5 minutos

Web Stories já está disponível no Discovery

Tem novidade na área! Agora com o Web Stories do Discovery você tem mais uma opção para divulgar sua marca.
Web Stories já está disponível no Discovery
Escrito por
Mariana Chaves
Publicação
23/4/2023

Cada mergulho é um flash, não é mesmo? Depois dos stories presente no Facebook, Instagram e WhatsApp, agora o Web Stories também está disponível no Discovery do Google. 

O carrossel do Discovery é acessível, por ser um aplicativo do Google para Android e iOS. No momento que você tem ativado no seu celular, é possível consultar as notícias de última hora e também tem acesso ao Web Stories. 

Para acompanhar as novidades do Web Stories é simples. Ao tocar em uma Story no carrossel, o leitor entra em uma experiência envolvente em tela cheia. Você também consegue avançar para a próxima página ou deslizar para uma história totalmente diferente na sequência.

O carrossel no Discovery foi uma grande sacada da empresa, em que o Google sugere mais Web Stories nos resultados da Busca, baseado em suas pesquisas recentes, nos dispositivos móveis em todo o mundo.

Isso é inteligência artificial, minha gente!

Para ajudar a impulsionar o ecossistema das Web Stories, o Google trabalhou durante este ano com um grupo diverso de publicações no Brasil, EUA e Índia para colaborar no produto e seus recursos.

E se você faz parte dos empreendedores digitais fique sabendo que, os autores têm o controle total sobre monetização, hospedagem, compartilhamento e inclusão de links em seus conteúdos. É um resultado garantido. 

Com mais de 800 milhões de usuários todos os meses, as Web Stories se tornaram mais uma forma de criar conteúdo relevante para a sua audiência. 

Mas, como fazer Web Stories no Discovery?

Qualquer pessoa, ou negócio, pode utilizar a ferramenta de Web Stories. Mais de 2.000 sites já fizeram publicação de Stories indexados pelo Google, e começaram a gerar resultados consistentes. 

Hoje existem ferramentas que facilitam o processo de criação, com botões para links, CTA’s, e formatos já pensados para SEO. Algumas das plataformas de edição mais utilizadas são: Web Story,  MakeStories e NewsroomAl.

Web Story - Plugin para WordPress

Uma ferramenta simples de manusear, o famoso arrasta e solta, plugin feito especialmente para quem utiliza o Wordpress. Com ele você consegue...

  • Definir um fundo de página: arrastar imagens ou vídeos até a borda da página para definir como plano de fundo da página; 
  • Editar mídia: você pode clicar duas vezes sobre a página ou vídeo para redimensionar, centralizar ou cortar;
  • Sobreposição de Fundo: assim que definir o fundo da página, é possível adicionar uma sobreposição de gradiente sólida, linear ou radeal de acordo com a sua identidade visual;
  • Zona segura: para facilitar o processo de criação a ferramenta disponibiliza a zona segura, assim os elementos principais ficarão ajustados da forma correta;
  • Histórias visuais: é possível incorporar histórias em suas postagens de blog, é só abrir o bloco e selecionar o Web Stories e inserir o link.  

NewsroomAl

Essa é outra ferramenta que segue o mesmo processo do Web Story, mas neste caso, está relacionado a uma plataforma de edição, sem estar vinculado a nenhuma plataforma de conteúdo. 

A interface da plataforma é bem intuitiva com planos que vão do gratuito ao corporativo. Você pode fazer aquele teste antes de contratar a ferramenta. 

MakeStories

Mais uma ferramenta muito interessante e fácil de mexer. Ela fornece algumas opções como: 

Abordagem de arrastar / soltar / clicar

Construa suas histórias da web simplesmente arrastando e soltando elementos e organize várias propriedades CSS e de animação com nossa abordagem de um clique.

Zero Coding Garantido

MakeStories é um editor 100% WYSWIG para Web Stories. Você nunca terá que codificar uma única linha, pois cada aspecto de sua história é controlável.

Rich Stock Library

A plataforma possui biblioteca de imagens, ícones, ilustrações, formas, molduras e gifs livres de royalties à sua disposição para acelerar a construção de sua história.

Porque fazer Web Stories no Discovery

Para começar as Web Stories permitem que você exiba vídeo, fotos e áudio em tela cheia de maneira integrada, isso melhora a experiência do usuário. Sem contar que a pessoa que tem em mãos um dispositivo móvel pode ter acesso ao conteúdo.

Outro ponto interessante de quem faz esse tipo de divulgação é que você também pode criar um link para outro conteúdo. Em outras palavras, mais tráfego orgânico para as suas páginas na internet, e até mesmo novos seguidores nas redes sociais. O que acha?

Não  existe segredo, tudo você consegue gerenciar dentro do seu próprio site, mas não se esqueça que para ter resultado o conteúdo precisa ser atrativo e dentro dos padrões SEO.

Dicas para um bom conteúdo

Se você quer que seus Web Stories faça sucesso, então é necessário seguir algumas dicas. 

  1. Fique no topo: tanto quanto possível, use vídeo envolvente em tela inteira na proporção de retrato (9:16) para uma experiência envolvente;
  2. Seja objetivo: evite muito texto, escreva apenas o essencial, variando o tamanho do tipo e estilos. 
  3. Garanta legibilidade: se for colocar texto, nada de deixar de um jeito difícil de ser compreendido. O texto precisa ser fácil de ler com contraste e separação adequada.
  4. Atenção as animações: coloque animações nos objetos separadamente para garantir um visual mais atrativo.
  5. Não fuja da sua identidade visual: é muito importante manter sua identidade visual em evidência, para que as pessoas associem a sua marca.
  6. Otimize para o Google: certifique-se de que sua história possa ser descoberta usando a ferramenta Web Story para visualizá-la.

Viu como é fácil? Cada vez mais empresas estão migrando para o digital, e nesse universo tão concorrido é necessário utilizar todas as formas possíveis de divulgação para atrair mais pessoas para sua solução. 


Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager