5 minutos

O que é o Google News? Conheça o recurso que pode ajudar o seu site!

Seu site pode aparecer nas notícias do Google! Poucas pessoas têm conhecimento sobre esse mecanismo, mas basta ter conteúdos relevantes para alcançar melhores resultados.
O que é o Google News? Conheça o recurso que pode ajudar o seu site!
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
26/1/2024

Utilidade pública: seu site pode aparecer nas notícias do Google. Poucas pessoas têm conhecimento sobre esse mecanismo, mas basta ter conteúdos relevantes para alcançar melhores resultados. 

Produzir conteúdos relevantes tem sido um dos principais objetivos daqueles que buscam alcançar melhores posições nos mecanismos de busca. Se você está por fora do assunto,  acho que deve começar a se preocupar, principalmente agora! Afinal, as atualizações do Google reforçam cada vez mais que conteúdos bem desenvolvidos e criativos tendem a se destacar nos resultados de busca orgânica.

Pensando em oferecer os resultados com base naquilo que o leitor realmente deseja saber, uma das medidas do Google é agrupar as informações em seções. Entre essas seções, uma foi chamada de Google News, e essa deve ser visada em sua estratégia de conteúdo, pois ajuda a destacar as principais manchetes para um determinado assunto. É a sua chance de otimizar seu conteúdo para ganhar notoriedade na internet! 

O que é o Google News?

Google News é um mecanismo que facilita a visualização de notícias no buscador, seu grande diferencial é que ele apresenta manchetes de diversos portais e, do mesmo modo que os resultados de buscas orgânicas, filtra através de um algoritmo as páginas qualificadas direcionadas ao que o leitor quer saber.

O hábito de muitas pessoas é acessar blogs e portais de notícias e, ao fazer isso, se depara com diversas editorias, manchetes e, entre os diferentes temas, seleciona aquilo que realmente deseja saber. O Google News, pensando na experiência do usuário, e a fim de filtrar conteúdos relevantes, surge como uma maneira de facilitar essa busca.

O leitor tem uma vantagem tremenda com esse mecanismo, e está em torno da personalização desses resultados. É possível, por exemplo, que esse leitor seja notificado sobre as últimas notícias de um determinado tema de seu interesse. 

Como o Google News pode ajudar um site? 

Para quem trabalha com SEO (otimização de sites), como nós, a melhor parte disso tudo é que as manchetes do Google News surgem integradas com os outros resultados de uma determinada busca, como resultado, pode haver um aumento do tráfego orgânico do seu site em um curto período de tempo. Claro, se for um desses resultados.

Apesar de parecer simples, não é tanto assim. Mas também não é um bicho de sete cabeças, afinal, a ideia é informar o leitor. 

Assim, o mecanismo de busca tem como objetivo priorizar conteúdos jornalísticos, ou seja, sua página não aparecerá nos resultados se ela for destinada a alguma informação publicitária ou à venda de produtos ou serviços. 

Como o Google News encontra um site

Vamos lá, quando falamos em conteúdos relevantes, estamos dizendo também que não basta apenas escrever uma notícia. Há algumas configurações básicas, fundamentais para que o software encontre a sua página e consiga listá-la como um resultado jornalístico.

Para começar, é necessário criar um sitemap .xml específico para as páginas de notícias de seu site. No entanto, é importante ter uma URL fixa para cada artigo e ter uma seção “notícias” no site, isso é uma premissa. 

Na sequência, é necessário cadastrar o sitemap no Google Webmaster Tools, a partir disso, o buscador terá mais facilidade para identificar as suas páginas de notícias.

Por fim, cadastre seu site no formulário do Google News. Se estiver de acordo com os critérios do software, o seu domínio será aprovado.

Seja uma fonte confiável de conteúdo: SEO Ninja pode te ajudar!

Estamos na era do marketing de conteúdo. Hoje, quase tudo é conteúdo. Dessa forma, não tenha dúvidas que para alcançar os melhores resultados, é necessário estar atento às melhores práticas de otimização de conteúdo. Ser uma fonte confiável é entender o que o seu leitor quer saber e produzir artigos exclusivos e interessantes.

Para isso, utilize dados, pesquisas e desenvolva textos com manchetes objetivas. É fundamental manter o seu site atualizado, até porque as notícias mudam com frequência, assim como os resultados do Google News.

Falar em SEO sem mencionar a WebPeak é impossível. Aliando as soluções dela ao seu negócio, é possível otimizar e promover toneladas de tráfego mais direcionados, além disso, é monitorar o desempenho do seu site e melhorar os resultados. Basicamente, a WebPeak está em primeiro lugar no oferecimento das melhores soluções.

Essa é uma completa ferramenta de marketing digital do mercado. O grande diferencial está no all in one, em que agrega diversas ferramentas em um único lugar. Esta importante característica maximiza os resultados de seu negócio, poupando tempo e investimento sem importância. 

São muitas as funcionalidades da plataforma, conheça as principais: 

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building (agora denominada como link earning);
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing.

Quase todas as ferramentas de SEO da WebPeak favorecem seu negócio com relatórios completos sobre a saúde do seu site. Entre em contato conosco! Conheça nossas soluções para otimização de sites no Brasil! 


Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager