Cerca de 16% dos sites de compras no Brasil ainda permanecem inseguros

22/5/2019
https://itmidia.com/cerca-de-16-dos-sites-de-compras-no-brasil-ainda-permanecem-inseguros/

Cerca de 16% dos sites de compras no Brasil ainda permanecem inseguros

Levantamento do Serasa Experian aponta que um em cada seis sites de e-commerce não possuem certificado de segurança

Uma em cada seis lojas de e-commerce no Brasil não possui certificado de segurança para proteção de dados, segundo estudo da Serasa Experian em parceria com a BigData Corp. O número representa 16,4% dos e-commerces do país, entre os cerca de 920 mil disponíveis on-line.

De acordo com o levantamento, esses endereços não possuem o certificado de segurança (SSL – Secure Socket Layer), que promove uma conexão segura utilizando a criptografia entre o servidor e os dados trafegados, de forma a evitar o roubo de dados durante a transação.

A pesquisa, entretanto, aponta que houve uma melhora no volume de sites de e-commerce que buscaram o certificado de segurança em questão. Esse número passou de 79,7%, em agosto de 2018, para 83,6% em abril de 2019, conforme o estudo.

Cuidados

“Os brasileiros estão acostumados a comprar em lojas online, mas ainda correm riscos ao buscar produtos em sites desprotegidos. É importante estar atento a isso e verificar se há cadeado na barra de endereço, ou se há um “s” após o http (https), indicando segurança, além da identificação de “seguro” e “não seguro” dada por alguns navegadores”, afirma o diretor de Certificação Digital da Serasa Experian, Mauricio Balassiano.

É importante, também, no caso de lojas desconhecidas e em caso de desconfiança, fazer uma pesquisa em sites dedicados à avaliação de lojas virtuais, como Reclame Aqui e e-Bit. Avaliar a reputação de uma loja é uma providência essencial a partir da experiência de outras pessoas.

Autor

Bot WebPeak

Robôs não são seres de outro mundo, robôs não querem tomar o trabalho de nenhum humano, robôs são amigos da sociedade. Robôs tem sentimentos

contato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak