5 minutos

Webmaster tools: Tudo o que você precisa saber

Webmaster tools: Tudo o que você precisa saber para Melhorar o Rank do site! Acompanhe as novidades do blog e compartilhe as dicas :)
Webmaster tools: Tudo o que você precisa saber
Escrito por
Marcos Custódio
Publicação
5/12/2023

Entender o funcionamento e a importância de dar atenção para ferramentas de Webmaster ajudam empresas a conquistarem posições desejadas no contexto do Marketing Digital.

As ferramentas de Webmaster atuam de modo a medir o desempenho de um site. Desse modo, desdobra-se o investimento em otimização para os alcances almejados, uma vez que a funcionalidade Webmaster é análoga a um canal de comunicação do Google com o administrador do site (WebMaster). Com a ferramenta, é possível melhorar a posição de um E-commerce ou páginas de um canal de notícia nas pesquisas no Google. Ou seja, os acessos para os sites podem alavancar a partir do uso das ferramentas, evidenciando o excelente papel para o público atento ao ótimo desempenho dos negócios inseridos na Internet. 

A necessidade de um conhecimento técnico e de análise para o uso com excelência das ferramentas é um dos pontos iniciais que você precisa saber. Afinal, as ações podem ser muito mais valorosas e trazer resultados positivos quando realizadas com conhecimento.

Desenvolvemos este artigo para destacar as funcionalidades das ferramentas de Webmaster, além de apresentar, de uma vez por todas, tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Ferramentas de WebMaster No Brasil

Entender como os sites são vistos pelo Google, principal site de busca do mundo, é uma ótima direção para seu negócio. 

O papel que a Internet cumpre na atualidade já não é mais novidade para a sociedades, e nesse sentido, o Brasil tem se destacado frente às ações nas áreas de tecnologia, Marketing Online, entre outras relacionadas.

Utilizar e aperfeiçoar as técnicas atuais são importantes formas de alcançar bons resultados no mercado.

WebMaster Tools: ferramentas poderosas para o melhor desempenho de seu negócio na Internet 

A valorização das ferramentas de Webmaster não é tão comum, principalmente quando falamos de pessoas inseridas nos negócios online. As funcionalidades Webmaster Tools, que desdobram em bons resultados, passam constantemente despercebidas, ou não são aproveitadas com excelência por falta de conhecimento, e esse erro comum, quando superado, pode colocar seu negócio à frente da concorrência.

A ferramenta é uma grande aliada para indexação e otimização de sites, carrega como característica central a capacidade de informar ao administrador de um site, como E-commerce, se há existência de problemas no rastreamento, como atualizações ou erros comuns, que são muitas vezes responsáveis pela queda de acessos, e melhor, as funcionalidades são gratuitas, tornando-as muito vantajosas.

É preciso reconhecer um site como um negócio importante, que necessita de constante revisão e aperfeiçoamento, visando sempre o desenvolvimento para o crescimento contínuo e destaque. Tendo em vista a concorrência, sobretudo se tratando dos negócios online, esta atenção deve ser redobrada, nesse sentido, as ferramentas de Webmaster carrega este perfeito nome por agir com eficiência e suprir as necessidades de aperfeiçoamento dos sites. 

É comum, e necessária, uma supervisão constante, e diária, nos negócios profissionais, se tratando dos sites, a ação não é diferente e as ferramentas de Webmaster atuam como um acervo de ferramentas que trarão diferenciais importantes.

 A direção aplicada sobre os sites é dada a partir da utilização das ferramentas, que indicam o melhor caminho para produção de conteúdos e escolha das palavras-chave certas para o destaque de seu negócio.

10 Principais funções das ferramentas de WebMaster 

1) TESTE SEU ARQUIVO ROBOTS.TXT

A ferramenta Robots.txt Tester possibilita os testes de novas marcações no robots.txt, permitindo a busca por erros e facilitando na superação dos mesmos para a plena excelência do site. 

Nesse caso, estão disponíveis os tipos de rastreio mais comuns do Google, como notícias, imagens, vídeos, Googlebot e dispositivos móveis.

2) HTML IMPROVEMENTS

Super simples e funcional, ela é capaz de informar erros no HTML do seu site. Quando os erros são indicados com precisão, as ações para correção ocorrem de modo mais rápido, garantindo à exposição de seu negócio sem erros. 

HTML Improvements indicam titles tags muito longas ou muito curtas, title tags ausentes ou pouco informativas, páginas com títulos iguais, conteúdos que não são indexáveis, entre outros.

3) SEARCH QUERIES

Esta é uma das ferramentas mais utilizadas pelos usuários das ferramentas de Webmaster, possuem importância relevante diante de sua funcionalidade, com esta ferramenta você irá consultar os termos, palavras-chave, que mais são pesquisadas pelo público de seu negócio. 

A ferramenta possibilita que você saiba como as pessoas chegam ao seu site, em quais páginas elas clicam dentro de seu site, através de uma aba na ferramenta ‘’Top pages’’ que permite que você encontre as páginas mais populares, e também como está a audiência de seu site.

4) LINKS TO YOUR SITE

Uma ferramenta que possibilita que você saiba a respeito da popularidade de seu site é algo surpreendente para seu negócio, não é mesmo? Mas não impossível.

A ferramenta Links to Your Site oferece à medição da popularidade, da melhor forma, de seu site, assim como de medir os conteúdos que possuem respaldo entre seu público, orientando seu negócio de modo a garantir pleno sucesso.

5) CONTENT KEYWORDS

A utilização das palavras-chave certas é fundamental para que o Google, rapidamente, associe-as ao seu site. A ferramenta indica as palavras-chave que são utilizadas com mais frequência no seu site, garantindo assim que você compreenda por completo às ações essenciais a serem tomadas.

6) RECURSOS BLOQUEADOS

Blocked Resources, ou Recursos Bloqueados, seguindo as regras de acesso do arquivo robots.txt, tratam-se das páginas que estão bloqueadas. Possibilitando à você ajustes e resultados rápidos.

7) PAGESPEED INSIGHTS

PageSpeed Insights é considerada uma das mais importantes por sua direta funcionalidade positiva para o público de seu negócio. A ferramenta está presente na aba ‘’Other Resources’’ e agrega muito valor ao seu site, tornando-o mais rápido e garantindo a satisfação das pessoas que acessam seu site, além disso, potencializa as boas ações de SEO.

8) SEARCH APPEARANCE

Através da ‘’Pesquisa de Aparência’’, você tem acesso a como seu site é apresentado nos resultados de busca. Indica também quais são as influências de seu site nos buscadores, possibilitando que você verifique a taxa de cliques recebidos, ou seja, como está a atuação do seu site.

9) SITELINKS

Uma ótima definição desta ferramenta está em torno de sua eficiência enquanto atalho, pois são recursos utilizados pelos usuários para auxiliá-los na navegação. Tratam-se de links que se relacionam ao seu negócio e facilitam na dinâmica do site.

10) GOOGLE INDEX

Basicamente, o Google Index indica o desempenho do Google em indexar suas páginas, identificando as palavras-chave que se destacam. Além disso, age de modo a retirar as URL’s que você optar para não aparecerem.

As ferramentas de Webmaster são ótimas aliadas e norteiam o seu site para o melhor desempenho, permitindo que você realize as melhores ações para seu negócio.

Continue nos acompanhando e receba dicas importantes para seu negócio!

Até mais!

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager