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Você já tem o seu midia kit?

5/12/2019

Você já tem o seu midia kit?

Para começar, Mídia kit trata-se de um documento que veículos de comunicação, produtores de conteúdo e digital influencers utilizam para apresentar sua plataforma e divulgar informações importantes a respeito dela para então fechar parcerias com anunciantes. 

Um mídia kit tem o objetivo de apresentar uma página, blog, rede social ou canal de YouTube, por exemplo, para marcas e agências interessadas em divulgar produtos e serviços naquele espaço, utilizando a influência daquela pessoa.

Este recurso é bastante utilizado no mercado de comunicação, sobretudo o publicitário.

Diante disso, no mídia kit, o produtor de conteúdo fornece dados sobre a plataforma, quem é seu público, quais são os níveis de engajamento, assim como quais tipos de materiais pode elaborar para a marca interessada.

Neste conteúdo você irá saber mais! Vamos lá! :) 

Leia também: Pesquisa competitiva passo-a-passo

O que é Mídia Kit?

Você já tem aí o seu midia kit?

Mídia Kit, para além do que já dissemos acima, também trata-se de uma forma de monetizar a produção de conteúdo para clientes finais. Publieditoriais, banners, posts em redes sociais e artigos em blogs são algumas possibilidades de conteúdos que são voltados para publicidade  - e cada um deles tem um preço diferente.

Na prática, o mídia kit ajuda não somente quem o produz, mas também marcas que almejam entender o perfil do produtor de conteúdo, seu público e qual alcance obteria em anunciar na plataforma dele.

A partir dessa análise, a empresa tem repertório para decidir se vale a pena de fato investir em publicidade naquela plataforma.

Pense, por exemplo, em um digital influencer que veicula conteúdos no Instagram e no YouTube. O mídia kit dessa pessoa tem a função de apresentar as principais características e informações da sua atuação nessas plataformas para que marcas possam contratá-los para fazer publicidade de um produto ou serviço específico.

Da mesmo modo que, esse documento é útil caso você queira se apresentar a uma marca em busca de parceria.

10 Informações que não podem faltar no seu mídia kit

O objetivo central do mídia kit é fornecer informações que as marcas não conseguem obter somente por uma pesquisa na internet. O leitor do documento precisa entender quem você é, assim como qual o tipo de mensagem transmite aos seguidores e como é o seu trabalho.

Devido a isso, selecionamos 10 informações essenciais que você deve incluir na hora de elaborar o mídia kit, não se esqueça que ele deve conter apenas dados relevantes.

Observe abaixo!

Quem é você ou sua marca

Realize uma apresentação de si mesmo de forma resumida, definindo quem você é para então despertar o interesse da marca em continuar lendo o mídia kit.

Essa descrição pode ser realizada em um parágrafo simples

Missão, valores e propósito

Sua missão, valores e propósito são elementos fundamentais para que a marca entenda qual é o sentido do seu trabalho. Como eu já abordei antes, o alinhamento desses fatores é indispensável para manter a credibilidade perante o público.

Diante disso, o ideal é que eles estejam explicitados no mídia kit.

Você já tem aí o seu mídia kit?

Nicho de mercado

Aqui está outro quesito muito importante. O nicho de mercado em que você atua é importante para que o anunciante avalie se está apostando na plataforma certa.

Por exemplo, uma marca de fast food especializada em carnes não teria resultados potentes ao anunciar com um influenciador digital que tem um estilo de vida voltado para o vegetarianismo.

Isso porque são nichos de mercado distintos, consequentemente, com uma distinção acentuada entre o público.

Perfil do público

Ao ler o mídia kit, uma das principais preocupações das marcas é entender se você tem o mesmo público que ela deseja alcançar. Diante disso, quanto mais informações sobre o perfil da audiência você disponibilizar, melhor será.

Dica: Vá em buscas além de gênero, idade, renda e escolaridade.

Explore também os produtos que sua audiência consome, o estilo de vida, onde moram, se já adquiriram itens que você anunciou.

Não deixe de ler: Tudo o que você precisa saber para estudar SEO

Quantidade de seguidores

O número de seguidores é uma informação básica, isso porque dá uma noção à marca da quantidade de pessoas que serão expostas ao conteúdo do anúncio.

Esse já é um indicativo do impacto que você irá exercer como produtor de conteúdo ou influenciador. Neste momento também é preciso ser honesto, sem aumentar os números ou comprar seguidores falsos.

Estatísticas e recordes

A quantidade de seguidores é imprescindível, porém, existe um número ainda mais importante: estamos falando do engajamento.

Ou seja, trata-se de sua capacidade de influenciar pessoas e se relacionar com elas.

Não adianta possuir um público com milhares de pessoas se poucas irão interagir com você.

Para comprovar que o seu conteúdo é relevante, que tal adicionar estatísticas como taxa de engajamento, número de comentários e taxa de entrega das publicações? 

Outra dica é que você não se esqueça dos recordes, como fotos mais curtidas e artigos mais compartilhados.

Parcerias que você já realizou

Você já tem aí o seu midia kit?

Abordar sobre parcerias que você firmou com marcas, e que deram certo, dá consistência e credibilidade para o mídia kit completo.

Dica: Selecione os melhores negócios que você fez, sempre se lembrando de que eles devem ser relevantes e ilustrar de que forma irá ajudar a marca interessada.

Casos de sucesso

Da mesma forma exposta acima, selecione cases de sucesso em que você fez um anúncio ou parceria e impactou a marca de modo positivo.

Essa é uma forma de comprovar que o seu conteúdo possui um bom alcance.

Leia mais: Tráfego Orgânico: O que é e como aumentar em seu site

Dicas: Abra espaço para falar sobre os tipos de parceria que você realiza e espaços que oferece para anunciar. Deixe claro esses fatores que já ajudará a marca a identificar se você oferece o que ela está buscando.

Agora que você já sabe sobre mídia kit, que tal montar o seu? 

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! 

Até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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