6 minutos

A importância do Web Mobile para E-commerce

Entenda qual a importância do Web Mobile para E-commerce e como isso pode elevar as suas vendas!
A importância do Web Mobile para E-commerce
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
28/2/2024

Mobile Commerce é o comércio eletrônico ou venda online realizada a partir de um dispositivo móvel, como um telefone celular, PDA e smartphones

A criação de uma plataforma web mobile para seu e-commerce é essencial no cenário atual, em que diversos internautas efetuam as compras por celular.

A plataforma web mobile também é a favorita para a pesquisa e comparação de preços, porém, poucas plataformas de Loja Virtual estão preparadas para essa nova fronteira de oportunidades.

Tendo em vista a popularidade dessa tendência, as estratégias das empresas de e-commerce (grandes ou pequenas) no Brasil estão cada vez mais adotando o web mobile. Confira alguns benefícios de implementar essa estratégia no seu negócio!

Por que é importante pensar em Web Mobile para e-commerce?

No Mobile Commerce, você tem a vantagem de saber a localização do seu potencial cliente. Com essa informação em mãos, estimular a venda de produtos da região torna-se mais fácil.

Sabendo que o usuário está em determinado lugar, é possível oferecer a ele um mapa da região, diversos atrativos e uma lista de empresas locais com seus produtos e serviços.

Uma curiosidade sobre o uso dos smartphones no Brasil: 38% das pessoas, antes de uma compra, usam seus celulares para buscar informações sobre os produtos que desejam e 30% os usam para pesquisar sobre comércios físicos, consultando avaliações e opinião de outros usuários que já passaram pelo local.

A promessa de crescimento e a procura das empresas para se adequar às necessidades do mercado é cada vez maior, contudo, a maioria das empresas ainda desconhecem a infinidade de benefícios que este mercado móvel pode oferecer.

Vantagens do Web Mobile para E-commerce

O m-commerce oferece possibilidades únicas em relação às demais formas de comércio eletrônico. Considerando que seus principais veículos são smartphones e tablets, a web mobile traz a vantagem de não ser tão específica e fragmentada, oferecendo uma variedade imensa de opções de tudo que se procura e conta ainda com uma maior flexibilidade e alcance de público.

Há algum tempo já estamos acostumados com a mudança de algorítimos do Google que este buscador passou a exigir sites responsivos. Na prática, de lá pra cá, a empresa passou a considerar a compatibilidade dos sites na criação do seu ranking de pesquisa, ou seja, aqueles não adaptáveis a smartphones e tablets perderam relevância.

O e-commerce pode ser adaptado em sistemas para tablets e smartphones. Essa é uma ótima alternativa para os clientes que já possuem o habito de comprar pela internet, já que o m-commerce oferece ainda mais facilidade para a realização da compra.

Há pesquisas que apontam que a nova geração de crianças e jovens abandonam o desktop e possuem toda a sua experiência digital através do mobile. Ou seja, possíveis consumidores que não vão chegar a criar vínculo com um computador tradicional, apenas com celulares.

Pontos a considerar ao criar uma plataforma Web Mobile

O grande diferencial da navegação mobile é a rapidez e facilidade de uso. Os números demonstram o que já vem se falando há algum tempo no universo do comércio online: o m-commerce é o futuro e o início dessas mudanças já se vê agora. Portanto, quem deseja estar à frente, precisa começar a pensar em como se adequar a este novo cenário desde já. Separamos alguns pontos que fazem toda a diferença na experiência do usuário na sua plataforma Web Mobile:

Conexão: A demora para carregar uma página já irrita o usuário do desktop, a lentidão em web mobile tem alta tendência de abandono. Para não perder vendas por conta desse problema técnico, a dica é criar um m-commerce leve, que traga apenas o básico.

Tamanho da tela: Com o tamanho da interface reduzido, é interessante reduzir o conteúdo para direcionar o usuário às informações essenciais de maneira rápida. Ou seja, é necessário “enxugar” o design de desktop antes de integrá-lo ao Web Mobile.

Conversão: Apesar do crescimento do uso do Mobile, aumentar a taxa de conversão de acessos em vendas ainda é um desafio. A dica é oferecer ao consumidor um sistema em que os produtos sejam adquiridos com poucos cliques.

Touchscreen: Esse é o movimento básico para todas as ações realizadas, então vale a pena apostar na precisão. Aqui, isso significa botões maiores, que não precisem de zoom em excesso serem selecionados.

Adaptação: Ter um processo de cadastro otimizado para web mobile é essencial. É interessante integrar o login do usuário com o Facebook, por exemplo ou trabalhar com o cadastro simplificado com a opção de preencher o restante dos dados em outro momento.

Segurança: Geralmente quem usa smartphone está conectado a uma rede pública, que nem sempre oferece tanta segurança. Para ganhar a confiança do público, é importante que o seu m-commerce destaque o compromisso que possui em oferecer certificados digitais e boas práticas de segurança de dados.

Tendências Web Mobile 

Ficou interessado no Web Mobile? Confira algumas tendências dessa novidade!

Investimento em uma melhor experiência ao usuário: os consumidores poderão ter experiências pós-compra. Exemplo: o consumidor comprou um smartphone via m-commerce. Uma semana após a compra, ele poderá receber um push notification do varejista, recebendo dicas sobre o uso do celular, uso de aplicativos úteis, etc. Outro exemplo: se o consumidor comprar um tênis de corrida, ele poderá receber um push do varejista o avisando quando será a próxima corrida de rua que ocorrerá em sua cidade. São inúmeros os exemplos, mas todos seguem a prática de continuar em comunicação com o seu consumidor.

Programas de fidelidade: Num mercado cada vez mais competitivo, programas de fidelidade que trazem benefícios ao usuário desde a primeira compra são uma excelente ferramenta de retenção de clientes. Alguns benefícios possíveis são descontos progressivos, cupons com ofertas exclusivas, frete gratuito e brindes promocionais.

Maior investimento: Investir em uma plataforma web mobile pode fazer o financeiro da sua empresa torcer o nariz. Porém a concorrência e a tendência que aponta no maior uso do m-commerce torna essencial esse investimentoalém de desenvolvimento de aplicativos próprios. As empresas que deixarem para depois, correm o risco de não ganhar credibilidade web mobile além de perderem potenciais compras.

O Google acompanha o crescimento do setor web mobile e percebeu nele uma maior audiência. Por isso, privilegia nos resultados de busca as marcas que atuam nele de forma nativa. Assim, quando falamos de investimentos no comércio eletrônico, o m-commerce é item obrigatório. Com estratégias de negócio e bons parceiros, o varejista tende apenas a aumentar seus lucros.

É importante lembrar que existem alguns esforços que não podemos ficar de fora, como o SEO. A combinação de SEO e m-commerce é muito poderosa! Se você ainda tem muitas dúvidas sobre o tema, confira o nosso Guia de SEO!

Assine nossa newsletter e continue acompanhando nossos posts. Até a próxima! (:

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager