SEO

Aprenda a Definir Metas e Objetivos de SEO

29
Jul
2020

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Se tratando de otimização de sites (SEO), podemos dizer que no passado esta tarefa esteve restrita aos bastidores de uma equipe de desenvolvimento de sites, entretanto, nos dias atuais esta é uma das principais atividades de marketing. Ou seja, houve uma expansão de conhecimentos e profissionais para realizar ações em torno do SEO

Mas infelizmente ainda são poucas as empresas que dão realmente valor a essa área. E ela é central para o sucesso de qualquer negócio online. Afinal: 

  1. Os mecanismos de busca são responsáveis por conduzirem enormes quantidades de tráfego concentrado, incluindo também a intenção das pessoas de realizar suas metas de pesquisa e compras. Empresas podem aumentar de maneira significativas suas receitas a partir desse tráfego orgânico.
  1. A visibilidade no Google desenvolve um efeito positivo nos pesquisadores, que logo associam esses sites a qualidade, relevância e confiabilidade. Não à toa, um site otimizado (SEO) apresenta alta classificação em suas consultas.
  1. A interação entre o marketing off-line e on-line é uma realidade cada vez mais presente. O motivo está em torno do fato de que os consumidores estão cada vez mais conectados a internet e, diante disso, fazem muitas buscas antes de fazer uma compra. 

Diante de tudo o que dissemos acima, muitos empresários acabam falhando na tarefa de SEO por não considerarem que, como em qualquer outra função de marketing, é essencial definir metas e objetivos específicos. Se a meta não for mensurável, ela não terá nenhuma utilidade. 

Nesse sentido, definir metas e objetivos de SEO é a única forma pela qual você pode determinar se está obtendo retorno de seu dinheiro em seu negócio a partir de SEO.

Como definir Metas e Objetivos de SEO

Aprenda a Definir Metas e Objetivos de SEO

Antes de definir tais metas e objetivos de seo, é necessário que você entenda que adotar o SEO é o ter como estilo de vida do seu site e do seu negócio.

Além do que apontamos acima, é possível identificar também três metas estratégicas que empresas e profissionais de SEO podem buscar cumprir. Acompanhe! 

Metas e Objetivos de SEO:

  • Visibilidade (Branding): SEO para branding está relacionado com a obtenção de uma alta (boa) classificação para termos de busca que sejam relacionados ao propósito de seu site. 
  • Tráfego dos sites: SEO para tráfego do site atua com base em uma estratégia de arquitetura de sites e uma estratégia consistente de Link Building. São recursos que vão ajudar as páginas do site a atingir uma classificação competitiva nos resultados de mecanismos de busca, como o Google, para esses tipos de expressão.
  • Alto Retorno Sobre o Investimento: SEO para um alto retorno é obtido através de um trabalho bem realizado de branding e aumento de tráfego, este alto retorno será a comprovação de uma estratégia de SEO bem elaborada.

Ao traçar metas que são realistas, ou seja, alcançáveis e com prazos, você consegue tornar o caminho mais curto até a realização do que almeja. Todas as conquistas começam com um grande objetivo e meta bem traçados.

Como aplicar as metas e objetivos de SEO com Escalabilidade 

Confiabilidade

Possuir boas avaliações, altas taxas de resolução de problemas e uma boa reputação online são quesitos muito importantes quando o assunto é confiabilidade.

Após as últimas atualizações do algoritmo Google, sites com muitas avaliações negativas, que não resolvem as reclamações de clientes ou têm conteúdos relacionados a saúde que contradiziam com a realidade, têm quedas bruscas em suas posições de pesquisa.

Ter sempre em mente que o Google considera muito a opinião do usuário é fundamental para ter sucesso nessa ação. Levar o E-A-T em conta é tarefa central para melhorar as “User Metrics” como tempo de permanência na página, taxa de abandono e páginas por sessão, o que por sua vez irá ajudar a alavancar o SEO.

Intenção de palavra-chave

Aprenda a Definir Metas e Objetivos de SEO

Existe uma grande diferença entre os tipos de tráfego, pois é um fator que irá afetar desde jornada do cliente dentro do website, até a taxa de conversão global de seus formulários ou e-commerce. 

A grande pergunta é: quais os tipos de tráfego e o que é intenção de palavra-chave?

De forma simples, a intenção de palavra-chave definirá qual o tipo de tráfego você receberá conforme com o termo pesquisado:

Tráfego Informacional: pesquisa realizada para responder uma pergunta ou aprender algo;

Tráfego Navegacional: pesquisa realizada para encontrar um atalho para um site, blog ou conteúdo; 

Tráfego Transacional: pesquisa com o intuito de comprar algo.

O primeiro passo é entender que o usuário pode utilizar mais de uma intenção de pesquisa no mesmo termo. Podemos usar como exemplo: “melhores aplicativos  2020”. Nesta palavra-chave, a intenção parece ser somente informacional. Entretanto, por conter “melhores” na composição, o usuário já demonstra intenção de compra.

É comum que grandes empresas tenham como meta rankear palavras genéricas como “aplicativos” nas primeiras posições, e certamente, caso ele seja feito, irá trazer um número expressivo de tráfego ao site. No entanto, cerca de 90% do tráfego que irá chegar ao seu site será informacional e os custos para atingir tal resultado serão altíssimos. 

Nesse sentido, se trabalharmos o termo chave “melhores aplicativos 2020”, o custo será muito menor e embora a palavra tenha um volume de pesquisas proporcionalmente menor, o retorno será expressivamente maior quando analisarmos o percentual de conversão, ou seja, o “custo-benefício” será consideravelmente superior.

O que podemos dizer é que, ao ser identificado um termo transacional e otimizarmos para tal termo, outros similares para as primeiras posições serão trazidos, aumentando assim ainda mais nossa gama de palavras-chave de conversão. Isso ocorre pelo fator autoridade que já dizemos acima e que é um dos pilares pelo qual o algoritmo do Google categoriza e posiciona os sites.

Diante disso, chegamos à conclusão que um dos pontos principais numa estratégia de SEO com Escalabilidade é a pesquisa de palavras-chave. As perguntas que uma estratégia inteligente de palavras-chave deve responder são:

  • Quem é meu usuário?
  • O que ele está procurando?
  • Quais suas dores e problemas?
  • Em qual estágio do processo de pesquisa/compra ele está?
  • Ele sabe o que quer ou precisa de ajuda?

Uma pesquisa de palavras-chave eficiente trará uma economia de milhares ou até milhões de reais em SEO, e o mais importante é que trará retorno financeiro proporcional em poucos meses.

Indexabilidade e Performance

Aprenda a Definir Metas e Objetivos de SEO

Seja devido à limitações tecnológicas ou por falta de planejamento, o maior problema no momento de aplicar o SEO com Escalabilidade numa grande empresa ( ou seja, com um site de grande porte) está na estrutura.

É provável que o site não foi pensado desde o início para ser expandido, e, frente a isso, existem vários “gaps” no que diz respeito a criação de novas páginas ou mesmo da otimização daquelas que já existem. 

É fundamental levantar a preocupação com otimização para todas as áreas da empresa, sobretudo as áreas de conteúdo, design e programação, isso porque elas são responsáveis pelo desenvolvimento, alimentação e atualização do site.

Ao abordar especificamente sobre otimização para grandes empresas, sabemos que não é possível evitar todos os problemas estruturais e de conteúdo em todas as páginas do site, como já dissemos na introdução. Porém, é possível fazer um plano de ação para atuar nas páginas mais importantes, como a home e outras páginas que estejam a um ou dois cliques da home, em outros termos, atuar nas páginas que possuem links na homepage que são as primeiras que o usuário e os robôs encontram.

A performance é outro ponto tão importante quanto a indexabilidade. Não basta somente indexar a página, é fundamental que o usuário consiga acessá-la de modo rápido, poucos segundos após o clique. 

Podemos refletir juntos, quantos websites você já acessou via smartphone que demoraram muito tempo para carregar? Muitos, não é mesmo? 

O comportamento padrão do usuário é sempre desistir do acesso e ir para o próximo site do índice do Google: se não há cuidado com a performance, perderemos o cliente em potencial.

Em resumo, designers e programadores não estão preparados para levar o SEO em consideração ao desenvolver uma página, landing page ou material rico. Por isso, é importante ter no time de tecnologia um profissional de SEO que olhe para isso constantemente. Lembre-se que SEO é um trabalho diário, não esporádico.

Leia também: Você não precisa ser mágico para saber rankear com os truques de SEO

Acompanhamento e Relatórios

Como já abordamos anteriormente, o SEO tem algumas peculiaridades daquele que é realizado para pequenas e médias empresas. Isso também se reflete no acompanhamento das campanhas, visto o tamanho do índice de páginas que deverão ser acompanhadas individualmente.

As páginas de grande importância, ou seja, aquelas que mais geram tráfego, leads e conversões, demandam ser revisadas semanalmente. Estas, por sua vez, podem ser dezenas, centenas ou milhares de páginas. 

Como a WebPeak te auxilia nas metas e objetivos de SEO 

A WebPeak  é master em SEO no Brasil. Os anos em atuação fizeram com a empresa se tornasse expert no assunto. 

Ela não apenas agrega um conjunto de ferramentas de SEO que vão otimizar seu site de maneira correta, assim como seu tempo e melhorar o posicionamento na busca orgânica, como também oferece a melhor Base de Conhecimento e Suporte nesse assunto. 

São mais de 16 ferramentas de SEO em um único lugar para você ter os melhores resultados. 

Agora que você já sabe como definir metas e objetivos de SEO, entre em contato com a gente! Estamos ansiosos por sua parceria! 

E ah, não deixe de acompanhar o blog e receba mais dicas para seu negócio! 

Últimas Postagens WebPeak

Marketing de Conteúdo

Conheça o Contador de Caracteres Grátis da WebPeak

Tutoriais

O que é e para que serve o Schema Markup

SEO

Investir em SEO para tirar sua empresa do campo de batalha chamado ''Crise Econômica''

SEO

O que você precisa saber sobre SEO Interno