8 minutos

Aprenda a Definir Metas e Objetivos de SEO

Todas as conquistas começam com um grande objetivo e meta bem traçados, com o SEO não é diferente.
Aprenda a Definir Metas e Objetivos de SEO
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
28/2/2024

Se tratando de otimização de sites (SEO), podemos dizer que no passado esta tarefa esteve restrita aos bastidores de uma equipe de desenvolvimento de sites, entretanto, nos dias atuais esta é uma das principais atividades de marketing. Ou seja, houve uma expansão de conhecimentos e profissionais para realizar ações em torno do SEO

Mas infelizmente ainda são poucas as empresas que dão realmente valor a essa área. E ela é central para o sucesso de qualquer negócio online. Afinal: 

  1. Os mecanismos de busca são responsáveis por conduzirem enormes quantidades de tráfego concentrado, incluindo também a intenção das pessoas de realizar suas metas de pesquisa e compras. Empresas podem aumentar de maneira significativas suas receitas a partir desse tráfego orgânico.
  1. A visibilidade no Google desenvolve um efeito positivo nos pesquisadores, que logo associam esses sites a qualidade, relevância e confiabilidade. Não à toa, um site otimizado (SEO) apresenta alta classificação em suas consultas.
  1. A interação entre o marketing off-line e on-line é uma realidade cada vez mais presente. O motivo está em torno do fato de que os consumidores estão cada vez mais conectados a internet e, diante disso, fazem muitas buscas antes de fazer uma compra. 

Diante de tudo o que dissemos acima, muitos empresários acabam falhando na tarefa de SEO por não considerarem que, como em qualquer outra função de marketing, é essencial definir metas e objetivos específicos. Se a meta não for mensurável, ela não terá nenhuma utilidade. 

Nesse sentido, definir metas e objetivos de SEO é a única forma pela qual você pode determinar se está obtendo retorno de seu dinheiro em seu negócio a partir de SEO.

Definindo Metas e Objetivos de SEO

Antes de definir tais metas e objetivos de seo, é necessário que você entenda que adotar o SEO é o ter como estilo de vida do seu site e do seu negócio.

Além do que apontamos acima, é possível identificar também três metas estratégicas que empresas e profissionais de SEO podem buscar cumprir. Acompanhe! 

definir metas e objetivos de SEO - webpeak

Metas e Objetivos de SEO

  • Visibilidade (Branding): SEO para branding está relacionado com a obtenção de uma alta (boa) classificação para termos de busca que sejam relacionados ao propósito de seu site.
  • Tráfego dos sites: SEO para tráfego do site atua com base em uma estratégia de arquitetura de sites e uma estratégia consistente de Link Building. São recursos que vão ajudar as páginas do site a atingir uma classificação competitiva nos resultados de mecanismos de busca, como o Google, para esses tipos de expressão.
  • Alto Retorno Sobre o Investimento: SEO para um alto retorno é obtido através de um trabalho bem realizado de branding e aumento de tráfego, este alto retorno será a comprovação de uma estratégia de SEO bem elaborada.

O trabalho de SEO está aí para facilitar as vidas dos usuários, e posicionar o seu site da melhor forma possível, você só precisa saber como fazer corretamente para obter resultados positivos. Ao traçar metas que são realistas, ou seja, alcançáveis e com prazos, você consegue tornar o caminho mais curto até a realização do que almeja. Todas as conquistas começam com um grande objetivo e meta bem traçados.

Como aplicar as metas e objetivos de SEO 

Confiabilidade

Possuir boas avaliações, altas taxas de resolução de problemas e uma boa reputação online são quesitos muito importantes quando o assunto é confiabilidade.

Após as últimas atualizações do algoritmo Google, sites com muitas avaliações negativas, que não resolvem as reclamações de clientes ou têm conteúdos relacionados a saúde que contradiziam com a realidade, têm quedas bruscas em suas posições de pesquisa.

Ter sempre em mente que o Google considera muito a opinião do usuário é fundamental para ter sucesso nessa ação. Levar o E-A-T em conta é tarefa central para melhorar as “User Metrics” como tempo de permanência na página, taxa de abandono e páginas por sessão, o que por sua vez irá ajudar a alavancar o SEO.

Site seguro é importante para seus clientes e para os buscadores!

A segurança digital tem se tornado ainda mais importante, pois é uma situação que se conecta à experiência do usuário. Com o crescimento do consumo online, torna crucial que as organizações estejam atentas à ação de hackers e golpistas, afinal, os dados de consumidores ficam mais ‘’acessíveis’’ em sites que não protegem contra a decifração de dados pessoais, ou seja, que podem ser usados nos meios virtuais e físicos. E aí vai um alerta: é por isso que a maioria dos sites já fizeram a transição para o HTTPS, evitando perder um número significativo de vendas.

Segundo dados do próprio Google em relação ao tráfego e a proteção com HTTPS, 81% dos 100 sites mais populares já usam o HTTPS, o que é uma ótima notícia para todos aqueles que se preocupam com a segurança e a privacidade.

Aproveite para ler: HTTP e HTTPs, o que realmente são? Eles interferem no SEO

Intenção de palavra-chave

Existe uma grande diferença entre os tipos de tráfego, pois é um fator que irá afetar desde jornada do cliente dentro do website, até a taxa de conversão global de seus formulários ou e-commerce. 

A grande pergunta é: quais os tipos de tráfego e o que é intenção de palavra-chave?

De forma simples, a intenção de palavra-chave definirá qual o tipo de tráfego você receberá conforme com o termo pesquisado:

Tráfego Informacional: pesquisa realizada para responder uma pergunta ou aprender algo;

Tráfego Navegacional: pesquisa realizada para encontrar um atalho para um site, blog ou conteúdo; 

Tráfego Transacional: pesquisa com o intuito de comprar algo.

O primeiro passo é entender que o usuário pode utilizar mais de uma intenção de pesquisa no mesmo termo. Podemos usar como exemplo: “melhores aplicativos  2020”. Nesta palavra-chave, a intenção parece ser somente informacional. Entretanto, por conter “melhores” na composição, o usuário já demonstra intenção de compra.

É comum que grandes empresas tenham como meta melhorar o rank de palavras genéricas como “aplicativos” nas primeiras posições, e certamente, caso ele seja feito, irá trazer um número expressivo de tráfego ao site. No entanto, cerca de 90% do tráfego que irá chegar ao seu site será informacional e os custos para atingir tal resultado serão altíssimos. 

Nesse sentido, se trabalharmos o termo chave “melhores aplicativos 2020”, o custo será muito menor e embora a palavra tenha um volume de pesquisas proporcionalmente menor, o retorno será expressivamente maior quando analisarmos o percentual de conversão, ou seja, o “custo-benefício” será consideravelmente superior.

O que podemos dizer é que, ao ser identificado um termo transacional e otimizarmos para tal termo, outros similares para as primeiras posições serão trazidos, aumentando assim ainda mais nossa gama de palavras-chave de conversão. Isso ocorre pelo fator autoridade que já dizemos acima e que é um dos pilares pelo qual o algoritmo do Google categoriza e posiciona os sites.

Diante disso, chegamos à conclusão que um dos pontos principais numa estratégia de SEO com Escalabilidade é a pesquisa de palavras-chave. As perguntas que uma estratégia inteligente de palavras-chave deve responder são:

  • Quem é meu usuário?
  • O que ele está procurando?
  • Quais suas dores e problemas?
  • Em qual estágio do processo de pesquisa/compra ele está?
  • Ele sabe o que quer ou precisa de ajuda?

Uma pesquisa de palavras-chave eficiente trará uma economia de milhares ou até milhões de reais em SEO, e o mais importante é que trará retorno financeiro proporcional em poucos meses.

Indexabilidade e Performance

Seja devido à limitações tecnológicas ou por falta de planejamento, o maior problema no momento de aplicar o SEO com Escalabilidade numa grande empresa ( ou seja, com um site de grande porte) está na estrutura.

É provável que o site não foi pensado desde o início para ser expandido, e, frente a isso, existem vários “gaps” no que diz respeito a criação de novas páginas ou mesmo da otimização daquelas que já existem. 

É fundamental levantar a preocupação com otimização para todas as áreas da empresa, sobretudo as áreas de conteúdo, design e programação, isso porque elas são responsáveis pelo desenvolvimento, alimentação e atualização do site.

Ao abordar especificamente sobre otimização para grandes empresas, sabemos que não é possível evitar todos os problemas estruturais e de conteúdo em todas as páginas do site, como já dissemos na introdução. Porém, é possível fazer um plano de ação para atuar nas páginas mais importantes, como a home e outras páginas que estejam a um ou dois cliques da home, em outros termos, atuar nas páginas que possuem links na homepage que são as primeiras que o usuário e os robôs encontram.

A performance é outro ponto tão importante quanto a indexabilidade. Não basta somente indexar a página, é fundamental que o usuário consiga acessá-la de modo rápido, poucos segundos após o clique. 

Podemos refletir juntos, quantos websites você já acessou via smartphone que demoraram muito tempo para carregar? Muitos, não é mesmo? 

O comportamento padrão do usuário é sempre desistir do acesso e ir para o próximo site do índice do Google: se não há cuidado com a performance, perderemos o cliente em potencial.

Em resumo, designers e programadores não estão preparados para levar o SEO em consideração ao desenvolver uma página, landing page ou material rico. Por isso, é importante ter no time de tecnologia um profissional de SEO que olhe para isso constantemente. Lembre-se que SEO é um trabalho diário, não esporádico.

Acompanhamento dos Objetivos de SEO com KPIs

Como já abordamos anteriormente, o SEO tem algumas peculiaridades daquele que é realizado para pequenas e médias empresas. Isso também se reflete no acompanhamento das campanhas, visto o tamanho do índice de páginas que deverão ser acompanhadas individualmente.

As páginas de grande importância, ou seja, aquelas que mais geram tráfego, leads e conversões, demandam ser revisadas semanalmente. Estas, por sua vez, podem ser dezenas, centenas ou milhares de páginas. 

Os KPIs são métricas objetivas que ajudam a medir e esclarecer o sucesso de seus trabalhos com SEO.

  1. Sessões Orgânicas: medem o volume de visitas ganhas ao seu site a partir de mecanismos como o Google e o Bing. A sessão é definida por uma visita ao site pelas ações realizadas pelo usuário durante essa visita e depois pela saída do usuário do site.
  2. Rank de Palavras-chave: métrica que mede onde suas palavras-chave específicas são posicionadas nos principais mecanismos de pesquisa, como o Google ou o Bing.
  3. Leads e Conversões: os dois primeiros fatores de classificação estão relacionados à atração de visitantes do seu site a partir dos mecanismos de pesquisa, mas qual ação você precisa que os usuários executem depois que eles acessarem seu site?
  4. Taxa de rejeição: mede a porcentagem de sessões em que o usuário carrega a página e sai imediatamente sem executar nenhuma ação. Ela é calculada dividindo o número de sessões não interativas pelo número total de sessões.
  5. Páginas por sessão: é uma métrica simples que mede, em média, quantas páginas os usuários visitam durante uma sessão. Também conta as visualizações repetidas de uma única página.
  6. Duração média da sessão: mede a duração média de uma visita ao seu site. Quanto mais aprofundado o seu conteúdo e estrutura do site, mais tempo você pode esperar que esta duração seja.
  7. Erros de rastreamento: os robôs de rastreio dos buscadores precisam poder ver e acessar totalmente o conteúdo do site para avaliar seu valor e relevância. Se o seu site apresentar páginas quebradas, por exemplo, pode ser prejudicial para seu posicionamento.

Fique de olho no mercado

Assim como nos negócios físicos, o mercado digital não é diferente, ainda mais quando o quesito é vendas. Não analisar o mercado pode ser um erro fatal para os negócios, sejam eles para mais ou para menos, lembre-se que à intenção não é desvalorizar o seu empreendimento, é preciso manter uma concorrência justa e focar no diferencial para fazer sucesso e vender mais.

Estratégias de marketing digital

Todos nós já ouvimos aquela velha frase, “a propaganda é a alma do negócio”, claro que hoje conseguimos entender que quando falamos em “propaganda”, estamos nos referindo ao marketing investido para que essa propaganda fosse gerada. Nos dias atuais trazemos isso de forma ainda mais ampla, e como estamos nos referindo a negócios online, o correto é defender o marketing digital.

O marketing digital está ligado a todo conteúdo produzido com uma determinada intenção de negócio, ou seja, é necessário investir no marketing digital porque ele será a alma do seu negócio. Uma estratégia bem estruturada, com base em dados concretos irá garantir o diferencial da sua marca e automaticamente você conseguirá vender mais.

WebPeak te auxilia nas metas e objetivos de SEO 

A WebPeak é referência em SEO no Brasil. Os anos em atuação fizeram com a empresa se tornasse expert no assunto. 

Ela não apenas agrega um conjunto de ferramentas de SEO que vão otimizar seu site de maneira correta, assim como seu tempo e melhorar o posicionamento na busca orgânica, como também oferece a melhor Base de Conhecimento e Suporte nesse assunto.


Agora que você já sabe como definir metas e objetivos de SEO, entre em contato com a gente! Estamos ansiosos por sua parceria! 

E ah, não deixe de acompanhar o blog e receba mais dicas para seu negócio! 

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager