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Você já sabe tudo sobre relacionamento com cliente?

Mariana Chaves

Produtora e especialista em marketing de conteúdo.

Nossos clientes são a chave para o sucesso do negócio, e isso todo mundo o sabe. O que poucas empresas levam em consideração é a importância do bom relacionamento com esses clientes para garantia de um bom posicionamento.

Existem algumas formas de tornar esse relacionamento ainda mais gratificante e deixar o cliente cada vez mais satisfeito com a sua empresa. As corporações que já implantaram esses métodos estão colhendo bons frutos graças aos pequenos detalhes. 

Se você acha que sabe tudo sobre relacionamento com o cliente, esse artigo foi feito para você. E caso não faça ideia por onde começar, essas dicas te darão um norte para melhorar seu desempenho.

7 Dicas de como manter um bom relacionamento com o cliente

Quer saber como construir um relacionamento com o cliente desde o primeiro contato? Então você está no artigo certo! Vamos te mostrar como funciona.

Confira uma lista de dicas para acertar nas estratégias.

1 - Verificar se o cliente recebeu mesmo o que foi prometido

O follow up é bem conhecido e utilizado por diversas empresas, também é uma das formas de relacionamento com o cliente mais importantes.

Para acertar no processo, você precisa analisar com frequência se os clientes receberam o que foi prometido e se os seus problemas foram solucionados. Afinal, não existirá uma relação positiva com os clientes se houver atrasos em entregas, especificações incorretas e problemas com o uso de produtos e serviços.

Quando a empresa tem como uma das metas acompanhar a satisfação do cliente e solicitar feedback, consegue agregar muitos pontos de confiança.

2 - Fidelizar o cliente

Esse pode ser um grande desafio para as empresas, uma vez que a competição está mais acirrada no mercado e as expectativas mais altas nos últimos tempos. Em contrapartida,temos consciência de que atrair novos clientes é muito mais caro do que manter os atuais.

Invista em conversas significativas e contatos frequentes com seus consumidores, crie vínculos mais fortes para mantê-los fiéis à sua marca. Para que isso aconteça é necessário criar relacionamentos autênticos, que realmente agreguem valor à vida dessas pessoas.

A pergunta que você nunca deve deixar morrer é:“como ajudar esse cliente?”. A partir daí você analisa o perfil desse consumidor, histórico de compras, hábitos e comportamentos.

Com tudo projetado, o executivo de vendas pode dar início a missão de entrar em  contato com esse cliente para apresentar novidades, descobrir possíveis necessidades e aproveitar para conhecer melhor o cliente.

Lembre-se de demonstrar sinceridade e um toque pessoal, sem abordar diretamente as vendas. Aproxime-se do cliente de forma sutil independentemente do canal de comunicação e ocasião escolhidos. 

O que realmente importa é se fazer presente na vida do cliente sem colocá-lo contra parede para adquirir seus produtos e serviços.

relacionamento com o cliente

3 - Ser pontual

Essa pode ser uma questão complicada às vezes. É extremamente importante estar sempre pronto para atender o cliente na hora certa e no canal certo. Cada vez mais os consumidores querem respostas rápidas e objetivas para suas dúvidas e solicitações, e não estão dispostos a esperar.

Você vai observar que as redes sociais, aplicativos de mensagens e chatbots estão ganhando espaço no atendimento ao cliente, isso por conta das respostas imediatas que oferecem.

As centrais de atendimento também estão se adequando a demanda de automatização, procurando solucionar os problemas dos clientes o mais rápido possível.

4 - Entender o comportamento do cliente

Para dar um pontapé no seu projeto de relacionamento com o cliente é necessário conhecê-lo o mais profundamente possível. Se antes bastava mapear o público-alvo e traçar um perfil genérico dos consumidores, hoje é preciso ter uma personalização muito maior.

Pensando nisso, você terá que classificar seus clientes a partir das personas, que são personagens fictícias que representam o cliente ideal. Assim você saberá como falar com seus consumidores para conquistá-los.

Se você pretende construir relações sólidas, terá que mostrar que sabe exatamente com quem está falando.

relacionamento com o cliente

5  - Ser empático

Ser empático é saber escutar e entender à visão do outro sobre determinado assunto, é tentar se ver no lugar do outro, de modo a estreitar o vínculo com as pessoas e tratá-las da forma correta.

Essa competência é essencial para se relacionar com os clientes, e precisa se tornar prioridade no recrutamento e seleção de todos os profissionais que lidam com o público.

Você precisa ter a habilidade de compreender suas necessidades instantaneamente. Por conta disso, os profissionais de vendas e atendimento devem ser capazes de identificar o perfil comportamental dos clientes para abordá-los no momento certo. 

Essa é uma habilidade que poucos aplicam, já algumas pessoa já possui empatia na essência, além de exigir uma inteligência emocional desenvolvida. Por isso é  importante escolher muito bem quem vai lidar com os clientes.

6 - Mostrar que você é confiável

Passar confiança para seus clientes é mais uma habilidade imprescindível para a administração do relacionamento com o cliente. É Preciso ter em mente que a confiança é a pedra angular de qualquer relação.

Nos negócios, esse é um ponto chave, pois envolve transparência, ética e honestidade nas transações.  Um exemplo simples é comunicar o cliente quando uma solução não for adequada para suas necessidades, mesmo que isso signifique a perda de uma venda.

Fique atento, pois são pequenas atitudes que consolidam sua reputação e conquistam a lealdade dos clientes.

7 - Resolver os problemas rapidamente

Já sabemos que as pessoas têm cada vez menos tempo e querem soluções imediatas para seus problemas.

Partindo desse ponto, você precisa criar métodos para atender rapidamente seus clientes e não deixar que uma insatisfação se arraste por muito tempo.

Vale ressaltar que existem sites como o Reclame Aqui, onde os consumidores expõem publicamente suas reclamações sobre as empresas e podem influenciar muitos usuários.

Conclusão

Se você chegou até aqui é porque já percebeu que relacionamento com o cliente deve ser o foco das suas atenções.

Esperamos que este artigo te ajude a ter plenas condições de criar e fortalecer laços de longo prazo com seus consumidores. Demos algumas dicas muito valiosas, mas você terá que criar seu próprio plano de ação para manter contato frequente e fidelizar seu público.

 

É dessa forma que algumas marcas se tornam verdadeiras entidades, com multidões de fãs e defensores indicando suas soluções.

O que está esperando para fazer a diferença?

 

Até a próxima!


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