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Você sabe montar uma newsletter online boa o sulficiente?

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

newsletter online

Indo na contramão do que muitas pessoas pensam, produção de conteúdo vai muito além de textos para blog e aplicação de técnicas de SEO. Nos dias de hoje, inúmeros métodos podem ser utilizados na hora de engajar o público e garantir melhores ganhos para o cliente.

É centralmente por isso que viemos falar sobre newsletter e e-mail marketing! Afinal, são são excelentes ferramentas para quem quer promover o engajamento com seu público e manter um contato direto.

Neste conteúdo você irá aprender como escrever uma newsletter incrível, que tenha boas taxas de abertura e que irá engajar seu público de verdade. 

Leia também: SEO: separamos para você um guia do empreendedor de sucesso

Como montar uma newsletter online excelente

Como em todo processo estratégico que se preze, o planejamento é fundamental para criar suas newsletters. Há algumas questões básicas para pensar antes de apertar o botão de disparar, dar atenção a eles fará toda a diferença nos seus resultados. Veja só! 

Objetivo

Caso você esteja lendo este post, provavelmente é porque o engajamento do público é um objetivo seu, não é mesmo? Entretanto, os benefícios gerados por uma newsletter bem feita podem ir muito além. 

Nesse sentido, antes de começar a produzir, pense bastante no propósito que cada newsletter enviada terá. A newsletter pode ser usada para:

  • aumento de tráfego;
  • promoção de seus produtos;
  • anúncio de uma novidade;
  • aumento da base de leads;
  • engajamento com a sua marca.

São meios importantes para construção de engajamento com seus clientes.

Público

Este ponto é sempre sobre pessoas. Inúmeras vezes, podemos pensar que, porque alguém assinou a nossa newsletter, terá interesse em absolutamente tudo que enviarmos.

Entretanto, ter uma base bem segmentada de e-mails é fundamental para enviar o que for mais relevante para cada grupo. Não se esqueça  disso quando você realizar uma ação em busca de engajar seu público. Conhecer bem uma pessoa é o primeiro passo para motivá-la a fazer algo.

Diante disso, pense bem em quem assinou sua newsletter antes de enviá-la. Utilize as informações reunidas para suas personas, dados coletados nas landing pages do seu site e não deixe de pesquisar bastante. Uma coisa é certa, seu público só tem a agradecer. 

Leia também: O que você pode aprender com os concorrentes? Nós te contamos!

Formato

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Reflita acerca de suas intenções. Sua newsletter terá como foco a promoção de produtos ou no conteúdo do seu blog? 

Você quer apresentar uma única novidade ou então trazer várias informações sobre o seu serviço?

Para cada uma dessas finalidades, é possível adotar um modelo específico que seja mais eficiente. No desenvolvimento de newsletters mais comerciais, por exemplo, você pode apostar em conteúdos com foco em design, que contenham uma ou várias ilustrações. No entanto, é importante que esse formato faça sentido para o seu público, ou você pode acabar exagerando demais. 

Por outro lado, caso a mensagem tiver um cunho mais informacional e você precise garantir que sua base leia mesmo o que está escrito, a sugestão é seguir um estilo simples, com mais texto e menos distrações visuais, aí vale se atentar a imagens e hiperlinks.

Não se esqueça que design não é central e, apesar do layout também ser importante, o conteúdo será sempre o protagonista.

Horário/Frequência

De acordo com pesquisa impulsionada pela GetResponse, 23,63% dos e-mails são abertos na primeira hora de seu envio, o que isso significa? 

Se você não disparar sua newsletter em um horário muito bom, ela pode acabar ficando perdida pela caixa de entrada do seu assinante.

Não é isso que você quer, não é mesmo? 

Uma boa prática é elaborar um calendário com datas especiais, que estejam inseridos feriados e datas especiais. Além disso, considere fatores como horário comercial e fuso horário.

Caso você tenha leitores em outros países, preste bem atenção ao programar o envio de uma newsletter. Você não quer que ela chegue às quatro da manhã para ninguém, afinal, quem vai valorizar algo que chega de madrugada?

A frequência também é um fator bem importante, que vai depender da sua estratégia. Algumas empresas têm bons resultados enviando newsletters diárias; já outras não precisam de tanto e se saem bem com conteúdos semanais ou até quinzenais.

Caso você tenha uma equipe menor, por exemplo, valorize mais pela qualidade do que quantidade. Uma newsletter bem desenvolvida por semana é muito melhor do que lotar a caixa de entrada dos seus clientes com e-mails que eles não terão vontade de abrir.

No momento de escrever, eduque para engajar

Após pensar em todos esses pontos, saiba como escrever uma newsletter para engajar seu público de modo muito mais tranquilo. E se mesmo assim você ainda estiver inseguro, lembre-se de uma dica vital do Marketing de Conteúdo: foque na educação do seu público.

O primeiro passo é criar o melhor assunto de e-mail possível, algo que seja extraordinário. 

Elabore em torno de 10 diferentes construções curtas e que sejam chamativas. Ao fim desse brainstorm, basta selecionar a melhor ideia e use-a como título.

Não se esqueça que o tamanho máximo de email em um desktop é 53 caracteres, e 36 caracteres para dispositivos móveis. Essa é uma informação muito relevante de acordo com o público.

Utilize perguntas, o nome personalizado do cliente ou então deixe em evidência o benefício que ele receberá ao ler a sua newsletter. Após isso, o corpo do e-mail precisa estar à altura do título. É o momento de pensar nas pessoas que confiaram em você o suficiente e que então forneceram seus endereços de e-mail, a responsabilidade é não decepcioná-las.  

Unir assuntos cotidianos é uma boa dica para sempre ter conteúdo fresquinho, ainda que bastante básicos, ao tema principal do qual você vai tratar. Essa é uma boa forma de mostrar o quanto você se identifica com os problemas da sua persona.

Leia mais: Qual a importância do tráfego orgânico no seu site? Acompanhe sua evolução com as ferramentas certas 

Os CTAs também podem ajudar

Sabe qual é um aliado indispensável da sua newsletter? CTAs.

Seja ele um botão ou somente um link no texto, você pode testar os melhores formatos, posições e cores. Para além disso, é interessante que você esteja disposto a montar frases simples e rápidas para que os CTAs convertam mais. 

Utilize verbos no imperativo ou escreva na primeira pessoa do singular para estimular a vontade da pessoa de clicar naquele link. Não é tão difícil, basta ter um planejamento para desenvolver as ações em torno deste quesito. 

Revise tudo e teste antes de enviar

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Bom, com sua Newsletter pronta, chegou a hora de enviar! 

Mas antes de apertar “enter”, não se esqueça de revisar tudo duas (ou até mais) vezes. Não só o texto em si, mas também se não há nenhum link quebrado, se os CTAs estão posicionados de maneira correta e se a opção de descadastro também está funcionando.

Para concluir, faça um disparo teste somente para o seu e-mail para ver se está tudo certo ou se sua newsletter não ficou desconfigurada. Dessa forma, depois de enviadas, não se esqueça de medir os resultados das suas newsletters. Veja o que está funcionando, o que não está e o que pode ser melhorado para que seu público fique cada vez mais participativo.

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! 

Até a próxima! :) 

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