SEO

Você pode atingir o topo dos motores de busca com técnicas de SEO

Mariana Chaves

Produtora e especialista em marketing de conteúdo.

Quando começamos a falar sobre fatores de rankeamento, automaticamente sabemos que nos dias atuais existem mais de 200 fatores que realmente impactam nos resultados de uma SERP.

Neste artigo trouxemos alguns detalhes básicos, mas extremamente importantes para atingir o topo dos mecanismos de busca, para isso você vai precisar como sempre das técnicas de SEO para garantir o sucesso.

Entenda O que é SEO e seus fatores mais importantes em nosso Guia Enterprise de SEO!

Conheça as principais Técnicas de SEO e aplique em seu site!

Abaixo vamos mostrar alguns fatores que influenciam no rankeamento e que vão te ajudar a atingir os mecanismos de busca.

Leia Também: Guia SEO para 2019!

1ª Técnica de SEO: Qualidade do conteúdo

Hoje temos dois fatores determinantes para o rankeamento no Google: Link Building (que vamos tratar mais à frente) e a qualidade do conteúdo. Desde que o Google Panda foi lançado, o algoritmo vai em busca de conteúdos de baixa qualidade para otimizar os resultados para o público.

Em outras palavras, quanto mais relevante for o seu conteúdo, melhores as chances de você figurar nas primeiras posições nas SERPs.

atingir o topo dos motores de busca com tecnicas de seo

2ª Técnica de SEO: Tamanho do conteúdo

Pode até parecer que não, mas o tamanho do seu conteúdo influencia diretamente nos rankings do Google. Segundo pesquisa realizada pela  Search IQ, a média de tamanho dos conteúdos que figuram nas primeiras posições era de aproximadamente 2.500 palavras.

Isso acontece porque o Google procura os conteúdos mais completos, que esclareçam as dúvidas dos leitores. Contudo, vale ressaltar que essa não é uma regra! O que realmente importa é a forma que a sua persona reage ao tamanho dos seus conteúdos e, principalmente, se o seu conteúdo responde de maneira clara as dúvidas que esse leitor tem.

No final das contas o tamanho do texto não é tão determinante se a persona que procurou pelo seu conteúdo tem todas as suas dúvidas resolvidas. Caso isso não aconteça, é bem provável que ele  procurará outro texto que esclareça melhor os seus questionamentos.

3ª Técnica de SEO: SEO Title

O SEO Title é o título que aparece nas SERPs e possui a função de levar o leitor até o seu conteúdo.

Este é um dos fatores mais fundamentais tanto para rankeamento quanto para garantir uma alta taxa de cliques (CTR) no seu conteúdo.

Os principais fatores para um ótimo SEO Title são:

  • Necessário ter aproximadamente 55 caracteres;
  • Palavra-chave à esquerda;
  • Título objetivo.

atingir o topo do motores de busca com técnicas de seo

4ª Técnica de SEO: URLs amigáveis

As URLs estão diretamente ligadas ao rankeamento. O Google também identifica o uso das keywords no endereço da sua página.

Para conseguir criar uma URL eficiente é preciso ter em mente que, quanto menos elementos além da palavra-chave estiver na sua URL, melhor. É necessário evitar o uso de números em listas, por exemplo.

As melhores práticas para se fazer uma URL amigável são:

  • conter a palavra-chave;
  • ter no máximo um subdomínio;
  • ser curta e facilmente interpretável;
  • conter hifens para separar as palavras(o Google não lê espaços);
  • ser relacionada ao título do post.
O que você não deve fazer para melhorar as URLs:
  • URLs que não fazem nenhum sentido para o leitor;
  • números nas URLs;
  • URLs enormes;
  • caracteres indevidos (pontos, letras maiúsculas, etc.);
  • abusar de subdomínios (ex.: seusite.com/blog/conteudos/marketing).
Saiba mais: Como funciona as URLs no Google!

5ª Técnica de SEO: Heading Tags

As headings são extremamente importantes para identificar a prioridade dos conteúdos existentes na página. No código, é possível inserir até seis headings, apresentando o conteúdo mais importante (H1) e seus subtítulos (H2 a H6).

Sendo assim, o Google identificará a hierarquia das informações do seu conteúdo.

6ª Técnica de SEO: LSI: o uso da palavra-chave

O uso das keywords sofreu algumas alterações desde o lançamento do hummingbird.

Antes:

  • Keyword stuffing funcionava;
  • Conteúdo de baixa qualidade rankeava;
  • Foco na palavra-chave exata. 

Depois:

  • Análise semântica;
  • Qualidade do conteúdo;
  • Foco na intenção do leitor.

À partir disso podemos ver o quanto é importante saber fazer um bom uso das suas palavras-chave dentro do conteúdo. É essencial usá-las no H1 title page e, sempre que possível, em pelo menos um H2. Também é necessário que a sua palavra apareça no princípio do conteúdo para os crawlers do Google logo verem que aquela página está falando do tema proposto. 

Não tem como ter um número exato de vezes que a keyword deve aparecer no conteúdo. O ideal é que seja evitado forçar com que ela apareça muitas vezes. O uso deve acontecer de forma natural.

O Google tem feito análises semântica dos textos, conhecido como LSI (Latent Semantic Index), fazendo com que seja fundamental para o rankeamento da sua página que o Google encontre palavras relacionadas ao tema que você está falando.

7ª Técnica de SEO: Tempo de permanência na página

O tempo de permanência na página também é bastante considerado no rankeamento do Google, pois é uma maneira de mostrar ao buscador que aquele conteúdo é de boa qualidade.

Quanto mais tempo o leitor permanece em seu site, com mais eficiência o Google interpreta que aquele conteúdo é relevante para sua persona. Caso o leitor entre e imediatamente saia da página, e isso se tornar recorrente, o Google entende que este texto não agrada ao público.

8ª Técnica de SEO: Design Responsivo

Esse também é um fator importante no rankeamento, pois o Google prioriza sites mobile friendly no momento de definir o posicionamento das páginas.

Caso sua página não está otimizada para ser acessada em aparelhos mobiles, você pode perder muitas posições no buscador.

9ª Técnica de SEO: Link Building

O Link Building é a parte que garantirá a autoridade da sua página e do seu domínio e se destaca como uma grande referência para o Google.

Ele funciona como uma bússola dentro do seu site. Todo site que faz link para você está te indicando como um conteúdo relevante. Quanto mais indicações você receber, maior será sua autonomia sobre determinado assunto.

Agora, quanto maior a relevância do link que te apontou tem, mais respeito você receberá por parte do buscador. Sendo assim, é importante também receber links de sites que tenham autoridade no assunto que você está tratando.

10ª Técnica de SEO: Social

O engajamento e menções nas redes sociais são de extrema importância para o posicionamento do seu site. O Google está bem atento em como as pessoas têm engajado com o seu conteúdo. 

Por conta do engajamento, você ganha autoridade e o Google verá que o seu post agrada aos usuários. Como a experiência do usuário ainda está em alta, o seu conteúdo poderá ser melhor posicionado.

Veja mais: 7 pontos importante do SEO para E-commerce!

Conclusão

Como você podemos observar, SEO é um assunto essencial para quem está em busca de visibilidade online. Por isso, nada mais certo do que dar a devida atenção para que as coisas aconteçam.

o que é SEO e como fazer SEO - webpeak

Esperamos ter ajudado com as dicas que parecem simples, mas são fundamentais para quem quer se posicionar. 

Para mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando e não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

 

Até breve!

Últimas Postagens WebPeak

SEO

Quer melhorar sua Taxa de Clique Orgânico? A gente te mostra como!

Google

Google testará o Protocolo IndexNow

Google

Guia SEO: aprenda a encontrar todas as páginas de um site

Google

Como desenvolver uma campanha com resultados no Google Ads