8 minutos

Estratégia de Marketing Digital

Monte a melhor estratégia de marketing digital para seu negócio e venda muito na internet! Acompanhe as novidades e não deixe de compartilhar as dicas.
Estratégia de Marketing Digital
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
21/7/2023

Monte a melhor estratégia de marketing digital para seu negócio e venda muito na internet! Acompanhe as novidades e não deixe de compartilhar as dicas.

Em um mundo quase que totalmente digital, achar que marketing digital é uma tendência é arriscado, afinal, é uma realidade. Se adaptar às técnicas de marketing on-line já é uma realidade nos dias de hoje, na qual as empresas não podem mais se permitir não executá-las. Ou seja, é questão de sobrevivência.

É fundamental conhecer todas as possibilidades de estratégias, quer seja para fazer por conta própria, contratar um serviço ou gerenciar esse trabalho.

Em definição, o marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa/pessoa executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. O marketing digital é mais fácil de mensurar, possui métricas mais claras e se tornou essencial para empresas de todos os mercados, sejam elas B2B ou B2C.

Estratégia de Marketing Digital com base nos 4Ps

Produto, Preço, Praça e Promoção -, em que hoje qualquer um deles pode ser digital ou tradicional. Por exemplo, Produtos digitais um arquivo de e-book, uma música mp3 ou um software. Os Linden Dollars do Second Life seriam um exemplo de preço digital.

Os e-commerces e redes sociais, exemplo de praças digitais. E finalmente, as ações de comunicação digital, como links patrocinados, exemplos de Promoção digital.

Quando falamos que vamos trabalhar o marketing digital, todos já querem bons resultados a curto prazo. Empresas acabam de iniciar ações para ter um bom posicionamento na internet e já se veem bem posicionadas nas ferramentas de busca e gerando bastante receita por venda online.

Isso talvez possa ocorrer para alguns, é verdade, porém o que poucos sabem é que, para a grande parte, o sucesso não vem de uma hora para outra, e sim acompanhado de muito trabalho, erros e aprendizados.

Algumas dicas para melhorar sua Estratégia de Marketing Digital

  • Marketing Conteúdo: Trabalhando com marketing de conteúdo, a empresa tem como principal objetivo oferecer mais informações a seu público sobre seus produtos, serviços e mercado de atuação, além de atrair um público mais qualificado. Com clientes em potencial mais informados, você reduz o tempo para a tomada de decisão, fazendo com que seu funil de vendas seja percorrido em menos tempo.
  • Redes sociais: Excelente estratégia, um canal de comunicação direta com seus leads e clientes. Elas servem tanto para compartilhar conteúdo produzido pela sua empresa quanto para promover relacionamentos mais verdadeiros com seus públicos. Você amplifica a visibilidade da sua marca, estimula o compartilhamento de ideias e cria o ambiente ideal para trocar informações, aprendendo mais sobre como ele age na internet e como o atingir com maior eficiência em todas as suas estratégias de marketing digital.
  • Estude sempre o mercado: Uma das partes fundamentais do marketing é conhecer muito bem seu mercado de atuação, em especial, seus concorrentes. Os outros fatores também são importantes, mas definitivamente é na atuação da concorrência que vão surgir os melhores insights. Além disso, entender bem os processos de funcionamento do mercado é essencial.
  • Email Marketing: Uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas. Com o email marketing você chega onde nenhuma marca esteve antes da era da internet: em sua caixa postal, face a face com seu lead. Porém a utilize com sabedoria, pois tem muita gente estragando o relacionamento com seus possíveis clientes por não saber usar esta estratégia.
  • Inbound Marketing: Uma nova maneira de pensar em marketing, baseada na ideia de compartilhamento e criação de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo, utilizando táticas de marketing online para ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-lo. Essa relevância de conteúdo age como um imã que atrai os potenciais clientes quando eles estão procurando produtos e serviços, priorizando a construção de relacionamento com esses clientes e fidelização dos mesmos. Desse modo, compreender o novo perfil do consumidor e se manter próximo de seu público sem a necessidade de autopromoção ou investimentos altos em marketing e publicidade. Em breve falaremos mais sobre o Inbound Marketing.

Hoje mais de 90% dos processos de compra tem início em uma busca online. Por isso, o marketing digital veio para ficar e não é à toa que está crescendo rapidamente. Com  todo esse crescimento você DEVE utilizar já o meio online para aplicar em seu negócio e trazer-lhe inúmeras vantagens.

Vantagens de elaborar uma estratégia de marketing digital:

  • Métricas: Sem dúvidas uma das maiores vantagens de se fazer marketing digital. Na Internet quase tudo é mensurável: quantidade de visitas, performance de campanhas, quantidade de cliques em anúncios, etc; E essa quantidade de dados gerada é fundamental para que os profissionais de marketing possam criar campanhas mais eficientes e tomar decisões com base em dados reais.
  • Baixo investimento: Grandes empresas investem mais de milhões de reais por mês em estratégias de marketing, enquanto o marketing digital  se mostra muito mais barato do que o tradicional.
  • Adaptabilidade: Vamos supor que você cria um flyer de produtos  para divulgar lançamento de um produto de sua empresa, você obviamente terá que enviar para a gráfica, aguardar algum tempo, e caso encontre algo errado precisa mudar tudo, não é?!  Isso levaria um longo tempo e um desperdício de dinheiro. Com marketing digital, eventos desse tipo nem existem, pois na internet você pode mudar as coisas quando e por tempo que quiser.
  • Eficaz: Perante outras mídias, o marketing digital permite que a audiência seja segmentada não só pelas características básicas da publicidade – localização, idade, gênero e etc – mas também pelos seus gostos, hábitos, fase da vida, atuação profissional, hábitos de compra, entre outras questões que as pessoas compartilham na web.
  • Funil de Marketing: É um método de análise de informações utilizado para descrever o processo que ocorre após a visita de um cliente potencial para a venda. É a “viagem” do consumidor, desde o primeiro contato com sua empresa até a finalização da compra (em alguns casos, pós-venda). Oferece uma visão geral de todo o processo, e mostra onde estão as falhas para a geração de demanda e para o faturamento (vendas).

O que podemos concluir com base na estratégia de marketing digital

Não estamos dizendo para você deixar de lado as estratégias que já vem usando e que estão gerando resultados, no entanto o interessante é que com o marketing digital você pode acionar uma série de novas oportunidades e maneiras de chegar ao seu público de interesse.

Uma estratégia de marketing digital bem executada pode começar a fazer sua empresa gerar mais oportunidades no espaço on-line. A cada dia surgem novas ferramentas e formas de se obter resultados na internet que evolui a cada momento e ainda há muito espaço para crescimento no marketing digital.

Se a sua empresa ainda não investe em marketing digital é hora começar a considerar seriamente, pois os resultados podem ser impressionantes.

E aí, o que achou do nosso post? Conte-nos suas dúvidas e sugestões.

Até a próxima :)

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager