas.

Com isso, você amplia o seu público e faz com que muito mais pessoas cheguem até você!

Agora, o mais importante nisso tudo é que o Google prioriza a exibição de páginas que estejam em sites frequentemente alimentados com conteúdos que agreguem valor para seus usuários

Mantendo um blog dentro de seu site com boa frequência de postagem, conteúdos densos e originais que se relacionem com o conjunto da obra (conteúdos sobre moda num blog dentro de um e-commerce de roupas, por exemplo) você aumenta suas chances de aparecer como resultado de pesquisa. 

Dica: Use as Ferramentas de Palavras-Chave da WebPeak para compor suas pautas com palavras-chave que chamem acessos. Conheça!

Além disso, você pode linkar suas principais páginas de serviços e de produtos para trabalhar na melhora do page rank. É sensacional!

Existe uma vasta gama de possibilidades esperando para serem exploradas por você!

Medir o desempenho do seu conteúdo é fácil com o Google Analytics!

O Google Analytics é na minha opinião o principal aliado de quem ter mais alcance com seu site. Ele permite que você visualize as principais métricas de tráfego em site como total de usuários, visualização de páginas e sessões, com a segmentação de público de acordo com a origem do acesso.

Se você não usa a ferramenta, não perca tempo e crie uma conta agora mesmo! 

Dica: É possível integrar os dados do Google Analytics na Ferramenta de SEO da WebPeak para melhor visualização de dados! Aproveite!

Em relação ao desempenho dos conteúdos, existem algumas maneiras bacanas de entender de fato a aceitação de determinadas pautas pelos usuários e eu vou te mostrar aqui. Acompanhe!

Como verificar seus conteúdos mais acessados no Google Analytics

Na seção Conteúdo do Site do Google Analytics, você consegue verificar facilmente a quantidade de visualizações que um conteúdo teve em determinado período de tempo. 



Dica: Se o seu blog está dentro do seu domínio principal, você pode usar algum parâmetro da URL para separar páginas de conteúdo de páginas institucionais ou de produtos em seu site, como um /blog ou /posts nos filtros.



As páginas serão exibidas e você não somente poderá identificar as que tiveram maior quantidade de visualizações no período analisado como também: 


  • Taxa de rejeição: percentual de usuários que acessaram a página e saíram sem interagir com o conteúdo (cliques em links internos ou preenchimento de formulários por exemplo).
  • Entradas: quantidade de usuários que chegaram até o conteúdo a partir de links.
  • Visualização de páginas únicas: quantidade de usuários que visualizaram somente a página do conteúdo.

Além de diversas métricas que você pode adicionar manualmente.

O ideal é selecionar um período longo de análise pois alguns conteúdos recebem mais acessos em determinados momentos do ano, devido a efeitos de sazonalidade.

Legal não é? Você pode adicionar outras dimensões para verificar outras informações interessantes em relação a quem acessou seu blog, basta adicioná-las dimensões secundárias. As dimensões secundárias pré-definidas são várias, mas para começar, foque em:

  • Cidade: Saiba de onde vieram os seus acessos e invista em conteúdos voltados para determinadas regiões;
  • Tipo de dispositivo: A depender da representatividade dos dispositivos móveis na composição dos seus acessos, que tal pensar em novos formatos de publicação que sejam de mais fácil leitura para esses usuários?
  • Conversões: Descubra se houve conversão na sessão em que os usuários leram seus conteúdos (depende de configuração do Comércio Eletrônico no Analytics)

Dica: Filtre a origem dos pageviews em seus conteúdos para ter melhor dimensão de seu alcance orgânico e descubra se as palavras-chave das publicações estão ou não trazendo o retorno esperado.

Bem, bom desempenho não é apenas quantidade de acessos, certo?

Se você quer saber se seu conteúdo realmente está sendo lido para afinar a produção de suas pautas o ideal é balancear a quantidade de visualizações com o tempo médio de permanência nas páginas de conteúdo.

Alguns conteúdos acabam recebendo muitos acessos mas, a julgar pelo tempo de permanência dos usuários, não estão sendo lidos de fato. Então, é preciso atenção!

Dica Extra para Medir o Desempenho do seu Conteúdo

Além do tempo de permanência, o nível de scrollagem (rolagem das páginas) pode ser um importante indicador de aceitação dos conteúdos pelos usuários. 

É impossível a partir da configuração no Google Tag Manager obter dados sobre a profundidade de rolagem em cada página do site, inclusive conteúdos, como Eventos no Google Analytics. Com isso, fica mais fácil sabe o quanto do conteúdo que você está produzindo está sendo lido de fato, não acha?

Os percentuais são customizados por você no GTM e com a informação na mão, é possível verificar os pontos fracos e os fortes dos conteúdos que você produz, a partir da comparação dos resultados.

O tutorial de configuração dos eventos de rolagem vai ficar para a próxima! Mas fique de olho em nossas novidades e acompanhe as novidades que postamos diariamente aqui. 

Aumente o alcance de suas postagens com Webeak!

como medir o desempenho do seu conteúdo

Para que suas páginas de conteúdo tenham maior alcance, é fundamental mantê-las otimizadas! 

Para isso, a Ferramenta de SEO da WebPeak é perfeita, pois realiza a análise interna de problemas de SEO e ainda te traz uma série de outras ferramentas úteis para acompanhamento de desempenho. Assine já!

Se impulsiona publicações em redes sociais, compare o desempenho dos posts com os dos principais concorrentes com a ferramenta Facebook Insights!

Espero que essas dicas tenham sido úteis para você e te ajudem a conseguir mais sucesso com a estratégia de conteúdo. A principal delas é: produza o que seu público mais gosta de ler! Só assim para atraí-los até as páginas de conversão.

Até a próxima!


Autor

Gabriel Heitzmann

Viciado em tecnologia e em café. Falo pelos cotovelos.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

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