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Você sabia que pode carregar o M-commerce no bolso?

26/6/2019

Você sabia que pode carregar o M-commerce no bolso?

Mobile Commerce, ou simplesmente M-commerce, é um termo que faz referência ao comércio via smartphones e tablets.

Novas tecnologias surgem a cada momento, e é importante que sua empresa esteja sempre atualizada para ter diferencial no mercado, além de ter estratégias completas.

Você precisa entender que os consumidores têm cada vez mais preferência pelas compras via smartphone, simplesmente por ser mais rápido, prático e simples o processo de compra pelo aparelho mobile.

O uso dessas tecnologias mobile alterou muito o mercado e o marketing como um todo, que deve considerar outras ferramentas e estratégias para ter sucesso. É fundamental que sua empresa faça parte do m-commerce para ter sucesso no mercado e aumentar suas vendas de modo significativo.

Aqui vamos te mostrar como funciona o m-commerce!

 Vamos lá!

Leia também: Já pensou que a busca orgânica pode mudar o ranqueamento do seu site? 

O que é e como funciona o m-commerce

m-commerce

O mobile commerce (m-commerce) trata-se de todas transações comerciais efetuadas por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Essas transações, ou, simplesmente, compras pelos celulares, podem ser realizadas por meio de vários canais, como e-commerces, aplicativos e até redes sociais.

Os celulares possuem cada vez mais tecnologias, e algumas de suas funcionalidades já são as mesmas que as de computadores. Através do celular é possível acessar sites e realizar compras como se estivéssemos no computador. Esta novidade permitiu que os consumidores tivessem mais facilidade no processo de compras e preferência por essa maneira de comprar, afinal, não há necessidade de sair de casa ou limitações geográficas para adquirir determinado produto ou serviço. 

Diante disso,  as empresas começaram a se adaptar ao novo consumidor e fazer layouts e designs que também fossem compatíveis com dispositivos móveis. O m-commerce é toda a transação comercial de bens e serviços feita através de mobile

Atualmente, é necessário que seu site seja compatível com o formato mobile e, não apenas isso, também que ele tenha todo o processo de vendas e elementos que vão facilitar a experiência do usuário ao acessar seu site.

Benefícios do mobile commerce

O m-commerce abre uma porta recheada de novas oportunidades para o seu negócio. Através dele é possível alcançar um público muito maior e ter uma estratégia completa para sua empresa. O aumento significativo de suas vendas pode ser uma realidade, pois os usuários compram frequentemente por meio do celular.
Por outro lado, os consumidores costumam interagir mais por dispositivos móveis, através das redes sociais e afins, e isso pode beneficiar a comunicação em geral de sua empresa, que terá mais engajamento e reconhecimento.

Não deixe de ler: Conheça o melhor plugin SEO Wordpress

Dica extra: WebPeak para Ecommerce 

Se você trabalha com criação e otimização de conteúdo para motores de buscas, é fundamental criar uma rotina e um calendário bem estruturado para levar para frente todas as tarefas importantes quando o assunto é SEO. 

 A WebPeak permite que você otimize e promova seu site por toneladas de tráfego mais direcionados, além disso, monitorar o desempenho do seu site e melhorar os resultados. Quando o assunto é  ferramentas de SEO, a WebPeak está na número 1 no oferecimento das melhores soluções em SEO, e por isso que ela é conhecida como a ferramenta mais completa de marketing digital do mercado. 

Este processo não é fácil, demanda disciplina e foco para ter em mãos as ferramentas certas de organização. Vamos apresentar a seguir os passos mais importantes, que funciona com excelência na WebPeak, e queremos compartilhar. 

Criação de conteúdo

Com a consagração do marketing de conteúdo, o conteúdo tornou-se oxigênio para quem investe no módulo. A partir disso, é extremamente ter e mente que o conteúdo é fator primordial em uma estratégia de SEO. Mas preste atenção, isso não significa que você deva produzir muito em volume, porém, é importante focar em conteúdos valiosos para seus leitores, que de fato eles queiram absorver. Foque no seu público e não em produzir em massa só para gerar conteúdo.  

As descrições dos produtos de Ecommerce são muito mais assertivas a partir da Pesquisa de Palavras-Chave, assim como todo conteúdo geral da loja virtual.  Nesse sentido, a Ferramenta de Pesquisa de Palavra-Chave da WebPeak garante:

  • Sugestões de palavras-chave perspicazes mais lucrativas;
  • Sugestões da sua conta Google Search Console (anteriormente Ferramentas do Google para webmasters) em palavras-chave poderosas;
  • Sugestões de palavras-chave obtidas de sites concorrentes.

A ferramenta de pesquisa de palavras-chave desdobra em valor ao seu negócio, você pode melhorar e simplificar a pesquisa e análise de palavras-chave com a ferramenta de pesquisa de palavras-chave da WebPeak.

A periodicidade dos seus conteúdos dependerá do planejamento de seu negócio, porém, é fundamental manter a frequência estabelecida. Basta estipular o tempo de postagem e colocar a mão na massa.  Isso não significa que não existam blogs excelentes que postam conteúdos todos os dias. Não deixe de valorizar sua equipe e escolher o melhor modelo, que caiba na dinâmica de seu negócio. 

Não deixe de ler: Plano de ação para vender mais em 2019

Atualização de conteúdo

Consideramos este item tão importante quanto produzir conteúdos, e certamente ele faz parte da rotina de SEO. Atualizar conteúdo é rever posts antigos que foram publicados há mais de 6 meses e que podem ser otimizados, com novas informações, revestimento de palavras-chave, imagens, entre outras ações. 

Não perca o valor de conteúdos antigos por não estarem atualizados. Invista em atualizações em sua rotina de SEO. 

O desenvolvimento e divulgação de conteúdo relevante é essencial para uma estratégia sólida de marketing. Diferente do outbound marketing (marketing tradicional), a oferta gratuita de informações e conteúdos relevantes é responsável por aproximar o profissional do seu público sem causar transtornos em torno da ética. Ou seja, é projetado o profissional do seu público sem ferir a ética, destacando autoridade na área de atuação.

A partir do momento que é impulsionado um conteúdo relevante, este trata-se do começo de uma trajetória que pode alavancar a imagem do profissional, clínica ou outra instituição da área no universo digital. Com essa metodologia, o caráter “mercantilista”, muitas vezes violento e autoritário, deixa de existir e se inicia um relacionamento muito mais saudável, de confiança e promissor. 


Ao invés de campanhas tradicionais, claramente comerciais, pense em fazer o seu marketing com base em conteúdo relevante para aproximar seu público de seu negócio sem um caráter agressivo. Utilize os recursos digitais disponíveis e adequados ao seu público-alvo. Site, blog e redes sociais irão ajudar você a obter visibilidade e credibilidade, dentro da ética. Conquiste um público verdadeiro. 

Dica: Se seu e-commerce ainda não possui um blog, talvez seja o momento de reverter esta situação, afinal, a partir dos conteúdos no blog, vinculados às suas ofertas, você irá atribuir excelentes resultados quando o assunto for marketing de conteúdo

Otimização de snippets

Os snippets tratam-se de grandes responsáveis pelo CTR de uma página na SERP do Google. Ele é composto por title tag, meta description e URL.

Esta tríade do bem (Title, Meta Description e URL) quando bem alinhadas com termo de busca e intenção do usuário, maior é chance do usuário escolher sua página. Diante disso, é fundamental analisar semanalmente (pelo menos) os snippets para identificar se eles estão respondendo às perguntas do usuário na SERP e se estão atrativos o suficiente.

Link building

Falar que os Backlinks de qualidade são fundamentais para um SEO é quase um pleonasmo. Os links estão entre os fatores de maior peso de rankeamento do Google e é por isso que ficar de olho na saúde dos links, para então garantir que as pessoas corretas estejam chegando ao nosso seu canal, é fundamental. Não perca oportunidades de conquistar novos backlinks que sejam relevantes e de qualidade. Esteja em busca de atualizações e lugares saudáveis para integrar seu negócio. 

WebPeak para E-commerce é essencial, pois garante:

  • Relatório de links tóxicos para limpar seu perfil de backlink de site de backlinks não naturais;
  • Pesquisa de domínios para encontrar sites que trazem link juice;
  • Análise de páginas para identificar quem discute seu conteúdo;
  • Análise da diversidade de textos âncora utilizados;
  • Suas páginas mais vinculadas para descobrir suas próprias páginas com alto link juice;
  • As principais métricas do seu domínio comparadas com sua concorrência.

Com esta ferramenta você saberá como fortalecer seu perfil de backlink e se livrar de links tóxicos.

Leia mais: Link Building, o que é

Design/usabilidade do site

O design do seu site diz muito sobre a experiência que seu visitante terá ao navegar por suas páginas. Regularmente é preciso rever nossas páginas para constar se estão alinhadas com o objetivo de suas personas. 

O impacto visual é muito importante, sobretudo se seu público-alvo são profissionais que atuam no mesmo campo que você, o que é muito comum quando se trata do SEO

Divulgação nas redes sociais

A periodicidade deste fator deve ser diária. Afinal, é muito provável que grande parte do seu público (se não todo ele) está inseridos nas redes sociais. De nada adianta criar um conteúdo fantástico se ele não chega a seu usuário, e as redes sociais são essenciais para O interessante é compreender em quais redes sociais seu público está (Instagram, Facebook, Twitter…) e atuar de forma consistente e interessante, já que lá você vai competir com conteúdos diversos. 

Com a Ferramenta de Monitorização Web Buzz da WebPeak:

  • Monitorize a reputação da sua marca em sites de notícias e blogs;
  • Acompanhe tópicos quentes em sua indústria;
  • Verifique o Twitter Buzz para as palavras-chave de destino escolhidas.
Leia também: Facebook Insights: aumente o desempenho de seu negócio nas redes sociais

Análise de concorrentes

Fique sempre de olho no seus competidores. E ,neste caso, não estamos falando necessariamente de concorrentes de negócio, mas sim de SERP!

Além de conseguir analisar seus concorrentes com o Rastreamento de Rank da WebPeak, você deve sempre estar atento às atualizações para estar à frente da concorrência. 

Dica: Não deixe de investir em parcerias para agregar valor ao seu negócio e se destacar. 

Com a Ferramenta Competidor Backlink Spy WebPeak

  • Links para concorrentes para que você possa rever o engenheiro da estratégia de construção de links;
  • Identifique o nível de competição dentro dos SERPs comparando vários sites;
  • Páginas com PR elevado que você também possa obter backlinks qualitativos.

Aproveite ao máximo as estratégias de construção de links de seus concorrentes com a ajuda desta ferramenta da WebPeak.

Separamos também para você: Analise de mercado: que tal aprender os segredos dos concorrentes? 

Monitoramento de métricas

O monitoramento de métricas é uma tarefa essencial para medir seus esforços e entender como seu blog/site está se atuando.

Inclusive, não deixe de anotar esta dica, essa é a primeira tarefa do nosso dia: analisar o desempenho do blog do dia anterior e verificar se houve algum comportamento fora do esperado (negativa ou positivamente).

O Google Analytics e o Google Search Console são ótimos suportes para este processo! 

Fique atento para analisar as seguintes métricas: 

  • Número de visitantes únicos diários
  • Número de visitas
  • Número de pageviews
  • Posts mais acessados
  • Novos usuários x Usuários recorrentes
  • Taxa de rejeição
  • Tempo de permanência


m-commerce

Cada negócio possui determinadas particularidades, cabe a você identificar outros indicadores relevantes para seu negócio. Por exemplo, um e-commerce terá métricas diferentes de um blog, certo? 

Investir em SEO é essencial para superar as limitações colocadas antes de se criar um site. A criação de conteúdo, seguida das métricas que já foram expostas, como presença de links internos e externos para conteúdos, utilização de títulos e subtítulos (h1,h2,h3) contendo a palavra-chave e autoridade do domínio são fatores que vão colocar seu negócio em destaque! Não dá para perder tempo, ou deixar de investir em SEO, não é mesmo?  

Esperamos que este conteúdo tenha sido relevante para seu planejamento! 

Não deixe de nos acompanhar! 

Até a próxima! :) 


Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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