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Focar na Experiência do Usuário para não ser penalizado pelo Google

O SEO Experience está nos levando para uma nova era: a experiência do usuário terá cada vez mais voz. Conteúdos relevantes, ausência de anúncios intrusivos, tanto na home como na página de publicação, são fundamentais.
Focar na Experiência do Usuário para não ser penalizado pelo Google
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
8/2/2024

Houve uma atualização do Google em 2018, que mais tarde ficou conhecida como Medic Update, que foi responsável pela queda no tráfego de sites (principalmente do setor da saúde) no mundo todo. Com isso, esses sites tiveram que criar novas estratégias para reverter a situação desesperadora. 

Com as transformações de SEO, muito influenciadas pelas mudanças no comportamento do consumidor, sites de saúde e sites YMYL (Your Money Your Life) tiveram que voltar o olhar para a experiência do usuário, a partir da orientação por meio de dados.

Como resultado de nossas análises, o maior impacto na performance dos sites YMYL estão relacionados à confiabilidade do conteúdo e à experiência do usuário, isso inclui: conteúdos relevantes e de qualidade, ausência de anúncios intrusivos, tanto na home como na página de publicação, entre outros. 

Melhorar a Experiência do Usuário com técnicas de SEO Experience 

Além de focar na experiência do usuário, todas as outras técnicas de SEO continuam valendo para não ser penalizado pelo Google. Mas, o SEO Experience está nos levando para uma nova era: a experiência do usuário terá cada vez mais voz.

E aqui vale o alerta: quem não se adaptar, não conseguirá sobreviver.

Para te ajudar nessa jornada, quero que compreenda que, antes de pensar em canais de tráfego, pense em como criar uma audiência. A importância de tal ação está na razão de que uma parte significativa do tráfego de importantes negócios, vem a partir de buscas pela sua marca.

Construir uma marca tornou-se fundamental, principalmente em tempos de competitividade como esses. Agora, se você optar por ignorar essas informações, acho que seu futuro no marketing digital não será muito longo… ou você terá que se adaptar! 

Levando em conta os dados, no Brasil, 77% de todo o tráfego a sites vem a partir de tráfego direto. Mas cuidado, isso não significa que você deve ignorar os outros canais. 

Mas afinal, o que significa o tráfego direto?

Na internet, tráfego direto é a melhor intenção possível: nessa situação, é a pessoa que está indo atrás do seu negócio, ou seja, não há necessidade de pagar pelo clique. Podemos dizer que é a audiência que uma empresa constrói, o resultado do tráfego direto é a soma dos tráfegos presentes em outros canais, sendo eles pagos ou não-pagos.

Para fechar esse papo sobre criar audiência, basicamente: é importante criar audiência para melhorar a retenção de quem chega ao seu site.

Page Experience: novos fatores de rankeamento do Google

O Google Page Experience deu seu ar da graça logo no comecinho de 2021, foi anunciado o seu novo update: o Page Experience. O que será levado em conta agora, pela primeira vez, será o tempo de carregamento como fator de ranqueamento.

São muitas mudanças em um curto espaço de tempo, certo? 

Mas o que tranquiliza é saber que todas essas mudanças são para ser como antes. Ficou confuso? Eu explico! 

Nos tempos modernos, o SEO estará cada vez mais amplo e estratégico, da mesma maneira, irá ajudar as empresas a desenvolverem-se em torno de todos os outros canais e investimentos publicitários. Por que parece que nos desenvolvemos para voltar a mesma ideia inicial?

Se você prestar bastante atenção, a Google, empresa fundada por Larry Page e Sergey Brin, é a única que ainda hoje utiliza o termo webmaster. Nos primórdios dessa nova era, ou seja, na década de 1990 (nem faz tanto tempo assim vai…), o termo era bastante conhecido, seu significado estava centralmente relacionado a uma pessoa que cuidava de tudo em um site. Com muita ousadia e verdade, é possível reconhecer o conceito do novo profissional de SEO aplicado a isso, ser um webmaster, ou seja, cuidar de todos os detalhes para que o site proporcione a melhor experiência para o usuário.

SEO para melhorar a experiência do usuário

Um site otimizado traz como resultado um fluxo maior de pessoas. 

Lembre-se: tão importante quanto criar uma audiência é garantir que ele esteja interessado no que você tem a oferecer.

O tráfego qualificado é desenhado pelos usuários que já possuem algum conhecimento sobre o que o seu negócio aborda. Diante disso, estão mais próximos de se tornarem clientes. Com o SEO, é possível alcançar exatamente seu público-alvo. Ao aparecer em posições elevadas em resultados de pesquisas específicas, o seu site se torna a resposta para a dúvida do usuário.

O SEO é responsável por fazer a ponte entre seu público e seu negócio. Ele ajuda a aumentar a exposição dos conteúdos, ampliando as chances de que eles recebam visitas, tudo de maneira orgânica. Se tratando de SEO, é sempre importante contar com um conjunto de estratégias e ações para resultar em melhores resultados para o usuário e algoritmos dos buscadores. Algumas das propostas da WebPeak, a partir das ferramentas de SEO

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building (agora denominada como link earning);
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing.

Um dos diferenciais das ferramentas é que o investimento em SEO é feito em Real (moeda brasileira), viu como será uma decisão mais que certa? Principalmente nesses tempos instáveis e que qualquer contenção de dinheiro é bem vinda. Além disso, ao investir em SEO outros fatores são absorvidos em todos os âmbitos internos de um negócio que está presente na internet. 

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Helder Santos

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