NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Você já usou SEO para youtube? Ela vai te ajudar na conquista de novos seguidores!

21/6/2019

Você já usou SEO para youtube? Ela vai te ajudar na conquista de novos seguidores!

O Youtube é uma rede sociais de vídeos, hoje em dia é um dos buscadores online mais acessados, com cerca de 1 bilhão de usuários mensais. Por esses dados conseguimos mensurar a grandiosidade do Youtube.

Se você deseja aumentar o número de inscritos no seu canal, ou aumentar a popularidade e engajamento do seu negócio através do Youtube, saiba que além de produzir um conteúdo de boa qualidade, é também necessário usar as técnicas de SEO.

O SEO já sabemos a sua importância tanto para o seu blog/site, quanto para a organização textual, mas a novidade é que o SEO para youtube pode dar uma forcinha para o rankeamento dos vídeos.

Uma vez em que o audiovisual tem grande importância no meio do marketing digital, os usuários estão cada vez mais em buscas do conteúdo neste formato, por isso se você deseja atender essa nova exigência do mercado ou já atende, é necessário investir no Youtube.

Por que devo investir no Youtube?

seo para youtube, novos seguidores

Conforme já citado no post o Youtube é um dos mecanismos de buscas mais utilizados do mundo e sua importância para o marketing digital é enorme.

O Youtube está diretamente ligado ao Google, o que também contribui para um ranqueamento melhor para o seu site de buscas na internet.

Os vídeos são consumidos com muita mais frequência do que os conteúdos escritos, uma vez em que os mesmos são mais atrativos, eles influenciam muito mais na decisão de compra de quem está assistindo.

Além disso mais da metade de suas visualizações são através de dispositivos móveis, a busca de vídeos didáticos, da sua presença em 88 países e seus bilhões de horas de vídeos assistidos mensalmente, são grandes motivos para começar a investir no Youtube agora mesmo.

Como funciona o SEO para Youtube?

Assim como o Google, o Youtube também tem seu mecanismo de busca, por isso se você pretende colocar seu vídeo nas primeiras posições é necessário conhecer o que fatores que influenciam o ranqueamento da rede social.

O SEO para Youtube é muito semelhante ao do Google, por isso o conhecimento sobre SEO de sites e blogs será muito útil.

O Youtube assim como o Google usa vários fatores para a organização do conteúdo, desde o histórico de interesses dos usuários e buscas na web, até a confiança do canal que hospeda o conteúdo. Esses fatores em sua maioria depende da ação de engajamento do seu público, o que determinará o sucesso do conteúdo.

Alguns dos critérios de classificação dos vídeos são:

  • Título
  • Palavra chave presente na descrição
  • Visualizações
  • Tempo de visualização comparado ao tempo do vídeo inteiro
  • Duração do vídeo
  • Tag
  • Compartilhamento
  • Comentário
  • Curtidas e descurtidas
  • Seguidores após a visualização do vídeo
  • Link building

Esses fatores influenciam diretamente na posição de um vídeo, mas ainda há muitas dúvidas relacionadas ao SEO para o Youtube, o número de pessoas e empresas que usam o Youtube para as estratégias de marketing ainda é pequeno.

Por isso iremos dar dicas super importantes de como otimizar o seu conteúdo no Youtube, e assim poder desfrutar todos os benefícios que essa mídia pode trazer ao seu negócio.

Como otimizar meu vídeo de acordo com o SEO para Youtube?

seo para youtube, novos seguidores

Para que você comece a otimizar os seus vídeos ou otimize os seus vídeos já existentes, separamos algumas dicas que irão te auxiliar.

Ajuste o nome do arquivo

O nome do arquivo pode parecer coisa mínima, mas acredite tem um grande impacto no algoritmo, uma vez que através do nome do arquivo ele entende qual o tema do seu vídeo. Pensando nisso o nome do seu arquivo sempre deve remeter ao assunto principal, seja a palavra chave.

Colocar o nome do arquivo ajuda na organização e categoria do Youtube.

Escolha o título certo para o seu vídeo

O título do vídeo, assim como o nome do arquivo é de grande importância para o SEO do Youtube.

Ele deve ser organizado da seguinte forma: palavra chave a esquerda + texto intrigantes. Além disso o título deve ter menos que 70 caracteres.

Ao elaborar o título, pense em algo que foque na ideia do seu vídeo, algo que esteja presente no seu vídeo, sem mentiras.

Você também pode optar por frases específicas, sendo uma maneira de ranquear assuntos menos competitivos, dessa forma o próprio Youtube complementa, o que é de grande valor.

Veja o tamanho do vídeo

O tamanho do vídeo não é especificado, mas geralmente os vídeos mais longos têm maior notoriedade. Mas isso não quer dizer que seus vídeos devem ter 1h ou 2h para garantir um posicionamento maior, isso significa que o seu vídeo deve ter uma tamanho proporcional para a mensagem que você deseja transmitir.

Pensando nisso opte por vídeos com mais de 5 minutos, além do tamanho garanta versões em HD e com alta resolução

Certifique de acrescentar uma boa descrição ao seu conteúdo

Um dos erros mais comum de quem carrega vídeos no Youtube, é não acrescentar uma descrição. Se você comete esse erro, atente-se pois a descrição é um dos fatores mais importantes para um bom ranqueamento, uma vez em que os buscadores não entendem vídeo ou músicas, então o seu ranqueamento irá depender das informações textuais contidas na descrição do vídeo. Por isso use-a para colocar informações relevantes, elas serão úteis na classificação do conteúdo.

Use tags, legendas e transcrições

Aproveite para usar tags no seu vídeo, nelas você pode acrescentar as palavras chaves, seja do seu blog ou do vídeo, tente usar cerca de 6  a 8  tags.

Lembre-se de usar palavras que estejam no título ou na descrição também.

Fazer transcrição do áudio para o vídeo é uma boa forma de colocar o conteúdo de maneira direta, além de tudo se torna acessível tanto para quem não possui uma boa audição, tanto para pessoas que não podem escutar no momento.

Divulgue o seu vídeo

Depois de colocar em prática as dicas acima, é fundamental o engajamento e visualização do seu vídeo para um bom ranqueamento. Essa é a melhor maneira de conseguir novos seguidores!

Você pode investir em divulgação em outras redes, criando playlists com os melhores conteúdos, além de divulgar os vídeos novos também, você também pode  incorporar no seu blog, linkar o conteúdo na sua assinatura de e--mail e também investir em link building.

Seguindo nossas dicas fica muito mais fácil otimizar o seu conteúdo audiovisual, é importante sempre focar na sua persona também no SEO para Youtube, além de mantê-los entretido no seu conteúdo. 

 Até mais!

Autor

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família e heavy user de mídias sociais.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak