NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Você precisa saber o que são metatags ainda hoje!

21/10/2019

Você precisa saber o que são metatags ainda hoje!

Para começar, Search Engine Optimization (SEO), que em português significa Otimização de Sites, faz referência a otimização de conteúdo para que ele apareça mais facilmente nas buscas feitas por usuários.

Uma metadescrição trata-se de um pequeno texto que aparece abaixo do título da página nos resultados das buscas, e serve como um resumo do que o usuário encontrará ao clicar naquele link, funciona como um elemento de atração. Uma vez que esse item defina se alguém visitará ou não o seu site, é importante que ele seja elaborado de maneira correta.

Para atender a um SEO tutorial otimizado, acrescente a palavra-chave na área, como forma de aumentar a relevância.

Entretanto, não deixe de criar uma chamada criativa e que atue de modo a persuadir. Utilize palavras de impacto de modo a incentivar o usuário a clicar na página. Outra recomendação importante é que você mantenha o tamanho dentro de parâmetros ideais. Desse modo, ficará visível, sem textos cortados de forma abrupta e você irá manter o máximo de resultados.

Mas vamos falar melhor das Meta Tags para SEO agora mesmo!

Leia também: 5 maneiras de provar o valor de SEO para seus clientes 

O que são MetaTags para SEO 

MetaTag é um comando implementado no código de páginas web, dentro da área Head do site (entre as tags <head> e </head>) para repassar instruções a programas externos ou ações mais simples, como informar qual a pessoa responsável pelo desenvolvimento da página. 

Determinadas MetaTags são utilizadas para passar aos sites de busca como o Google, Bing, entre outros, instruções sobre o título da página e uma descrição breve a ser exibida nos resultados de busca, quais páginas devem ou não ser indexadas, assim como outras instruções.

Em resumo, Metatags são comandos em HTML que descrevem o conteúdo de uma página para os mecanismos de busca, ou seja, fornecem dados como título ou breve resumo sobre o assunto abordado para programas externos. Por meio das metatags é possível indicar a autoria do responsável pelo desenvolvimento da página. Elas normalmente não são visíveis aos usuários, mas estão em que ele realizam suas pesquisas.

Você precisa saber o que são metatags ainda hoje!


Importância de Meta Tags para SEO

MetaTags tratam-se de uma importante ferramenta de comunicação entre o webmaster e os sites de busca, como vamos apresentar mais abaixo. Para muitas pessoas, porém, SEO é somente isso, MetaTags. Isso está longe de ser verdade. O Google utiliza perto de 250 variáveis para determinar os resultados de pesquisa, e as meta tags são apenas algumas delas. Diante disso, atente-se a outros meios. 

Como visualizar Meta Tags

MetaTags não são exibidas no tela principal do Browser, ou seja, no conteúdo exibido ao usuário. O jeito mais fácil de visualizá-las é pela exibição do código fonte da página. Cada Browser tem a sua forma de fazê-lo. Normalmente, basta clicar com o botão direito em alguma área da página e clicar em "Exibir código fonte da página" ou algum texto similar a esse. No Chrome, teclar Ctrl-U tem o mesmo efeito. Exibido o código-fonte, faça uma busca por <meta ou <title (geralmente digitando Ctrl-F) e veja como os meta tags da página estão especificados:

plugins que permitem visualizar rapidamente os meta tags de uma página. Um de nossos favoritos é o plugin gratuito Quirk Search Status para Firefox. 

Não deixe de ler: A WebPeak é a ferramenta mais completa de marketing digital do mercado 

Meta Tags mais importantes em SEO

Title

O campo Title não é uma Meta Tag, porém é o mais importante comando em uma página web para SEO.

Exemplo de um Title:<title>Project management software, online collaboration: Basecamp</title>

Você precisa saber o que são metatags ainda hoje!

Meta Description (meta name="description")

É a Meta Description que normalmente define a descrição exibida nos resultados do Google, ou qualquer outro site de busca. Descreva o conteúdo da página de uma forma a estimular o interesse das pessoas em conhecer mais sobre o conteúdo da página, para aumentar a visitação do seu site. 

Exemplo de um Meta Description: <meta name="description" content="Veja no Terra as últimas notícias e as melhores coberturas ao vivo do Brasil e do Mundo, Esportes, Diversão, Vida e Estilo, assista os melhores vídeos no TerraTV e ouça as melhores músicas no Sonora." />

Meta Keywords (meta name="keywords")

No passado, há muitos anos atrás, os algoritmos dos sites de busca tinham certa dificuldade em interpretar a relevância de sites para determinadas palavras-chave e utilizavam o conteúdo da Meta Keyword para ajudá-los a interpretar o conteúdo das páginas. 

De forma rápida, os webmasters perceberam que bastava incluir uma infinidade de palavras nessa tag para aparecer nas buscas, mesmo para palavras não relacionadas ao conteúdo da página. A experiência do usuário era ameaçada ao ser direcionada a uma página que no final das contas não possuía o conteúdo buscado. Os sites de busca passaram por uma evolução e hoje desconsideram a meta keyword. Uma vez que a meta keyword não é exibida ao usuário em qualquer momento, seja nos resultados de busca ou no conteúdo do site, não há de fato qualquer razão lógica para que o Google a considere como um fator de relevância.

As meta keywords são utilizadas para pesquisar as palavras-chave de concorrentes desavisados. Exemplo de um meta keyword: <meta name="keywords" content="climática, previsão climática, desenvolvimento, tempo, clima,"/>

Não deixe de ler: Por que meu site não aparece como resultado de pesquisas 

Meta Robots (meta name="robots")

Meta Robots é uma meta tag criada para passar orientações aos robots dos buscadores. Cada página deve ter o seu meta robots. Veja alguns dos parâmetros que podem ser passados:

  • index: indexe esta página - exiba-a em seus resultados de busca;
  • noindex: não indexe esta página - não a exiba nos resultados de busca. Útil para páginas como de login e acesso à intranet;
  • follow: siga os links desta pagina para descobrir novas páginas (reveja Googlebot, robots);
  • nofollow: nenhum dos links desta página deve ser seguido;
  • nosnippet: orienta o site de busca a não exibir a descrição da página nos resultados de busca;
  • noodp: orienta o Google não utilizar a descrição do diretório DMOZ em seus resultados (snippet);
  • noarchive: instrui o Google a não exibir a versão em cache da página;
  • noimageindex: não indexe nehuma imagem da página.
Você precisa saber o que são metatags ainda hoje!

Veja alguns exemplos de Meta Robots:

  • <meta name="robots" content="index, follow"> - sintaxe mais comum de meta robots - orienta os buscadores a indexar o conteúdo da página e seguir todos os links para descobrir páginas novas.

  • <meta name="robots" content="noindex, nofollow"> - orienta os buscadores a não indexar o conteúdo da página e impede-a de seguir os links para descobrir novas páginas.

Nota: o comando para orientar ao Google a não indexar uma página pode também ser dado do arquivo robots.txt.

Você leu um conteúdo completo sobre Meta Tags para SEO! Agora está pronto (a) para  maximizar seus resultados!



Até a próxima! :) 

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak