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Você sabe o que é construção de branding? Alavanque sua marca!

2/7/2019

Você sabe o que é construção de branding? Alavanque sua marca!

contrução de branding, sua marca

Qual é o tipo de sensação que seus clientes tem com a sua marca. Ela desperta emoções ou trazem lembranças?

Neste artigo iremos falar sobre branding, que trata justamente de despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes no seu público-alvo. Despertar sentimentos positivos são excelentes formas para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra de determinado produto ou serviço.

Todo processo que a marca constrói, desde a criação do logo, escolha da fonte, discurso, como falar com sua audiência, valores da empresa, jingles, pessoas que apresentarão o seu negócio, é uma maneira de formar a personalidade de uma marca na mente do cliente através de percepções e sensações.

O branding é nada mais nada menos do que agregar valor a marca, vai muito além de produto e serviço apenas. Trata-se da identidade da marca, como ela se posiciona e no que acredita. Basicamente é criar um significado por meio de símbolos.

Qual a importância da construção do Branding?

Com o mundo totalmente conectado a competitividade aumentou consideravelmente, para se destacar é preciso apresentar um diferencial para ser visto, assim como ter um propósito que vá além da compra convencional.

No momento que uma marca consegue se conectar de fato com seu cliente por conta do seu propósito, a análise com relação a preço pode mudar. Isso porque os valores de uma marca, falam bem mais alto do que o produto em si. 

Ter um propósito e identidade dentro do negócio, pode criar ligações com diversas pessoas, seja por suas histórias, suas causas, ou até mesmo promover boas experiências de marca. Esse é o novo jeito de fazer marketing, se relacionando com o cliente. 

Como fazer um trabalho de branding com Marketing Digital

Por incrível que pareça o branding é um conceito que apareceu antes mesmo do Marketing Digital. Quando o mundo ainda não era movido a internet, grandes marcas apresentavam os seus valores e se relacionavam com o público por meio da publicidade convencional (rádio, jornal, TV).

Com as mudanças devido ao crescimento da tecnologia, o Marketing Digital trouxe uma roupagem atualizada para o branding. Muitos profissionais da área tratam o conceito como digital branding, que nada mais é do que fazer branding no ambiente digital.

Atualmente as marcas têm a possibilidade de escolher canais específicos com custo benefício bem camarada para se relacionar com a sua audiência, e ainda poder oferecer diferentes formas de compra.

Existem algumas maneiras de trabalhar branding na internet. Vamos dar algumas dicas por aqui.

1. Tenha uma identidade visual

Essa é uma parte que consiste em algumas características visuais da sua marca que possibilitam formar uma identidade na mente do consumidor: logo, um estilo de foto, fontes, cores etc.

O segredo na identidade visual é a padronização, pois é o jeito mais simples e rápido para os clientes fazerem uma associação na mente quando for buscar opções de marcas.

Personalize o seu logo

É essencial que, na hora em que decidir criar sua marca, ela também seja esquematizada para internet.

Geralmente os arquivos que são utilizados para materiais impressos são diferentes dos materiais usados na web.

Deve ser natural pensar na aplicação da sua marca, na compreensão de leitura e entendimento do nome quando ela estiver no ambiente digital.

Crie o seu manual de marca

Seu manual deve conter todas as cores que a marca pode ter, assim como as fontes que foram utilizadas na sua criação dela, quais são os códigos das cores, e a forma ideal para serem aplicadas em materiais, versões verticais e horizontais etc.

Determine uma unidade de estilo

Procure por imagens que sigam o mesmo estilo e que sirvam de exemplo para o padrão que você quer adotar no visual da marca.

Tente sempre seguir o mesmo estilo, isso tornará à composição mais harmônica e seus seguidores conseguirão identificar sua marca com facilidade.

2. Seja estratégico

A estratégia tem a função de transmitir os valores por trás das imagens, é como você apresenta o propósito da sua empresa.

Construir a percepção é algo estratégico que se dá num nível mais profundo, em que o cliente não se identifica apenas com o estilo, mas com os valores da empresa criando uma conexão mais forte.

Personalidade da marca

Qual a identidade da sua empresa?

Quais as qualidades que sua marca possui?

Se sua empresa fosse gente, como essa pessoa seria?

Essas questões auxiliam na construção de uma imagem mental mais limpa e objetiva.

Tom de voz

Como você se comunica com o seu público? Qual a linguagem utilizada para chamar atenção?

Procure saber quais são as expressões mais utilizadas pelos seus clientes em conversas casuais e adote os que fazem sentido para o seu negócio.

Você pode inserir também na escrita, utilizando emojis, é uma forma muito forte de conexão.

Canais

contrução de branding, sua marca

Você precisa saber quais os canais que seu público está mais presente.

Existem diversos canais que permitem que você se relacione com seu cliente, WhatsApp, email, redes sociais são alguns exemplos. Vale ressaltar  que você não tem obrigação de estar presente em todos os canais, mas sim nos que fazem mais sentido para o crescimento do seu negócio.

A indicação principal é que você crie um site, para posicionar a sua marca nos resultados de busca que os clientes realizam. Não se esqueça que todas as novidades que sua empresa lançar devem estar no seu site de imediato.

Você também pode criar  uma fan page no Facebook, uma vez que essa rede social se tornou  a maior comunidade online do mundo.

O Facebook é  uma excelente forma de se relacionar com o cliente e divulgar sua marca. Por isso não perca a chance de fazer com que as pessoas se engajem com a empresa.

Conteúdo

Ter uma estratégia bem elaborada de conteúdo não apenas destaca a sua marca, mas também possibilita que ela tenha visibilidade e ganhe autoridade no meio.

Caso vá iniciar a aplicação de unidade visual do branding, tenha em mente de que o seu conteúdo deve ser personalizado com a personalidade da empresa em todos os canais e materiais.

Gostou das dicas? Não é tão difícil como você esperava que fosse, não é mesmo? Que tal começar a colocar em prática e melhorar suas estratégias de marketing?

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Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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