5 minutos

Técnica de Lazy Loading e sua importância para Otimização de Sites

Lazy Loading é uma técnica de otimização de desempenho de páginas, seu objetivo é fazer com que conteúdos mais pesados sejam carregados de forma assíncrona ou condicional.
Técnica de Lazy Loading e sua importância para Otimização de Sites
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
26/1/2024

Lazy Loading é uma técnica de otimização de desempenho de páginas, seu objetivo é fazer com que conteúdos mais pesados sejam carregados de forma assíncrona ou condicional. Se tratando de otimização de site (SEO), a técnica é bem vinda e traz bons resultados, afinal, ela é capaz de fazer com que vídeos e imagens carreguem somente após o conteúdo acima da dobra ser totalmente carregado, ou quando for exibido.

Nessa situação, caso o conteúdo não seja exibido, não será carregado. Assim, o tempo total de carregamento da página será menor.

Conheça os principais benefícios de Lazy Loading

No quesito performance, a técnica de lazy loading pode ser muito bem utilizada com o objetivo de melhorar a velocidade do site e a experiência do usuário, no entanto, deve-se ter atenção no momento da implementação,nesse caso só há uma solução: testar, quantas vezes for preciso. Alguns benefícios de Lazy Loading:

  • Aumento de performance e alto impacto em SEO;
  • Melhoria na experiência do usuário;
  • Aumento de receita indiretamente;
  • Possibilidade de adição de mais conteúdo na página sem impactos negativos na otimização do site;
  • Velocidade do site é fator de rankeamento na pesquisa mobile.

A WebPeak tem soluções em logística para seu negócio a partir de recursos com base em inteligência de dados.

Técnicas para otimização de sites 

1. Defina bem seu público-alvo e persona

Se a empresa ainda não sabe o seu público-alvo, é muito provável que passe anos dependendo da sorte ou do menor preço para vender. E não é isso que você quer, certo? Se você deseja um crescimento estável nas vendas independente da época do ano, precisará conhecer a fundo seu público-alvo e trabalhar sua estratégia de marketing toda em cima de sua persona. 

Há todo um segredo por trás da definição de persona, e vale a pena você dar uma conferida antes de dar prosseguimento à aplicação das técnicas de SEO. Entenda que, a depender do seu público-alvo, muitos detalhes da estratégia de Marketing são influenciados, inclusive a escolha de palavras-chave, como você verá logo mais.

2. Entre na mente de seu cliente em potencial 

Talvez você esteja se perguntando agora mesmo: o que entender o cliente tem a ver com SEO? E a resposta é TUDO! Como você vai ver ainda neste guia do empreendedor de sucesso, o segredo para o sucesso de uma estratégia digital está em atingir os clientes certos. 

A internet tem um público muito, muito, muito amplo, e não vale a pena tentar acertar todos os tipos possíveis de pessoas com a sua comunicação. Você gastaria muito dinheiro, muito esforço, e ainda assim provavelmente não teria resultados. 


Depois de definir seu público-alvo, então, sua próxima lição é entender exatamente o que a sua persona procura sobre o produto da sua empresa na internet. Quais dúvidas a sua persona possui, e você pode responder? E, o melhor: quais os problemas a sua persona está tendo agora mesmo que a sua empresa pode dar a solução perfeita? 

Entenda a fundo a mente de sua persona, se possível, faça isso junto à equipe de sua empresa, e passe para o próximo passo deste guia do empreendedor! 

3. Monte uma estratégia infalível de palavras-chave

Aqui no blog, já falamos várias vezes sobre a importância de montar uma boa estratégia de palavras-chave para um bom SEO. E isso também deve ser pensado levando em consideração o seu público-alvo. Entenda os termos que seu público potencialmente usaria para pesquisar no Google sobre seus produtos, e foque seu conteúdo nessas palavras-chave infalíveis. 

4. Ofereça exatamente o conteúdo que seu público precisa 

Uma boa estratégia de SEO envolve produção de conteúdo, e quanto mais conteúdo melhor. Porém, é crucial que você foque seus esforços em conteúdos eficientes, focados nas dores e interesses de sua persona. 

E mais: o objetivo do Google é oferecer a melhor experiência possível para o usuário, portanto, conteúdos de alta qualidade e relevância ganham destaque nessa corrida pelo 1º lugar nas páginas de pesquisa do buscador. 

5. Faça as otimizações básicas de títulos e conteúdo 

O próximo passo deste guia do empreendedor é a otimização de todo o conteúdo do seu site através de técnicas simples de SEO. A ideia é usar as palavras-chave escolhidas por sua estratégia para a otimização dos conteúdos, incluindo os termos de busca nos títulos (H1, H2, H3…) e no corpo do texto. Lembre-se de inserir as palavras-chave também nas legendas das imagens do site também. 

6. Monte uma estratégia de link building 

Como você pode ver em outro texto nosso, o link building é processo fundamental de qualquer estratégia de SEO. Nesse caso, ele também pode ser conhecido como SEO off-page, já que se trata de uma otimização que é feita fora das páginas do site do seu negócio.  O Google aceita que os backlinks, ou links de outros sites direcionando para o seu, indicam que você produz um conteúdo de qualidade e, portanto, deve aparecer primeiro nas páginas de pesquisa do buscador. 

Aqui na WebPeak, os serviços de SEO incluem toda a auditoria, planejamento e orientação para executar as melhores práticas de SEO. Nossas propostas em inovação vão ao encontro das seguintes categorias:

  • Análise de Mercado e Concorrentes;
  • Análise e Auditoria Técnica;
  • Análise de Performance;
  • Planejamento Estratégico;
  • Implementação de Melhores Técnicas de SEO;
  • Criação de Conteúdo;
  • Link Building;
  • Gestão de Performance & Business Intelligence;
  • Experiência do usuário.

Entre em contato conosco e confie no SEO Ninja para ir mais longe! 


Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager